A Castle Full of Rascals: Deep Purple ´83 - ´09


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Dono de um currículo invejável, com passagens como editor pela revista Brave Words & Bloody Knuckles e redator por publicações como Guitar World, Lollipop, Goldmine e Record Collector, entre outras, o canadense Martin Popoff é conhecido como o "mais famoso jornalista de heavy metal do mundo". Grande parte dessa reputação se deve aos 28 livros já publicados por Popoff, incluindo biografias do Rush, Judas Priest, Blue Oyster Cult, UFO, Rainbow, Black Sabbath e Dio, além do belíssimo e obrigatório Run For Cover: The Art of Derek Riggs - onde destrincha a obra de Riggs, criador e ilustrador das mais conhecidas imagens de Eddie, mascote do Iron Maiden - e da didática série Ye Olde Metal - onde analisa álbuns clássicos de hard e metal lançados nas décadas de 70 e 80.


A Castle Full of Rascals: Deep Purple ´83 - ´09 é a continuação de Gettin´ Tighter: Deep Purple ´68 - ´76, primeira parte da história do grupo criado por Ritchie Blackmore, Ian Paice e Jon Lord. Neste segundo volume, como o título deixa claro, Popoff tem como ponto inicial o retorno da formação clássica do Purple, com Blackmore, Paice, Lord, Ian Gillan e Roger Glover, no álbum Perfect Strangers, lançado em outubro de 1984. O livro conta a trajetória do grupo entre esse disco e Rapture of the Deep, que chegou às lojas exatamente vinte e um anos depois, em outubro de 2005.

São centenas de informações espalhadas pelas 298 páginas de
A Castle Full of Rascals. Curiosidades, histórias de bastidores, a concepção de cada álbum, comentários detalhados sobre cada uma das faixas presentes nos discos lançados no período, as eternas rixas entre Blackmore e Gillan, a entrada de Steve Morse, a saída de Jon Lord, a inclusão de Don Airey, enfim, tudo - tudo mesmo -, que aconteceu com o Deep Purple nos 26 anos transcorridos entre 1983 e 2009. O livro traz ainda dezenas de fotos da banda, itens de memorabília e anúncios veiculadas na imprensa na época do lançamento dos discos.

Dizer que se trata de uma leitura obrigatória para toda e qualquer pessoa que gosta de música é uma enorme redundância. Assim como fez em seus outros livros, Popoff une o conhecimento extraordinário que possui à paixão infinita que nutre pela hard rock e heavy metal, concebendo um texto muito agradável de se ler, o que faz com que as páginas desçam redondo, nutrindo o leitor de preciosas informações sobre uma das maiores e mais influentes bandas da história da música pesada.

Ficou interessado? Então anote aí: para comprar
A Castle Full of Rascals, bem como Gettin´ Tighter e os demais livros escritos por Martin Popoff, entre em contato com o escritor através do seu site. Além de extretamente talentoso, Martin é gente boa e irá atender você com a simpatia habitual.



Comentários

  1. Super dica, além de terem uma da melhores discografias da música o Purple sem dúvida tem uma história fascinante também.

    Sequei a do U.F.O! ehehe

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Dica muito interessante. Fiquei com uma grande curiosidade para saber os "causos", os bastidores e os "podres" de uma das minhas bandas favoritas!

    ResponderExcluir
  3. Tenho quatro livros já do Martin Popoff - os dois sobre o Purple, o Run For Cover e a biografia do Black Sabbath, sendo que os dois do Purple estão autografados e com dedicatória.

    Recomendo a leitura, e o Martin é muoto gente boa mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.