Caixa reúne obra completa de Los Saicos, a banda de garagem mais radical da América Latina!


Por Lester Benga
Os Armênios

O selo espanhol Munster Records anunciou para metade de março o lançamento de um box reunindo a obra completa da banda peruana Los Saicos. A caixa terá o título de Demolición: Complete Recordings Box, e trará seis compactos – todos com capa -, um livro de 56 páginas e um cartão de download.

Los Saicos é considerada a banda de garagem mais radical da América Latina. Pesquisadores e a crítica especializada os apontam como precursores ancestrais de estilos como o punk rock e o rock de garagem. Batizados inicialmente como Los Sadicos, tiveram problemas com a censura e mudaram o nome do grupo para Los Saicos. A intenção era de soar como psychos, remetendo à sua principal influência: os Sonics.

Com vocais berrados e um instrumental alto e agressivo, Los Saicos gravaram apenas seis compactos entre 1964 e 1966. As doze faixas já haviam sido compiladas na coletânea pirata Wild Teen - Punk From Peru 1965, lançada pelo selo Electro-Harmonix e que se esgotou rapidamente.

Suas composições viscerais – como as toscas "Demolición" e "Salvaje" – se encontram entre petardos primários do nível de clássicos como "You Really Got Me" dos Kinks, "Psycho" dos Sonics, "Surfin’ Bird" dos Trashmen e "Louie Louie" dos Fabulous Wailers.

O lançamento do novo box caprichado por parte da Munster Records é de um valor inestimável, resgatando de maneira digna uma peça fundamental na história do rock mundial. Com custos de transporte e taxas de importação, o título deve chegar ao Brasil com um valor próximo dos R$ 200, e poderá ser adquirido na loja virtual Record Collector.

Confira abaixo a lista completa dos compactos da banda, com seu respectivos anos de lançamento:

* Come On | Ana [DisPeru 2019] (1964)
* Demolicion | Lonely Star [DisPeru 2023] (1965)
* Camisa de fuerza | Cementerio [DisPeru 2027] (1965)
* Te Amo | Fugitivo de Alcatraz [DisPeru 2037] (1965)
* Salvaje | El Entierro de Los Gatos [DisPeru 2038] (1965)
* Besando a Otra | Intensamente [El Virrey V2699-F] (1966)


Comentários