Crítico musical Régis Tadeu ensina o que é funk para Tati Quebra Barraco


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Nesses tempos em que a maioria dos brasileiros acreditam que funk é aquele tipo de som que ficou popularizado como funk carioca ou pancadão, o vídeo abaixo é uma verdadeira aula.

Nele, o crítico musical Régis Tadeu, um dos mais respeitados do Brasil, explica para a funkeira Tati Quebra Barraco o que é o funk e enumera o porque de, na sua opinião, os seus discos não terem o menor valor musical.

Você escolhe de que lado fica: com quem passou a vida inteira ouvindo discos, conhece inúmeros gêneros musicais e usa a cabeça, ou com quem acha que vender CDs é sinônimo de qualidade artística.

Delicie-se:


Leia também: 11 discos para começar a gostar de funk

Comentários

  1. quem é o imbecil que fica elogiando a Tati Quebra Barraco. E ela ter sido ganhadora do Grammy mostra como o Grammy é uma merda desde os tempos que o Jethro Tull ganhou como melhor banda de metal!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que decadência. Gosto é igual a cu, cada um tem o seu é aplaudido em coro. O Régis nunca falou a palavra merda. Uma mulher dessas é venerada. Pelamordedeus. E ainda tem um viadinho e uma puta mona que aplaudem essa imbecil. Que vergonha, esse vídeo é a verdadeira mostra da decadẽncia cultural que vive o Brasil nesse momento, deixando de lançar cds/LPs como os Mutantes e vivendo de baixarias como Tati Quebra Barraco. Parabéns Régis pela atitude e principalmente pela coragem. Se 25 mil cópias vendidas é muito, o que temos a falar de AC/DC, Pink Floyd, Led Zeppelin, David Bowie, ...

    Essa tati quebra barraco merece um mar de lama na cabeça, assim como toda a imbecilidade puncadona que fica falando de baixaria. Conheço muita gente da Rocinha e da Cidade de Deus que cantam o hip hop americano, falando sobre os problemas da favela (tiroteios, morte de pai, brigas, ...), mas sem colocar palavrões ou duplo sentido. Não é meu estilo, mas pelo menos as letras tem um sentido.

    Agora ficar falando de putaria, cara, isso é coisa d epornografia. E pior é ver o público aplaudindo

    ResponderExcluir
  4. Véio..não querendo botar lenha na fogueira....respeito o conhecimento e a sinceridade do Regis Tadeu...mas isto não dá direito pra ninguém ser estupido...achei ele um escroto e detestei o video....pra mim ele baixou o nível...sobre a QuebraBarraco....ela é, em minha opinião realmente péssima, e reagiu como vitima....achando que a critica do RT se devia ao fato de ser favelada (chamando-o veladamente de preconceituoso)...lamentável este vídeo...um retrato do Brasil...velho embate entre classe média culta e pobres favelados...que infelizmente parecem se odiar....enquanto os podres de rico (aqui representados pelos empresário da música, donos de gravadora e etc) dão risada de tudo isto e enchem o cofre de $$$$

    ResponderExcluir
  5. Fábio, não achei isso, mas respeito a sua opinião.

    Na minha visão, o Régis falou clara e francamente, e repleto de argumentos, porque o funk é ruim e porque ele representa uma aberração dentro da riquíssima tradição da música brasileira.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sim claro....os argumentos quanto a ruindade do que ela faz são muito claros...nem é uma questão de gosto...é extremamente ruim mesmo...não pode ser chamado de funk pq não é este tipo de ritmo...quanto a Grammy, numero de vendas e diabo a a tal...tudo isto na minha opinião é irrelevante...pq há um grande número de interesses nestas premiações...não é minha praia...mas com certeza devem existir grandes artistas neste tipo de batidão...com existem no rap, samba, pagode, jazz, musica classica e afins.... oque discuto é a forma como o RT deu sua opinião...ele poderia ter sido duro e incisivo sem ser extremamente estupido e chamado ela de ignorante pelas entrelinhas (como quando mandou ela olhar o dicionario)...ele poderia ter deixado de dizer que a musica dela era a mesma coisa que um cinzeiro em uma motocicleta...qual o motivo de falar uma coisa desta....só para humilhar...bastava dizer que a musica dela é ruim e mal produzida...mas este programa é um circo....humilhar gera público... que nem o Idolos....todos dizem que gostam da fase preliminar ...pq...pra ver os jurados destroçarem os candidatos...é triste mas é isso mesmo.... no mais o teu blog é um espetáculo e espero que continue assim...
    abraço
    Fábio

    ResponderExcluir
  7. "Cantei em Berlim", "25 mil córpias vendida"

    É mermo, é? FODA-SE

    me admira o Régis ainda falar alguma palavra nesse lixo de programa. Ainda bem que ele saiu dessa emissora de merda!

    ResponderExcluir
  8. Nem vi o vídeo todo, mas tendo algum contato com o Régis já dá pra imaginar o que ele fez/falou. A Tati foi bem sensata e deu a melhor resposta possível - "se ele não gosta, respeito a opinião, quem gosta é o público".
    É aquela coisa... chegar e achincalhar com as coisas é muito fácil e dá muito ibope nesse nosso Brasilzão, vide programas-lixo como Pânico na TV e outros, que são a cultura do escracho. Agora fazer algo construtivo ninguém tá disposto. Esse trampinho de Pedro de Lara que ele (Régis Tadeu)faz é rídiculo, é um papel de palhaço total (só falta ele colocar o nariz vermelho). Por que não usar o espaço que ele tem na mídia pra divulgar boas bandas (novas e antigas)? Não seria bem mais proveitoso? o funk ser ruim musicalmente e na temática é uma questão muito mais profunda, ele é reflexo de toda uma cultura degradada de valores. Pessoas que moram em lugares em que não se coleta nem o lixo e nem o esgoto vão cantar sobre aquilo que mais condiz com seu universo, assim como os negros escravos nos EUA cantavam sobre os agrouros dos campos de algodão que trabalhavam. E se existe um público grande que gosta disso, tb reflete os valores (ou a falta deles) que as pessoas possuem. Se ele fosse um cara realmente sério, inteligente e com tanto conhecimento como diz que tem nem se sujeitaria a ficar indo nesses programas espetaculosos, nem que fosse para jogar pérolas aos porcos.
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  9. Quem é esse cara escroto de branco que DEFENDEU essa TatiQuebraBarraco?!Bom, de um programa asqueroso desse não dá pra esperar muita coisa.

    Desde quando "vendi não sei quantos milhões de discos" é sinônimo de trabalho de qualidade?As pessoas têm mau gosto musical e não tem mais senso crítico nenhum. Logo, ter vendido muitos discos não quer dizer que o som seja bom, pelo contrário.

    Essa anta não sabe nem falar português, e é super incoerente. Fica repetindo que ele não fede nem cheira pra ela, mas chama ele de "merda". Ora, então ele fede pra ela! É tão patética que não sabe nem o que fala...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com Régis...tem camarada aqui que achou o Régis estúpido e ignorante - que grande contradição -, pois as musicas de "Funk", por acaso, não ferem a moral e ética de um ser humano, rebaixando o nível de um ser racional ao nível de um animal, como diria um amigo meu, "uma gazela no cio"? Tem umA PÉSSIMA INFLUÊNCIA sobre as crianças, é verdade sim, dei aula na prefeitura aqui de minha cidade, interior de SP, e todas conhecem e desenvolvem traços de influências das letras desse som, barulho, berreira, sei lá como posso chamar, menos de musica- ou se isso for musica, tudo o que eu conheço por musica, não é mais-, se musica é um seguimento de melodias armonizadas, podendo ser inserida uma letra ou poesia, FUNK NÃO É MUSICA! Não traz benefícios! O que adianta mostrar a realidade, se não mostra idéias e soluções para a realidade, eles apoiam a realidade da PU-TA-RIA - como diria nosso saudoso Alborghetti- acham bonito falar de banalização. É bonito ser feio atualmente. Eu fico doido da minha cabeça, como que pode?_
    Acordem, é realmente revoltante, e claro que está vendendo muito mais "obras" deste gênero, porque a população é POBRE DE ESPÍRITO, POBRE DE EDUCAÇÃO, POBRE DE CONHECIMENTO...me diga se estas pessoas tem embasamento musical, todo musico de verdade, conhecendo ou nao ateoria musical, percebe a importancia da qualidade atraves do estudomusical, cedo ou tarde, ele vê a necessidade de estudar.
    Agora, li um comentário lá em cima, nem pense em citar o Jethro Tull com essa Tati aí cara, apesar do erro de FOCO, não se coloca no mesmo patamar os MUSICOS do Jethro com a muié do "funk".

    ResponderExcluir
  11. Tanto o Régis quanto a Tati Quebra barraco pisam na bola, então não vou ficar do lado de ninguém.

    O Régis tem um embasamento musical muito bom, mas enquanto crítico ele também pende pro sensacionalismo. Nesse caso, não adianta nada reclamar das baixarias do funk carioca. O que rola no Super Pop é “o sujo reclamando do mal lavado”.

    O que o Ronaldo falou aí no comentário eu achei bacana: “o funk ser ruim musicalmente e na temática é uma questão muito mais profunda, ele é reflexo de toda uma cultura degradada de valores”. Que tipo de lirismo pode-se esperar de comunidades que vivem à margem da sociedade?

    Isso me faz lembrar das vanguardas artísticas da Europa no começo do século XX como o Futurismo. As temáticas futuristas eram associadas a violência e à guerra (além de outras também), o que gerou algumas críticas do mesmo teor das que encontramos hoje: coisa de mal gosto; de gente não entende nada de arte e por aí vai. A resposta para essas críticas é que esses artistas pintavam e cantavam a vida como eles a viam. Se a vida não é bonita, a poesia, a música e as pinturas que tratam dela consequentemente também não são bonitas.

    Eu também não gosto de funk carioca e não estou sendo partidário da Tati Quebra Barraco. Mas a questão é: o funk carioca nunca se propôs a ser sofisticado e nunca quis ser reconhecido sob o mesmo status de outros estilos mais elaborados. Não adianta criticar falando que os arranjos são ruins, o ritmo é ruim, as letras são ruins, porque os funkeiros nunca prometeram fazer algo de “qualidade elevada”.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o que maioria falou a respeito da decadẽncia cultural. No entanto não podemos generalizar esse problema para todo o Brasil. O "funk" é um produto regional e nesses locais sim a decadência cultural existe. Nossa cultura é muito vasta e ainda não estamos decadentes. Basta voce pensar no maracatu nordestino, na cultura gaucha, alemã e italiano do sul, do samba, do frevo e muitos outros exemplos de coisas lindas que ainda cultivamos. "Funk", é uma decadência sim, mas somente pros alienados sem cérebro dos locais onde foram criados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.