Discos Fundamentais: Metallica - ... And Justice for All (1988)


Por Joel McIver
Crítico Musical
Record Collector

A história não foi gentil com o quarto álbum do Metallica. Os aficionados do thrash metal criticam o seu som gritantemente superproduzido e os arranjos demasiadamente complexos.

Conta a lenda que este também foi o disco no qual os dois principais compositores da banda, James Hetfield e Lars Ulrich, entraram num vórtice de paranóia (o novo baixista, Jason Newsted, foi quase totalmente removida na mixagem, pois os dois não confiavam em sua competência) e ambição - a complexidade dos riffs em muitas faixas quase atingiu os excessos do rock progressivo.

Mas, se você conseguir passar por cima do som sem peso e do exagero experimental, ... And Justice for All mostra ter dimensões épicas, podendo mesmo ser considerado um disco conceitual, com muitas camadas de invenção a explorar. Está entre os melhores da banda: a melódica e agressiva beleza de Master of Puppets, de 1986, e o devastador e incendiário Metallica, um disco não thrash de 1991.

Se você quer agressividade, é só ouvir a pauleira final de "One" ou a guitarra incrível e sempre surpreendente de Kirk Hammett na faixa de abertura, "Blackened", além da faixa-título, uma prova da competência dos músicos. Além disso, o alcance do riff de Hetfield em "Eye of the Beholder", tal como a furiosa "Dyers Eve", não deve ser subestimado.

Muitos fãs do Metallica vêem este LP como o ponto em que a banda abandonou o thrash metal ("Dyers Eve" é a música que mais se aproxima do som anterior da banda) e começou a se empenhar em alcançar a aceitação do grande público. Se for esse o caso, é um glorioso adeus aos sons extremos de Kill´Em All e Ride the Lightning - um adeus que deve ser aproveitado ao máximo.



Faixas:
A1 Blackened 6:43
A2 ...And Justice for All 9:47

B1 Eye of the Beholder 6:28
B2 One 7:26

C1 The Shortest Straw 6:37
C2 Harvester of Sorrow 5:46
C3 The Frayed Ends of Sanity 7:44

D1 To Live Is to Die 9:50
D2 Dyers Eve 5:16

Comentários

  1. O segundo melhor disco do Metallica, com certeza!! TO Live Is To Die é uma pérola!!

    ResponderExcluir
  2. Mairon, concordo em relação a "To Live is to Die", grande som.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que nessa época o Metallica ainda estava remoendo a morte do Cliff Burton. Em algumas músicas o ódio e o inconformismo da banda em relação ao que aconteceu transparece muito forte.

    Meu disco preferido do Metallica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.