Rebel Meets Rebel - Rebel Meets Rebel (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***1/2

Este é um CD que garantirá muitas alegrias à qualquer fã de boa música. Rebel Meets Rebel traz três dos quatro integrantes de uma das bandas de heavy metal mais importantes dos anos noventa tocando ao lado de uma das maiores lendas do country norte-americano. A mistura, que a princípio teria tudo para soar indigesta, surpreende até o ouvinte mais experiente.

O som do Rebel Meets Rebel soa como a alquimia perfeita entre o clássico southern rock de grupos como Lynyrd Skynyrd, Black Oak Arkansas, Blackfoot e Allman Brothers, com o heavy metal cheio de energia imortalizado pelo Pantera na década de noventa (se você por acaso vive em outro mundo e não está entendendo o que eu estou falando, os tais integrantes são nada mais nada menos que Dimebag Darrell, Vinnie Paul e Rex Brown, que ao lado de Phil Anselmo injetaram peso e combustível na música pesada singular há quase vinte anos).

Os vocais de David Allan Coe são cheios de vida, de uma paixão pela música que ultrapassa qualquer tentativa de enquadrá-la (ou confiná-la, dependendo do ponto de vista que você escolher) a um gênero específico. O mesmo vale para Dimebag. Sem medo de soar bobo, sem medo de rótulos, sem temer julgamentos, o que temos em Rebel Meets Rebel é um atestado de amor incondicional à música.

As faixas são bastante variadas. “Nothin´ to Lose” é um cruzamento de Pantera com o rockabilly dos anos 50. Já “Rebel Meets Rebel” é a música perfeita para tocar em qualquer espelunca ao longo da mítica Route 66. Dimebag brilha na instrumental acústica “Panfilo”, que parece saída de um disco da Charlie Daniels Band. “Heart Worn Highway” soa como um Allman Brothers mais pesado. Ecos da clássica “Cemetery Gates” podem ser ouvidos em “Arizona Rivers”, enquanto “One Nite Stands”, “Get Outta My Life” e “Cherokee Cry” possuem riffs tipicamente Pantera.

David Allan Coe e Dimebag Darrell brilham intensamente em Rebel Meets Rebel. O primeiro mostra todo o seu talento em vocais cheios de personalidade, não soando deslocado nem forçado em nenhum momento. Já a guitarra de Dimebag irá levar às lágrimas os mais saudosistas e emotivos. Darrel estava muito inspirado quando gravou o disco, e isso fica evidente em todas as faixas. Aliando o seu estilo característico às raízes do rock norte-americano, que é a essência do som do Rebel Meets Rebel, mostra técnica, feeling e criatividade, alternando momentos de puro peso a outros onde a melodia fala mais alto.

Um CD muito legal e bastante interessante, e que deverá agradar não apenas os fãs do Pantera e do falecido guitarrista, mas todo e qualquer apreciador de boa música.



Faixas:
1 Nothin' to Lose 3:40
2 Rebel Meets Rebel 3:10
3 Cowboys Do More Dope 4:48
4 Panfilo 0:34
5 Heart Worn Highway 4:12
6 One Nite Stands 2:28
7 Arizona Rivers 2:27
8 Get Outta My Life 3:32
9 Cherokee Cry 3:50
10 Time 3:35
11 No Compromise 3:52
12 N.Y.C. Streets 4:12


Comentários