Jeff Beck - Performing This Week ... Live at Ronnie Scott's (2008)


Por Luiz Felipe Carneiro
Jornalista

Cotação: ****1/2

Rock, techno, jazz, fusion, blues, reggae, funk. Tudo isso (e mais um pouco) faz parte da receita única de Jeff Beck, um dos maiores guitarristas da história do rock. E há muito tempo Jeff Beck estava devendo um álbum ao vivo. Quem teve a oportunidade de assistir à sua apresentação no Free Jazz de 1999 sabe o que o guitarrista é capaz de fazer em cima de um palco.

Agora, finalmente, está sendo lançado o álbum
Performing This Week ... Live at Ronnie Scott's, via ST2. E o álbum transmite exatamente o que é um show de Beck. Mestre da guitarra, transita em variados gêneros musicais com uma naturalidade impressionante, seja em composições suas ou de terceiros, cujos nomes vão de Jimmy Page a Charles Mingus, passando por Lennon & McCartney, Stevie Wonder e John McLaughlin.

Para acompanhar Beck, a banda não podia ficar muito atrás. E o trio escolhido, formado por Vinnie Colaiuta (bateria), Jason Rebello (teclados) e Tal Wilkenfeld, uma baixista de 22 anos que tem em seu currículo apresentações ao lado de Eric Clapton, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Joss Stone, Chick Corea e Allman Brothers Band, faz a cama sonora perfeita para Jeff Beck deitar e brilhar com a sua guitarra.

Como já é costume em seus shows, Beck apresenta de tudo um pouco nesse
Performing This Week ... Live at Ronnie Scott's. As pungentes "Were Were You", "Cause We've Ended As Lovers" e "Angel (Footsteps)" fazem um contraponto perfeito aos riffs e solos sensacionais de "Beck's Bolero" (com direito a uma bateria no estilo "militar" de Colaiuta), "Scatterbrain", "Big Block" e "Brush with the Blues".

O bicho ainda come solto nos rocks "Led Boots" e "Stratus", e Jeff Beck mostra intimidade com os ritmos eletrônicos (praticamente techno) de "You Never Know" e "Space Boogie", esta última uma espécie de jazz espacial. Outro destaque é a faixa "Behind the Veil", de Tony Hymas, que faz qualquer um se sentir na Jamaica. A dobradinha "Goodbye Por Pie Hat" (Charles Mingus) e "Brush with the Blues" (Jeff Beck e Tony Hymas), com os seus mais de seis minutos de êxtase, é outra que dispensa maiores comentários.

Em "A Day in the Life" é impressionante notar como a guitarra de Jeff Beck canta. Se você fechar os olhos, conseguirá "ouvir" a letra da canção na voz de John Lennon. Certamente é isso que faz de Jeff Beck um dos maiores guitarristas de todos os tempos: a sua guitarra fala.


Faixas:
1 Beck's Bolero 3:29
2 Eternity's Breath 1:14
3 Stratus 4:47
4 Cause We've Ended as Lovers 5:17
5 Behind the Veil 5:09
6 You Never Know 3:20
7 Nadia 3:41
8 Blast From the East 4:40
9 Led Boots 4:23
10 Angel (Footsteps) 5:41
11 Scattertrain 4:32
12 Goodbye Pork Pie Hat / Brush With the Blues 6:14
13 Space Boogie 4:20
14 Big Block 5:49
15 A Day in the Life 4:46
16 Where Were You 2:51

Leia também: Jeff Beck - Blow by Blow (1975)

Comentários