Iced Earth - Alive in Athens: The DVD (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***

O triplo ao vivo Alive in Athens, lançado originalmente em 1999, é um registro do melhor momento da banda norte-americana Iced Earth, além de ter se transformado, com o passar dos anos, em um dos grandes álbuns ao vivo da história do heavy metal. Passados quase dez anos de sua edição em CD, o show finalmente ganhou uma versão em DVD, mostrando mais uma vez a excelente fase vivida pela banda liderada por Jon Schaffer na segunda metade dos anos noventa.

O repertório presente nas antológicas apresentações realizadas na capital grega está imune a qualquer crítica, e é conhecido de cor e salteado por qualquer headbanger com um mínimo de curiosidade a respeito da música pesada. Faixas como “Burning Times”, “Dark Saga”, “Pure Evil”, a impressionante “Dante´s Inferno”, “Melancholy (Holy Martyr)”, “Watching Over Me”, “Travel in Stygian”, “Violate” e “I Died for You”, além do ápice formado pela trinca “Prophecy”, “Birth of the Wicked” e “The Coming Curse”, já estão devidamente elevadas e reconhecidas como alguns dos momentos mais brilhantes vividos não só pelo grupo, mas também pelo heavy metal na última década.

Dito isso, vamos nos ater então estritamente à versão em DVD de Alive in Athens. Em primeiro lugar, a versão norte-americana saiu originalmente em 2006, mas o vídeo só foi ganhar uma versão nacional em 2007, em um atraso que não recebeu maiores explicações. Se o Iced Earth ainda fosse uma banda pequena no Brasil até seria compreensível, mas a quantidade de fãs do grupo por aqui era motivo suficiente para que houvesse maior agilidade entre a data em que o DVD chegou ao mercado americano em relação ao brasileiro.

Em segundo lugar, era de se esperar que um título com a força de Alive in Athens ganhasse uma versão caprichada em DVD, o que não aconteceu. O acabamento gráfico é básico – para não dizer pobre -, e possui um encarte decepcionante. Uma versão em embalagem digipack, com papel de qualidade e acabamento de alto nível, não teria um preço final tão diferente quanto o que está sendo cobrado pelo DVD e, além de realçar a belíssima arte da capa, faria juz à importância de Alive in Athens na discografia do Iced Earth. Se Jon Schaffer e a Century Media não se bicam e discutem sem parar após o final do contrato do grupo com a gravadora, os fãs não precisam pagar por isso.

Na parte técnica, faltou também um cuidado maior na qualidade final do material. Ainda que o DVD possua o áudio em versão 5.1, a qualidade das imagens é ruim, o que dá um certo ar de bootleg ao vídeo. Um tratamento nestas cenas, usando os inúmeros softwares que existem hoje no mercado, seria, além de relativamente simples, extremamente bem-vindo para o resultado final do material.

Além do show há ainda alguns extras no DVD, mas nada digno de nota. O mais interessante é um passeio de Jon Schaffer pelo backstage, devidamente sem legendas, afinal, porque os fãs brasileiros iriam querer entender o que a banda está falando, não é mesmo?

Musicalmente, como eu já disse lá no início do texto, Alive in Athens é impecável, registrando a melhor fase da carreira do grupo norte-americano, com performances demolidoras de toda a banda, principalmente do vocalista Matthew Barlow. Mas, técnica e graficamente, o acabamento dado pela gravadora ao material é de uma qualidade muito abaixo daquela que você está acostumado a ver em qualquer DVD, mesmo de bandas iniciantes, o que, além de frustante, irrita a massa de fãs não só do Iced Earth, mas da música pesada como um todo, que passaram quase dez anos para ter esse lançamento em mãos.

Por isso, se fosse avaliado apenas pelo aspecto musical, Alive in Athens ganharia um dez com louvor, mas isso é impossível, já que tenho certeza de que você, fã do Iced Earth assim como eu, quer o pacote completo, e nesse aspecto a qualidade do vídeo e de sua embalagem puxam tudo para baixo, o que é uma pena.

Tinha tudo para ser um clássico, mas a forma como a gravadora tratou esse lançamento de Alive in Athens em DVD faz com que ele seja muito, muito mesmo, frustrante, o que é uma pena.


Faixas:
1 Intro
2 Burning Times
3 Vengeance Is Mine
4 Dark Saga
5 Last Laugh
6 Cast in Stone
7 Last December
8 Pure Evil
9 Desert Rain
10 Dante's Inferno
11 The Hunter
12 Melancholy (Holy Martyr)
13 Angel's Holocaust
14 Stormrider
15 The Path I Choose
16 Watching Over Me
17 Diary
18 Blessed Are You
19 When the Night Falls
20 My Own Saviour
21 Travel in Stygian
22 Violate
23 Stand Alone
24 Brainwashed
25 Disciples of the Lie
26 I Died for You
27 Prophecy
28 Birth of the Wicked
29 The Coming Curse
30 Epilogue

Comentários