Minha Coleção: Patrick Hadell - "Os discos devem ser vistos e, principalmente, tocados em alto e bom som"


E a Collector´s Room dá mais um importante passo em sua história. A entrevista que você irá ler abaixo é a primeira realizada com um colecionador estrangeiro aqui na Collector´s. Nosso leitor, e agora colaborador, Thierry Heger, bateu um papo com o sueco gente boa Patrick Hadell, dono de uma grande coleção do Hanoi Rocks e de hard rock de maneira geral.

Levante o som e curta com a gente mais essa viagem pelo mundo maravilhoso dos discos.

(Ricardo Seelig)

Patrik, primeiramente, obrigado por aceitar mostrar sua coleção para os fãs brasileiros! Faça uma breve apresentação sobre você antes de começarmos.

Olá, meu nome é Patrik Hadell, eu moro em uma pequena cidade sueca chamada Hudiksvall e trabalho em uma fábrica. Meus gêneros favoritos de música são hard e punk rock.

Quando e como você descobriu o Hanoi Rocks e começou a gostar da banda?

Eu achei três dos álbuns deles em vinil em uma loja de segunda mão, e nunca havia escutado a música deles antes mas sabia da existência, pois eu gostava bastante de Mötley Crüe. Então eu achei que a banda tinha um visual legal, e os discos eram baratos, então eu os comprei. Cheguei em casa, ouvi os álbuns e vi que era uma banda incrível. A música, as letras e o visual, era tudo ótimo. Isso foi mais ou menos em 1994 ou 1995, eu acho. E os álbuns que eu comprei foram o Self Destruction Blues, Back to Mystery City e Two Steps from the Move.

E quando você percebeu que se transformou de um simples ouvinte da banda em um cara que queria absolutamente tudo que o Hanoi lançou? Como foi isso?

Isso eu realmente não sei, acho que foi gradualmente. Fui pegando mais álbuns, algumas compilações, acabei conseguindo alguns singles, e antes que me desse conta estava lá sentado no meio de uma coleção bem "OK". Então eu pensei: porque não tentar conseguir tudo? Meu foco principal era (e continua sendo) os lançamentos em vinil.

Você se lembra da primeira vez que ficou interessado pelo rock'n'roll? Qual foi o primeiro álbum que você comprou, e eventualmente acabou começando a sua bela coleção?

Eu comecei a gostar de hard rock muito cedo, pois era algo muito grande na Suécia na época (meados dos anos 1980), então você sempre ouvia Twisted Sister, Mötley Crüe, Kiss, na TV. E muita gente na escola também gostava do gênero, então eu pegava alguns cassetes e vinis do Twisted Sister, Kiss, Alice Cooper. Eu não me lembro exatamente do primeiro álbum que comprei, mas me lembro bem que quando compramos um CD player o primeiro CD que eu adquiri foi o Master of Puppets do Metallica.

Quais são os números da sua coleção? Quantos vinis, DVDs e CDs você possui atualmente?

Minha coleção está começando a crescer agora. Devo ter uns 2.500 discos, umas 200 demos, e entre 300 e 400 DVDs de shows. Tenho também várias box sets e afiliados. É bom estar totalmente cercado por boa música.

De tudo isso, quantos itens são do Hanoi Rocks e relacionados? De que outras bandas você possui uma grande quantidade de material?

Tenho 237 discos do Hanoi Rocks. Relacionados (trabalhos solo e etc) aproximadamente 100 discos. Outras bandas que coleciono: Notre Dame, da qual possuo coleção completa, incluindo promos e etc; The Coffinshakers, que só falta um compacto; Trashcan Darlings, faltando dois compactos; e uns 160 discos do Metallica. Também tenho vários lançamentos em vinil do Hellacopters, já que eu comecei a ouvir o trabalho deles bem no começo, então eu tenho praticamente tudo da época de lançamento original, e foi bem barato para mim. Hoje em dia esses primeiros lançamentos em vinil são bem caros.

CDs e box sets do Hanoi Rocks

Qual foi o último item que você comprou, e qual você considera o mais valioso da sua coleção? Conte-nos como você conseguiu ele.


O último álbum que eu comprei foi o novo do Wildhearts. Muito bom mesmo, e eu recomendo para todos! Um dos itens que eu tenho mais orgulho de ter na minha coleção é um single split de 7" das bandas Missbrukarna / Panik, dos anos 1980. São bandas locais de Hudiksvall, punk, e o single é muito difícil de conseguir. Eu tive que procurar por muitos anos antes de conseguir uma cópia, e só vi outros a venda algumas poucas vezes. Tenho mais algumas coisas de bom valor, mas esse single significa algo a mais para mim.

Realmente, é um single cultuado no underground, muito raro. Parabéns. Quantos foi o número máximo de álbums que você comprou de uma única vez?

Não tenho ideia. Provavelmente foram vários (risos).

E quantos discos você compra por mês?

Isso depende de eu achar algo raro à venda. Geralmente eu compro muitos discos.

Tem algo na sua coleção que você não deixa ninguém por a mão, ou porque você gosta muito ou tem grande valor, emocional ou financeiro?

Eu acho que as pessoas podem tocar e olhar qualquer disco ou box set o quanto quiserem, se tomarem cuidado. Eu acho que os discos devem ser olhados e, principalmente, tocados. Enquanto as pessoas tomam cuidado eu não tenho problema nenhum de que peguem na mão e vejam minha coleção.

Entre tudo que você possui, qual foi o item mais difícil de encontrar?

Duas coisas que procurei por muito tempo foram aquele single split que já citei e também a versão brasileira da Epic do álbum Two Steps from the Move do Hanoi Rocks, que comprei de você! Além desses dois, eu diria que test pressings são realmente difíceis de se conseguir.

Qual o item mais estranho da sua coleção? Algo que as pessoas olhem e digam: "eita, que troço estranho, cara!"?

Acho que na minha coleção eu não tenho nada estranho. Tenho alguns discos de vinil infantis, tipo Fragglarna (Fraggle Rocks) e Anita och Televinken, mas isso está escondido na casa dos meus pais (risos).

CDs e mais CDs

Você tem algum limite para sua coleção? Acredita que em algum ponto de sua vida de colecionador você terá tudo e parará de colecionar?


O céu é o limite (risos)! Eu nunca parei para pensar nisso na verdade. Eu simplesmente continuarei comprando discos enquanto for divertido para mim. Hanoi Rocks é uma banda relativamente pequena, então não tem tantas coisas como o Kiss ou os Stones. Veremos se algum dia eu terei posse das coisas que me faltam. Quando eu tiver todos os lançamentos em vinil estarei muito contente, pois CDs não são tão divertidos de colecionar.

Quem será o herdeiro da sua coleção quando você ficar mais velho?

Espero ter filhos que gostarão desse tipo de música e que possam ficar com a coleção.

Já vendeu alguma coisa de que se arrepende?

Não de verdade. Vendi um monte de discos de skate punk, como Bad Religion, NOFX, Millencolin, mas não é nada que eu me arrependa.

E a coleção, venderia?

Não! Seria realmente muito difícil me separar dela!

O que a sua família pensa a respeito de você colecionar uma quantidade grande de discos?

Eu compro muitos discos e esse é meu jeito. Eu acho que ninguém realmente liga a respeito disso. Às vezes eu ouço "você tem tempo para ouvir tudo isso?". Com certeza eles pensam que eu tenho muita coisa, mas ao mesmo tempo sabem que eu sempre amei a música.

Singles 7" e raridades em vinil

Quais são seus bootlegs favoritos na coleção? O que você acha a respeito do universo de bootleging?


Gosto bastante de um Live in Tokyo em LP. Eu adoro bootlegs em geral! É bom ter tantas coisas antigas gravadas por fãs, pois caso contrário seriam coisas perdidas no tempo e história da banda. Várias coisas interessantes ao vivo gravadas em áudio e vídeo.

Como você guarda sua coleção? Alguma ordem especial de organização?

Tudo misturado (risos). Tenho planos para colocar tudo em ordem alfabética, mas isso é um projeto para um dia chuvoso (risos).

Você empresta algo na sua coleção para alguém?

Não. A coleção fica na minha casa para quem quiser ver/tocar/ouvir.

Faça para a gente um top#5 dos itens do seu acervo que você mais gosta.

Todos da coleção do Hanoi:

1. Live in Tokyo (LP Bootleg)
2. Up Around the Bend (7" sul africano)
3. Mental Beat (promo canadense de 12")
4. Two Steps from the Move (test press LP)
5. Two Steps from the Move (release brasileiro da Epic, LP)

Pictures, LPs japoneses e o disco vendido por Thierry para Patrick

Agora a pergunta que não pode faltar: qual seu top#10 dos melhores álbuns de todos os tempos?


Sempre detestei esse tipo de pergunta, a lista muda todos os dias! Os dez escolhidos de hoje são:

Drown - Hold on to the Hollow
Kreator - Pleasure to Kill
Rancid - And Out Come the Wolves
Metallica - Master of Puppets
Sirenia - At Sixes and Sevens
Darkthrone - Panzerfaust
Hanoi Rocks - Two Steps from the Move
Mötley Crüe - Dr. Feelgood
Slayer - Reign in Blood
Mercyful Fate - Melissa

Qual banda você simplesmente detesta, ou não consegue achar nada de bom no som?

Eu não sei se eu odeio alguma coisa. Se eu não gosto simplesmente não ouço. Só não consigo entender o que há de tão bom na maioria das merdas que tocam no rádio e na MTV.

O que você anda ouvindo e recomendaria para nós?

Ultimamente eu tenho escutado muito o novo álbum do The Wildhearts, Chutzpah!, que recomendo muito. Bandas novas e interessantes da Suécia que merecem serem checadas: In Solitude, Portrait (ambas me lembram o começo do Mercyful Fate) e também Enforcer (para os amantes de NWOBHM). Da Noruega: The Carburetors (rock'n'roll) e Trashcan Darlings (glam sleaze punk - banda incrível!). Tem também uma banda boa da Inglaterra chamada Towers of London, em especial o debut deles, Blood Sweat and Towers. E a lista poderia seguir em frente, mas por enquanto está bom.

Está ótimo (risos). O que você sentiu quando ouviu/leu que o Hanoi Rocks anunciou a sua separação após tanto tempo? E quantos shows deles você assistiu?

Já assisti a banda umas quinze vezes. E quando eles anunciaram a separação foi realmente triste, já que o último álbum, Street Poetry, é muito bom. Mas agora vou me focar nos trabalhos solo, em especial o próximo do Michael Monroe.

Muitos fãs do Hanoi consideram o Guns N' Roses como uma cópia barata da banda finlandesa. O que você acha do Guns e dessa acusação?

Eu acho o Guns N' Roses uma ótima banda. Adoro todos os álbuns deles e não os considero plagiadores/cópia do Hanoi, só foram muito influenciados por eles. E acho isso ótimo.

K7s, VHS e DVDs

Qual lançamento você comprou simplesmente para não deixar um buraco na estante?


Todos os Greatest Hits e relançamentos de um álbum comum que já tinha umas vinte cópias diferentes.

Que banda e álbum você recomendaria para alguém que nunca teve contato com rock?

Provavelmente Dressed to Kill do Kiss. Grande banda, grande álbum. Eu acho que o Kiss é um bom começo no universo do rock'n'roll.

Recomende agora uns cinco álbuns por década para nossos leitores.

Muito difícil! Tomaria muito, muito tempo para pensar cinco por década, então escolherei um de cada década, começando em 1970. Álbuns que significam algo para mim, e os primeiros que me vem a cabeça:

Anos 70: Kiss - Dressed to Kill. O melhor álbum da banda;

Anos 80: Twisted Sister - Stay Hungry. Isso sim é a música dos anos 80. Me traz memórias boas;

Anos 90: Nirvana - Nevermind. Um álbum que mudou a história da música. Muito bom, não é um dos meus favoritaços, mas continua valendo a pena;

Anos 00: Guns N' Roses - Chinese Democracy. Um álbum que ninguém pensou que veria a luz do dia, mas que viu e acabou sendo um disco muito bom.


Beleza, agora já são uns quatro que gostaram de verdade de Chinese (risos). Dentre todos esses anos colecionando e amando música, mencione algum momento interessante na sua vida relacionado a essa paixão.

Ah, a primeira vez que eu vi o Kiss com toda a maquiagem e todos os membros originais, na turnê de reunião de 1997.

O que você sente a respeito de Vince Neil e o triste acidente com Razzle?

Não sinto nada de mais, passado é passado. Foi muito triste na época, mas as pessoas tem que seguir em frente. Foi um acidente horrível para todos os envolvidos.

Fanzines, cartões postais e itens do fã-clube

Perguntas rápidas agora: o refrão de "Welcome to the Jungle" ou o de "Underwater World" (música que inspirou WTTJ e possui uma linha "welcome to the jungle")?

"Welcome to the Jungle". Nunca gostei de "Underwater".

Back to Mystery City ou Two Steps from the Move?

Two Steps!

Discos de vinil ou CDs?

Vinil!

Bootlegs bem gravados ou álbuns ao vivo oficiais?

Bootlegs, são mais brutos e reais.

Passar algumas horas com Mike Monroe ou Andy McCoy?

Michael Monroe. Conheci ambos e eu acho que Mike seria um cara mais divertido para sair junto.

Bem, chegamos ao fim. Obrigado pelo tempo gasto, e espero que você tenha se divertido respondendo todas essas perguntas. Agora você pode se despedir dos colecionadores brasileiros do modo que você preferir.

Obrigado pelo espaço, até a próxima! Se alguém estiver interessado em mais informações sobre minha coleção de Hanoi Rocks, visistem minha página http://hem.passagen.se/strebers/hanoirocks

Um grande abraço do Patrik!

Comentários

  1. Esta coleção do Hanoi Rocks é simplesmente fantástica. Seguramente a maior e melhor do Hanoi Rocks que já vi. Mas pirei mesmo foram nesses fanzines. Congratulations!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.