Natal em outubro


Por Maurício Rigotto
Colecionador e Escritor
Collector´s Room

Esse ano o Natal caiu em outubro, mais precisamente no dia 12 de outubro. Como todo dia de Natal, fez-se feriado. As pessoas celebravam o Dia de Nossa Senhora e presenteavam seus rebentos com brinquedos pelo Dia da Criança. Poucos se ligaram que, devido a um vazamento na internet, o Natal acabou sendo antecipado para outubro (ao menos para mim). Pude me sentir como Lou Reed na canção "Xmas in February", do ótimo disco New York, só que para ele o Natal foi em fevereiro e, para mim, em outubro.

No dia 12 de outubro vazou na rede mundial de computadores o surpreendente disco natalino de Bob Dylan, intitulado
Christmas in the Heart, talvez o álbum mais atípico dentro de sua vasta discografia. Apenas seis meses após lançar o aclamado Together Through Life, Dylan surpreende o mundo novamente ao gravar um disco com tradicionais canções natalinas, algo inédito em seus quase cinquenta anos de carreira.

A Columbia, gravadora do artista, há décadas pedia por um disco de Natal, já que uma obra assim costuma vender bem por muitos anos consecutivos. Bob Dylan, quando finalmente o fez, cedeu todos os direitos autorais e receitas provenientes de venda para o Programa Mundial de Alimentos, organismo multilateral composto pela Feeding América e outras Ongs e instituições de caridade. Christmas in the Heart vai ajudar a combater a fome, um problema que afeta cerca de 108 milhões de pessoas no planeta.

A crise financeira mundial e a escassez de alimentos, além do aumento no preço dos mesmos, elevaram o número de pessoas famintas, principalmente crianças, a um índice assustadoramente alto. Segundo as palavras do próprio artista: "É uma tragédia que mais de 35 milhões de pessoas, apenas neste país - delas, 12 milhões são crianças - vá para a cama com fome e acorde de manhã sem saber de onde virá sua próxima refeição. Junto-me às boas pessoas da Feeding America na esperança de que nossos esforços tragam alguma segurança alimentar as pessoas que precisam, neste Natal". A Feeding America informou que espera fornecer refeições para 1,4 milhão de pessoas nesta temporada de festas com a receita do álbum.

Não é a primeira vez que Bob Dylan faz algo em prol dos menos favorecidos. Em 1985 o artista participou do Live Aid e da gravação de "We Are the World" do USA for Africa, um coro composto por dezenas de astros pop unidos pelo combate à fome.

E quanto ao disco? Se você for escutá-lo com a expectativa de ouvir um álbum de rock’n’roll, com guitarras distorcidas e letras de protesto, ficará decepcionado e frustrado. Mas se for ouvi-lo esperando encontrar boa música, ficará maravilhado com a beleza e o refinamento com que Bob Dylan interpreta quinze standards do cancioneiro natalino, como "Here Comes Santa Claus", "Winter Wonderland" e "Little Drummer Boy". O primeiro single disponibilizado pelo site do cantor, a tradicional "Must Be Santa", ganhou uma roupagem de polca com compassos binários, onde se destaca o acordeonista David Hidalgo (do grupo Los Lobos).

Para quem ouviu os últimos trabalhos de Dylan, a sonoridade lembra um pouco Together Through Life e Modern Times (já que a banda é a mesma). Em alguns momentos, tanto o repertório quanto a interpretação lembram cantores como Bing Crosby, Frank Sinatra, Perry Como, Nat King Cole e Jimmy Durante, ou até mesmo os ídolos folk de Dylan, Woody Guthrie e Leadbelly. O disco, como em seus três álbuns anteriores, é produzido pelo próprio Dylan, sob o pseudônimo de Jack Frost.

Obviamente que baixar pela internet um álbum beneficente não contribuirá em nada para que criancinhas possam ter um prato de comida em sua mesa. Apenas o fiz para saciar a sedenta curiosidade em ouvir o novo trabalho de meu artista preferido. No que o disco chegar as lojas, provavelmente antes do Natal, comprarei meu CD e, se possível, importarei uma edição em vinil.

Façam isso também, comprem o disco do bom velhinho, assim estarão adquirindo uma grande obra de arte e, simultaneamente, estarão contribuindo com essa nobre causa que é o combate à fome, com o espírito natalino em seus corações.


Faixas:
1 Here Comes Santa Claus 2:35
2 Do You Hear What I Hear? 3:02
3 Winter Wonderland 1:53
4 Hark the Herald Angles Sing 2:30
5 I'll Be Home for Christmas 2:54
6 Little Drummer Boy 2:52
7 The Christmas Blues 2:54
8 O' Come All Ye Faithful (Adeste Fideles) 2:48
9 Have Yourself a Merry Little Christmas 4:06
10 Must Be Santa 2:48
11 Silver Bells 2:35
12 The First Noel 2:30
13 Christmas Island 2:27
14 The Christmas Song 3:56
15 O' Little Town of Bethlehem 2:17

Comentários