Trivium - The Crusade (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****

O ressurgimento do heavy metal nos Estados Unidos, batizado pela mídia especializada como New Wave of American Metal, colocou em evidência algumas bandas, como Lamb of God, Killswitch Engage e Mastodon, todas apostando na inserção de novos elementos na sua música, em experimentações que apontam para o futuro da música pesada e que vêm agradando e conquistando novos fãs.

Porém, dentro desta cena, o caso do Trivium é um pouco diferente. Diferente porque o grupo de Orlando vem conseguindo destaque praticando um som fortemente influenciado por alguns dos principais nomes da história do heavy metal.

Para quem nunca ouviu a banda, duas associações darão uma idia clara do caminho que o grupo segue. A principal influência explorada pelo Trivium em Ember to Inferno, Ascendancy e The Crusade é o Metallica da fase Ride the Lightning. Há em The Crusade uma profusão de riffs fortes e enérgicos, calcados na sonoridade explorada pelo grupo de James Hetfield e Lars Ulrich naquele período. Além disso, as linhas vocais de Matt Heafy seguem a linha que Hetfield popularizou, mesclando melodia e agressividade. A outra influência marcante no som do Trivium é o Iron Maiden do início dos anos oitenta. As guitarras, a cargo de Heafy e Corey Beaulieu, colocam na mesa belos duetos na melhor tradição do gigante inglês.

Tudo isso faz com que seja muito prazeroso ouvir as treze canções presentes em The Crusade, repetindo o que aconteceu em relação às músicas dos dois discos anteriores. Quem gosta de thrash metal, de metal clássico, repleto de energia, melodia e peso, vai gostar, e muito, desse terceiro disco do Trivium. Exemplos para isso? Ouça “Ignition”, “Detonation”, “Entrance of the Conflagration” e “To the Rats”.

Gostei muito deste CD, porque há em The Crusade um resgate da fase áurea do heavy metal, quando as bandas do estilo estavam entre as maiores do planeta. O Trivium dá um grande passo nesse novo álbum, transformando-se de uma promessa em uma das novas forças do metal mundial.

Fiquem de olho nessa banda, porque tudo indica que logo, logo o Trivium conquistará ainda mais espaço, tanto para o seu som como para heavy metal, em todos os continentes.


Faixas:
1 Ignition 3:54
2 Detonation 4:28
3 Entrance of the Conflagration 4:35
4 Anthem (We Are the Fire) 4:03
5 Unrepentant 4:51
6 And Sadness Will Sear 3:34
7 Becoming the Dragon 4:43
8 To the Rats 3:32
9 This World Can't Tear Us Apart 3:30
10 Tread the Floods 3:33
11 Contempt Breeds Contamination 4:28
12 The Rising 3:45
13 The Crusade 8:19


Comentários