Best of 2009: os 10 discos de rock lançados em 2009 que você precisa ouvir


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Após a lista com os melhores álbuns de heavy metal lançados em 2009, conheça agora os melhores discos de rock que chegaram às lojas no ano que passou, segundo a Collector´s Room.

Como sempre, esperamos a sua opinião nos comentários, concordando, discutindo ou metendo o pau a respeito das nossas escolhas!

Confira a lista abaixo:

1. The Flaming Lips - Embyonic

Um dos grupos mais originais dos anos 2000 fecha a década com mais um trabalho brilhante! Após a obra-prima Yoshimi Battles the Pink Robots, de 2002, o Flaming Lips alcança novamente o ápice. Embryonic bebe em fontes tão díspares quanto Beatles e Led Zeppelin, resultando em uma obra-prima recheada de muita psicodelia. Esperimente!

2. The Black Crowes - Before the Frost ...

Lançado simultaneamente ao seu irmão gêmeo ... Until the Breeze, Before the Frost ... traz a banda dos irmãos Robinson em um momento especial. Enquanto o primeiro é voltado para sons mais acústicos, Before the Frost ... bebe no melhor da tradição sulista, fazendo sair das caixas o melhor southern rock produzido em anos. Ouça "Good Morning Captain" e comprove.

3. Bruce Springsteen - Working on a Dream

Talvez o maior ícone do rock norte-americano, Bruce Springsteen vive uma fase inspiradíssima e, após lançar em 2007 o sensacional Magic, pariu Working on a Dream, a trilha sonora perfeita para a América de Barack Obama. Otimista e repleto de esperança, o álbum contém uma das melhores composições da carreira de Bruce, a estonteante "Outlaw Pete". Discaço!

4. Them Crooked Vultures - Them Crooked Vultures

A improvável e surpreendente união entre o baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, e dois dos mais ativos músicos contemporâneos - Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana) e Josh Homme (Queens of the Stone Age, Eagles of Death Metal) - gerou um álbum que cativa tanto novos quanto jurássicos rockers. Recomendado.

5. Kiss - Sonic Boom

A maior supresa do ano! Quando ninguém esperava mais nada do Kiss, eis que Gene Simmons, Paul Stanley e companhia surgem com um CD voltado para as suas raízes, bebendo direto da fonte de clássicos como Destroyer (1976) e Love Gun (1977). Retorno bolha do ano!

6. Dave Matthews Band - Big Whiskey and the GrooGroux King

Na dor provocada pela morte do saxofonista LeRoi Moore a DMB encontrou forças para conceber aquele que muitos consideram o seu melhor trabalho. Transbordando emoção e sentimento, o disco é um atestado da união entre os músicos e uma despedida inesquecível a um de seus mais importantes membros. Clássico!

7. Wilco - Wilco (The Album)

Mais uma vez Jeff Tweedy e sua trupe acertaram em cheio. Mesmo não sendo uma obra-prima como o disco anterior, o fantástico Sky Blue Sky de 2007, Wilco (The Album) é um deleite para os ouvidos de todo amante da boa música. Basta ouvir faixas como "You and I" e "I´ll Fight" para entender porque.

8. Wolfmother - Cosmig Egg

Em 2005, esse trio australiano deixou os amantes do rock and roll com um sorriso de orelha a orelha com a sua estreia, uma paulada do começo ao fim. Pois o que muitos duvidavam aconteceu: quatro anos depois, Cosmic Egg, segundo trabalho dos caras, é ainda melhor! Com faixas inspiradas e uma sonoridade totalmente setentista, o CD é a prova de que o Wolfmother veio para ficar.

9. Ben Harper & Relentless7 - White Lies for Dark Times

Ben Harper, um dos artistas mais interessantes dos últimos anos, mudou de banda e renovou o seu som. Saíram de cena os Innocent Criminals e em seu lugar entraram três moleques que atendem pelo nome de Relentless7. O resultado é um álbum pesado e repleto de energia, na melhor tradição do hard e do blues rock setentistas. Um dos melhores trabalhos da carreira de Harper.

10. Chickenfoot - Chickenfoot

A união de Sammy Hagar, Michael Anthony, Joe Satriani e Chad Smith deu caldo e produziu um dos melhores álbuns de hard rock dos últimos tempos. Se você gosta de riffs certeiros, refrões feitos sob medida para cantar junto e aquele clima festeiro dos álbuns antigos do Van Halen, esse é o seu disco!


Comentários

  1. Lista interessante. Vou procurar ouvir o Flaming Lips, pois não conheço. Achei o novo do Black Crowes o melhor que ouvi no ano. A proposta, o clima e as composições são espetaculares. Esperava mais do Them Crooked Vultures, afinal, com aqueles três sempre se espera algo histórico. O Kiss atendeu as minhas espectativas, nada de mais. O novo da DMB é muito bom, mas ainda acho que não supera discos clássicos como Crash e Before These Crowed Streets. O Wolfmother é bom, mas acho o timbre do vocal mto enjoativo. Os demais vou conferir!De qualquer forma, 2009 foi um ano de bons lançamentos. ps: decepção do ano: O novo do Govt Mule! Abç

    ResponderExcluir
  2. A lista é boa, mesmo, concordo com todos, mas, infelizmente ainda não conheço esse disco do Flaming Lips, mas no lugar do kiss eu colocaria o Backspacer do Pearl jam, abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.