The Who - The Who: At Kilburn 1977 (2008)


Por Maurício Rigotto
Colecionador e Escritor
Collector´s Room

Às vezes me perguntam quais são as minhas três bandas de rock preferidas. A resposta que eu daria hoje é a mesma que eu responderia há um quarto de século: Beatles, Rolling Stones e The Who. Obviamente, qualquer lançamento referente a essas bandas me provoca uma certa empolgação. Os fãs do Who até que não podem se queixar, pois volta e meia somos brindados com o lançamento de algum concerto ou documentário, como em 2007 com o DVD duplo Amazing Journey: The Story of The Who. Eis que surge agora The Who: At Kilburn 1977, um DVD duplo com dois shows inéditos até então.

Em 1977 o diretor Jeff Stein estava produzindo o documentário The Kids Are Alright, um apanhado sobre a carreira do The Who, quando se deu conta de que não havia material em vídeo das músicas mais recentes por eles lançadas, haja visto que o grupo não se apresentava ao vivo há mais de um ano e havia proibido filmagens de suas turnês anteriores. Para suprir essa falta, foi armado um show no Gaumont State Theatre, um velho teatro construído nos anos trinta em Kilburn. No dia 15 de dezembro de 1977, quebrando um jejum de quatorze meses, o The Who subiu ao palco para se apresentar defronte a uma platéia de 800 convidados.

Na abertura do concerto, com "I Can’t Explain", Pete Townshend demonstra grande entusiasmo, pulando freneticamente com sua guitarra, mas no decorrer do show fica nítido aos mais atentos que a banda não se encontrava em sua melhor forma, sendo perceptível um certo desentrosamento entre eles. O alucinado baterista Keith Moon, mesmo dando um show à parte, comete vários erros, o mais gritante quando antecipa o final de "I’m Free", causando irritação em Townshend, que se dirige ao microfone e diz: "Essa porra nem merecia ser filmada, melhor mandar os câmeras embora". Ao anunciar a canção "Behind Blue Eyes", Keith Moon fala: "Vou até o camarim tomar uma overdose e volto em três minutos e meio". Kilburn foi o penúltimo show da curta vida de Keith Moon.

Apesar de alguns percalços, Roger Daltrey, Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon tocaram quinze canções em pouco mais de uma hora, alternando hits como "My Generation", "Baba O’Riley", "Substitute", "Who Are You", "Pinball Wizard" e "Won’t Get Fooled Again" com covers incorporados ao seu repertório, como "Summertime Blues" (Eddie Cochran) e "Shakin’ All Over" (Johnny Kidd & The Pirates), além de "My Wife", cantada pelo contrabaixista John Entwistle, e a obscura "Dreaming from the Waist", que Pete declarou ser a canção do Who que ele mais odeia.

Pete Townshend não gostou do resultado, sendo que nada foi aproveitado para o documentário. A banda voltaria a se reunir no dia 25 de maio de 1978 para um show no Shepperton Studios, quando finalmente gravaram as cenas necessárias para o filme. Esse foi o último show com Keith Moon, que morreria três meses depois. O show em Kilburn permaneceu arquivado por mais de trinta anos, e agora tem seu merecido registro lançado. Mesmo não estando em seu auge, é o The Who ao vivo, e isso basta.

No DVD extra, outro documento histórico: o show no London Coliseum no dia 14 de dezembro de 1969. A qualidade da imagem e do som é um tanto precária, porém mostra a banda em seu ápice em uma performance arrasadora, onde tocam canções como "Heaven and Hell", "A Quick One (While He’s Away)", "Tattoo", "Happy Jack" e "I’m a Boy", e interpretam suas versões para "Young Man Blues" de Mose Allison e "Fortune Teller", música da banda Merseybeats (também gravada pelos Rolling Stones); além de apresentar pela primeira vez ao vivo a ópera-rock Tommy na íntegra.

Um fantástico registro de dois momentos distintos na história de uma das maiores bandas de rock’n’roll que já existiu.


Disc One - At Kilburn 1977
1 I Can't Explain 3:10
2 Substitute 2:59
3 Baba O'Riley 5:18
4 My Wife/Going Mobile 7:02
5 Behind Blue Eyes 3:33
6 Dreaming From the Waist 5:10
7 Pinball Wizard 2:43
8 I'm Free 2:45
9 Tommy's Holiday Camp 1:30
10 Summertime Blues 3:45
11 Shakin' All Over 5:00
12 My Generation 3:44
13 Join Together 2:28
14 Who Are You? 6:04
15 Won't Get Fooled Again 8:49

Disc Two - At the Coliseum 1969
1 Heaven and Hell
2 I Can't Explain
3 Fortune Teller
4 Tattoo
5 Young Man Blues
6 A Quick One While He's Away
7 Happy Jack
8 I'm a Boy
9 I'm Free
10 Tommy's Holiday Camp
11 See Me Feel Me
12 Summertime Blues
13 Shakin' All Over
14 My Generation

Extra - 'A Quick One While He's Away' and 'Tommy': The Complete Performances
1 A Quick One While He's Away
2 Overture
3 It's a Boy
4 1921
5 Amazing Journey
6 Christmas
7 Acid Queen
8 Pinball Wizard
9 Do You Think It's Alright
10 Fiddle About
11 Tommy Can You Hear Me?
12 There's a Doctor
13 Go to the Mirror
14 Smash the Mirror
15 Miracle Cure
16 Sally Simpson
17 Tommy's Holiday Camp
18 I'm Free
19 We're Not Gonna Take It

Comentários

  1. Dá-lhe! Dá-lhe!
    Baita texto.
    Ao invés de devolver pro Turco, tu podia me emprestar ele, hein Maurício?
    HUAHUAHUAHUAHUUAH!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.