Discos Fundamentais: Metallica - Metallica (1991)


Por Bruno MacDonald
Crítico Musical
Record Collector

Nem só Garth Brooks e Eagles estão entre os mais vendidos de todos os tempos. Há também Led Zeppelin, AC/DC e Guns N´Roses. Quem tem o maior peso nessa parada, contudo, é o Metallica.

O grupo da cena musical de Los Angeles/São Francisco tornou-se conhecido fora da confraria do metal quando ... And Justice for All ficou entre os dez primeiros da parada da Billboard, um feito notável numa época em que o sistema SoundScan ainda não tinha levado Pantera e Skid Row ao topo das paradas.

Mas ... And Justice for All era um animal grandioso, e suas músicas eram tão complexas que o grupo tinha dificuldades para tocá-las ao vivo. Assim, para Metallica - também conhecido como Black Album -, eles contrataram o produtor de hits Bob Rock, conhecido por uma linha de trabalho simplificada, já que a banda tinha ficado impressionada com o trabalho dele para o álbum Dr Feelgood, lançado em 1989 pelo Motley Crue.

O resultado - há anos-luz de distância do som do Motley Crue - foram as músicas mais concisas da história do grupo, com riffs brutais e uma bateria que marcava padrões agressivos, com estruturas mais simples e menos indulgência do guitarrista Kirk Hammett.

Até mesmo as faixas mais épicas - "Wherever I May Roam" e "Nothing Else Matters" - mantém o interesse, graças às cítaras e aos instrumentos de corda, com arranjos do colaborador do Pink Floyd, Michael Kamen.

Hammett, o baterista Lars Ulrich e o baixista Jason Newsted dão contruibuições fundamentais, mas a estrela é James Hetfield. A sua voz (aterradora, mas bem colocada), a sua guitarra demolidora (e "Sad But True", por exemplo) e as letras eloquentes formam um coquetel letal que converteu músicas como "Enter Sandman" em clássicos imediatos.


Faixas:
A1 Enter Sandman 5:29
A2 Sad But True 5:24
A3 Holier Than Thou 3:47

B1 The Unforgiven 6:25
B2 Wherever I May Roam 6:42
B3 Don't Tread on Me 3:59

C1 Through the Never 4:01
C2 Nothing Else Matters 6:29
C3 Of Wolf and Man 4:16

D1 The God That Failed 5:05
D2 My Friend of Misery 6:47
D3 The Struggle Within 3:51

Comentários

  1. Tá entre meus três favoritos do Metallica. Mais que fundamental.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.