Iron Maiden - Flight 666: The Film (2009)


Por Luiz Felipe Carneiro
Jornalista
Esquina da Música

Cotação: ****1/2


O Poderoso Chefão, Forrest Gump, De Volta Para o Futuro, Pulp Fiction, Guerra Nas Estrelas ... Que nada! O fã do Iron Maiden já tem o seu filme predileto, e o nome dele é Flight 666, um documentário que mostra a intimidade da banda durante a Somewhere Back in Time Tour, que passou duas vezes pelo Brasil.

E para a alegria dos fãs brasileiros, o país está bem representado no DVD, com imagens dos shows em São Paulo e Curitiba, durante a primeira perna da turnê. Um dos personagens mais interessantes pescados nesse documentário também é brasileiro. Trata-se de um pastor que tem 162 tatuagens do Iron Maiden e se diz fã número 1 da banda. De quebra, o seu filho se chama Steve Harris. O filme também mostra uma pelada dos músicos do Iron com participação dos colegas do Sepultura.

Mas não é só o Brasil que está bem representado na turnê. Apesar de o documentário, em alguns momentos, possuir um tom bajulador, com frases de efeito como "
essa é a turnê mais ambiciosa da história do rock", o roteiro é interessante, mostrando as andanças de Bruce Dickinson e companhia pelos quatro cantos do planeta. Flight 666 passa pela Índia, Austrália, Japão, Estados Unidos, México, Costa Rica (que a banda descreve como "uma tribo no meio da selva"), Colômbia, Brasil, Argentina, Chile e Porto Rico.

O roteiro é linear, de modo que o filme começa no momento exato em que o avião decola pela primeira vez para a turnê que terá 23 shows em apenas 45 dias. O primeiro destino é a Índia, um país onde os integrantes são recebidos como verdadeiros rockstars. Aliás, vale ressaltar aqui uma interessante observação de um dos documentaristas: "
Embora lute para conseguir ser tocada nas rádios britânicas, a banda enche estádios no mundo todo". Brasileiros e indianos sabem muito bem disso.

O mérito de
Flight 666 é mostrar a banda em sua total intimidade. Ensaios, coletivas de imprensa, as piadas nas vans após os shows, as brincadeira nos aviões.Os problemas de uma longa turnê também são enfrentados no documentário, como a difícil adaptação ao fuso horário ou uma infecção que o baixista Steve Harris contraiu na Índia, e ainda uma singela bolinha de golfe que atingiu o braço do baterista Nicko McBrain e quase colocou a turnê em risco.

Aliás, os momentos de folga também são mostrados. Se Adrian Smith gosta de relaxar jogando tênis, Nicko e Dave Murray são adeptos do golfe. Outros momentos curiosos também vêm à tona, como a passagem da banda pelo Japão, país em que existem "
26 pessoas para pendurar uma cortina preta e 94 para colocar um carpete", conforme brinca um dos integrantes da banda. "O Japão é ótimo", finaliza com razão.

Além do documentário, o lançamento em DVD de
Flight 666 traz um disco extra que deveria vir em todos os outros documentários de música. Nele, o fã pode encontrar o show completo da Somewhere Back in Time, sem cortes. Ou seja, as músicas que estão cortadas no documentário aparecem inteirinhas no disco bônus, com som DTS e imagens sensacionais. No repertório da apresentação (que tem cada música filmada em uma cidade diferente, sendo que "Heaven Can Wait" foi em São Paulo e "The Clairvoyant" em Curitiba), o Iron Maiden reviveu a World Slavery Tour, que aconteceu em 1984/85, com canções como "Aces High", "Revelations" e "The Number of the Beast", além de algumas mais recentes (mas nem tanto assim), como "Moonchild", "Wasted Years" e "Fear of the Dark".



Comentários