David Gilmour - At Hammersmith Odeon (2008)


Maurício Rigotto
Escritor e Colecionador

Os fãs brasileiros de David Gilmour e do Pink Floyd acabam de ser agraciados com o lançamento de um verdadeiro documento em vídeo. Trata-se do registro do show solo de David Gilmour no Hammersmith Odeon em Londres no dia 30 de abril de 1984, lançado recentemente em DVD pela gravadora Coqueiro Verde, que, aliás, vem nos brindando com várias preciosidades desde que foi fundada.

A história de David Gilmour começa em 1963, quando ele formou o power trio Jokers Wild ao lado dos amigos de colégio William Wilson e Ricky Wills. A banda durou até 1967, e embora não tenha lançado nenhum disco é sabido que chegaram a gravar alguns covers de Chuck Berry, Beach Boys e Four Seasons. No ano seguinte, David Gilmour passou a integrar o Pink Floyd substituindo Syd Barrett, que devido a abusos de substâncias lisérgicas e alucinógenas não tinha mais condições mentais e emocionais para continuar na banda. Gilmour estreou no segundo disco do Floyd, A Saucerful of Secrets, e desde então se destacou como um dos mais talentosos guitarristas do mundo.

Em 1978, em uma pausa do Pink Floyd entre os discos Animals e The Wall, Gilmour lançou o seu primeiro álbum solo com uma banda formada por ele e seus ex-colegas no Jokers Wild, Wilson e Wills. Em 1984, um ano após trabalhar pela última vez ao lado de Roger Waters (no disco The Final Cut, do Pink Floyd), David Gilmour lançou o seu segundo trabalho solo, intitulado About Face, e em seguida fez uma pequena turnê de três meses pelo Reino Unido e Estados Unidos. É justamente esse registro ao vivo que chega agora em nossas mãos, compensando um atraso de um quarto de século.

Apesar de o Pink Floyd ser uma das minhas bandas preferidas desde criança, infelizmente nunca tive a oportunidade de assistir a banda ao vivo. O mais próximo que cheguei foi em 2002, quando assisti a um sensacional show de Roger Waters na turnê In the Flesh, mas o Pink Floyd ao vivo só vi em meus vários DVDs e fitas VHS.

Sempre achei que os shows do Pink Floyd, principalmente nas suas derradeiras turnês Delicate Sound of Thunder (1988-89) e Pulse (1994-95), exageravam nas pirotecnias em detrimento a performance musical da banda. Explico: acredito que os excessos de luzes coloridas, efeitos visuais, filmes projetados em telões, fumaças, raios laser e outras parafernálias acabavam por deixar a excelente música do conjunto em segundo plano, pois por várias vezes os integrantes do grupo desapareciam da vista dos expectadores, ofuscados pelos efeitos especiais. Por isso aprecio quando tenho a oportunidade de ver Roger Waters ou David Gilmour simplesmente tocando a sua música em um palco, sem grandes produções. Assim é o show de David Gilmour no Hammersmith Odeon.

Gilmour sobe ao palco acompanhado por uma banda que inclui músicos tarimbados como o guitarrista Mick Ralphs (Mott the Hoople/Bad Company) e o baterista Chris Slade, ex-Manfred Mann e Uriap Heep - e que depois viria a integrar o The Firm e o AC/DC -, e abre os trabalhos com “Until We Sleep”, faixa de seu novo álbum à época. Em seguida toca “All Lovers are Deranged”, também do disco About Face. O show tem prosseguimento com duas faixas de seu primeiro álbum solo, as ótimas “There´s no Way Out of Here” e “Short and Sweet”, essa última com a participação do cantor Roy Harper. A primeira manifestação mais entusiasmada da plateia vem com os primeiros acordes de “Run Like Hell” (do álbum The Wall), demonstrando que a audiência era formada por fãs do Floyd que pouco conheciam o trabalho solo do guitarrista. Na sequência, mais três novas canções: “Out Of the Blue” (com Gilmour ao piano), “Blue Light” e a bela “Murder”. Para encerrar, Gilmour chama ao palco o baterista do Pink Floyd, Nick Mason, e executam o clássico “Confortably Numb”.

Se for comparar com os dois DVDs de excelente qualidade (In Concert de 2002 e Remember that Night de 2007) que David Gilmour lançou na última década, é necessário levar em conta a época em que o vídeo foi gravado, pois as definições de cores e a qualidade do áudio deixam um pouco a desejar, já que provavelmente as imagens foram resgatadas de alguma fita magnética que ficou guardada por vinte e cinco anos, mas nada que tire o brilho desse registro histórico em que David Gilmour, ainda com cabelos, alça seus primeiros vôos em shows solo. David Gilmour at Hammersmith Odeon já é peça obrigatória na videoteca de qualquer fã do Pink Floyd, ou de qualquer apreciador de um bom rock.


Comentários