Discos Fundamentais: Roberto Carlos - Roberto Carlos (1971)


Por Sidnei Brito
Colecionador
Rate Your Music

Roberto Carlos é – senão o - um dos maiores ícones da cultura pop brasileira de todos os tempos. Ele é um dos grandes crooners já surgidos no país. Roberto é notável por sua versatilidade: o “Rei” lidou com o romantismo, com o início do rock brasileiro, com a MPB e o kitsch. Do começo de sua carreira, no início dos anos 1960, até circa 1975, seu trabalho é digno de grande respeitabilidade.

Este álbum homônimo de 1971 é um dos grandes catalisadores, para o bem e para o mal, das diversas características de Roberto Carlos. Há nele, ainda, algo do legado da Jovem Guarda, em especial nas composições de Renato Barros e Getúlio Côrtes, "Você Não Sabe o Que Vai Perder" e "Eu Só Tenho um Caminho", dois bons momentos regados a blues e rock.

O romantismo marca presença especialmente pelas composições de Roberto e do parceiro Erasmo Carlos, todas, para usar um clichê, hits inesquecíveis. A dupla também compôs o hino pacifista “Todos Estão Surdos” e, em homenagem a Caetano Veloso, a famigerada “Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos”.

O compositor baiano também é laureado com a pungente interpretação de Roberto para a sua “Como Dois e Dois”, um belíssimo exercício blue-eyed soul - ouso dizer - só superado por gravações anteriores de The Young Rascals e The Box Tops e posteriormente pelos Stones no álbum Exile on Main St, especialmente na faixa “Let it Loose”.

A cafonice se faz presente nas faixas “Traumas” e “A Namorada”, esta de autoria de Carlos Colla, aquele mesmo que se notabilizaria fazendo, entre outras cositas popularescas, versões em português para músicas de Julio Iglesias.

Também há neste importante trabalho um pouco de vaudeville (“I Love You”), uma original do “versionista” Fred Jorge (“Se Eu Partir”), há o indefectível “órgão nostálgico” mezzo-igreja mezzo-churrascaria (“Amada, Amante”) e há clássicos do quilate de “Detalhes”, sem dúvida uma das canções mais marcantes da história da música popular do Brasil.


Faixas:
A1 Detalhes 5:04
A2 Como Dois e Dois 3:24
A3 A Namorada 3:14
A4 Você Não Sabe o Que Vai Perder 2:58
A5 Traumas 4:09
A6 Eu Só Tenho Um Caminho 2:39

B1 Todos Estão Surdos 4:21
B2 Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos 3:47
BB Se Eu Partir 3:42
B4 I Love You 2:40
B5 De Tanto Amor 3:24
B6 Amada, Amante 3:56

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.