Discos Fundamentais: The Pretty Things - S.F. Sorrow (1968)


Por Jim Harrington
Crítico Musical
Oakland Tribune

Os Pretty Things ganharam destaque no início dos anos 60 requentando um R&B inspirado em Bo Diddley. Seu som inicial, apresentado nos primeiros singles, como "Road Runner", era ainda mais obsceno, embora menos popular, do que o dos Rolling Stones. Animado pelo florescente movimento psicodélico, o grupo entrou em uma fase de transição com o instrospectivo Emotions, de 1967, uma tentativa sem importância, exceto por ter preparado o terreno para o seu maior feito.

Gravado durante uma estada regada a drogas em Abbey Road, durante o Verão do Amor, S.F. Sorrow foi um projeto audacioso que deixaria sua marca nas futuras óperas-rock. Pete Townshend cita S.F. Sorrow como a maior influência sofrida por Tommy, de 1968 - uma afirmação um tanto suavizada, considerando-se as semelhanças entre os dois trabalhos.

Utilizando os truques de estúdio aprendidos na gravação de Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band, Norman Smith ajudou o vocalista Phil May a dar vida à história de Sebastian F. Sorrow, através de um caleidoscópio de colagens vocais, instrumentação do Oriente Médio e fuzzy guitar. Os sons variam da introdução a capela, de tirar o fôlego, em "Bracelets of Fingers", e da cítara graciosa de "Death" às suculentas harmonias vocais de "The Journey" e à densa guitarra de "Old Man Song".

Apesar de apresentar um trabalho de primeira linha, S.F. Sorrow foi recebido com indiferença fora da Inglaterra - nos Estados Unidos, o lançamento tardio do disco levou muita gente a pensar que a banda estava simplesmente se aproveitando do sucesso de Tommy. O fato é que os fãs nunca teriam chegado a ouvir Tommy, a escalar o The Wall do Pink Floyd ou a pular com o American Idiot do Green Day se os Pretty Things não tivessem alcançado a maioridade antes com S.F. Sorrow.


Faixas:
A1 S.F. Sorrow Is Born 3:12
A2 Bracelets of Fingers 3:41
A3 She Says Good Morning 3:23
A4 Private Sorrow 3:51
A5 Balloon Burning 3:51
A6 Death 3:05
B1 Baron Saturday 4:01
B2 The Journey 2:46
B3 I See You 3:56
B4 Well of Destiny 1:46
B5 Trust 2:49
B6 Old Man Going 3:09
B7 Loneliest Person 1:29

Comentários