Colírio: Dave Matthews Band - Europe 2009 Box Set (2009)


Por Rodrigo Simas
Colecionador

Para a alegria dos fãs, a Dave Matthews Band começou a investir em edições especiais com o CD Big Whiskey and the GrooGrux King. Se a edição do álbum de estúdio já encheu os olhos dos colecionadores, o box Europe 2009 vai deixar muita gente com vontade de quebrar o porquinho para encomendá-lo correndo, porque não é sempre que recebemos um presente tão legal de uma banda que gostamos.

Excursionando para promover o aclamado
Big Whiskey and the GrooGrux King, a DMB decidiu dar uma pequena pausa na sua turnê de verão 2009 e partir para a Europa, onde faria onze shows em nove cidades, em um intervalo de apenas duas semanas. Os shows, bem menores (com algumas exceções, como no Festival Optimus Alive, em Lisboa, Portugal), traziam uma atmosfera bem diferente do que os fãs estão acostumados, principalmente nos Estados Unidos, onde a banda é gigantesca. As apresentações eram disputadas a tapas por quem queria presenciar a DMB tocando para apenas 5.000 pessoas.


Sabendo que os shows seriam especiais, foi decidido registrar a viagem e gravar esses momentos para um possível lançamento em CD ou DVD. Eles então chamaram o fotógrafo C. Taylor Crothers e o diretor Sam Erickson - ambos conhecidos da banda desde seus primeiros anos - e partiram para a empreitada. O que ninguém sabia era que o resultado seria tão bom.


O Europe 2009 Box Set traz um belíssimo photobook, passando por todas as cidades de turnê européia, com fotos exclusivas, capturando momentos únicos, como a banda no backstage aguardando sua hora de entrar no palco ou Carter Beauford recebendo as baquetas para jogar para a plateia. Com uma diagramação impecável e um projeto visual de altíssimo nível, o livro se equipara facilmente ao Grux Pix, da edição Super Deluxe do já citado Big Whiskey.

O pacote ainda traz um DVD e três CDs, que cobrem grande parte das músicas tocadas durante a passagem pela Europa. O DVD, entitulado
Across the Pond, foi dirigido por Sam Erickson, que já havia produzido o documentário The Road to Big Whiskey, e traz na íntegra a apresentação da segunda noite em Londres, no dia 26 de junho de 2009 na O2 Arena, além de alguns extras do dia anterior: "Dive In", "Time Bomb", "Spaceman" e uma magnífica versão de "Two Step".


Filmado com 10 câmeras HD, a imagem é um deleite para quem assiste. Por conhecer a banda tão bem, o diretor soube captar os melhores ângulos, a movimentação dos músicos e, principalmente, os olhares que cada membro troca durante as músicas, nunca antes registrados de maneira satisfatória. E é ai que está a magia do DVD: ver a comunicação entre Dave Matthews e Carter Beauford antes e depois de cada música, os sorrisos nos rostos de cada um depois de seus respectivos solos e toda a dinâmica humana, que faz toda a diferença em um show da DMB, sendo mostrada pela primeira vez, nua e crua.

É em um desses momentos que um dos pontos altos do show é mostrado: a jam de "#41", entre Jeff Coffin e Carter Beauford, que já não poderia ser explicada em um texto, fica ainda mais impressionante quando editada da maneira correta. Cada detalhe de movimento é filmado para que o espectador se sinta em cima do palco, do lado da bateria, quase podendo tocar os dois músicos, que se divertem sozinhos, enquanto o público olha estupefato o que está acontecendo.


Assim também é o solo de Boyd Tinsley em "Lie in Our Graves", uma das partes mais emocionantes do show, que aparece como uma agradável surpresa depois de "Anyone Seen the Bridge", ou com "Why I Am", que virou até videoclipe e já pode ser considerada um clássico. Muito provavelmente incorporada nos set lists das próximas turnês, a música já se estabeleceu como a homenagem definitiva a Leroi Moore, eternizado como o GrooGrux King, e teve até uma pequena alteração no final de sua letra, quando Dave agora canta "forever dancing with the GrooGrux King" a plenos pulmões.

Mesmo com as possíveis falhas, como pequenos trechos de covers cortados por problemas de liberação de direitos e um set list baseado no último CD de estúdio sem a quantidade de clássicos habitual,
Across the Pond é facilmente o melhor DVD já lançado pela Dave Matthews Band e deve se tornar um padrão para os futuros lançamentos.


Já os três CDs, com o título de Live from Lucca, trazem a apresentação completa na cidade italiana, considerada uma das maiores da história da DMB, com mais de três horas de duração. A plateia, entusiasmada, recebeu de braços abertos os músicos, que corresponderam à altura, em um show que foi considerado histórico pela imprensa do país. Com direito a bis duplo, a banda passou por novidades e clássicos, lembrando todos os álbuns de estúdio, incluindo de última hora "Everyday", a pedido do público.

Para acabar de vez com a dúvida de quem estava decidindo se comprava ou não o box,
Europe 2009 foi concebido para complementar Big Whiskey and the GrooGrux King Super Deluxe Box Set: a caixa vem com espaço extra para acomodar as duas edições, representando assim o trabalho em estúdio e sua subsequente turnê, com registro de praticamente todas suas músicas ao vivo (só ficou de fora "Baby Blue").

Um item essencial para qualquer fã ou colecionador, que reflete o momento especial que a banda vem passando e mostra que, enquanto o legado de Leroi Moore permanecer vivo na música da Dave Matthews Band, muito ainda está por vir.


Faixas:

CD1: Live from Lucca
1 Don't Drink the Water
2 Shake Me Like a Monkey
3 You Might Die Trying
4 Seven
5 Funny the Way It Is
6 So Damn Lucky
7 Everyday
8 Crash Into Me

CD2: Live from Lucca
1 #41
2 Spaceman
3 Corn Bread
4 Lying in the Hands of God
5 Jimi Thing
6 Why I Am
7 Dreaming Tree

CD3: Live from Lucca
1 Alligator Pie
2 Ants Marching
3 Gravedigger
4 Dive In
5 Two Step
6 Rye Whiskey
7 Pantala Naga Pampa
8 Rapunzel

DVD: Across the Pond
1 Intro
2 Don't Drink the Water
3 Squirm
4 So Damn Lucky
5 Shake Me Like a Monkey
6 Crash Into Me
7 Funny the Way It Is
8 So Much to Say
9 Anyone Seen the Bridge? / Too Much
10 Lie in Our Graves
11 Seven
12 Why I Am
13 #41
14 You & Me
15 Lying in the Hands of God
16 All Along the Watchtower
17 Gravedigger
18 Alligator Pie
19 Tripping Billies
20 Dive In
21 Time Bomb
22 Spaceman
23 Two Step
24 End Credits

Comentários

  1. To com vontade de conhecer a DMB só por causa esses lançamentos

    ResponderExcluir
  2. Mairon, esse último disco, o GrooGrux, é muito bom. E os caras são uma jam band, então recomendo também os ao vivos, que são fodas.

    Entra na DMBrasil que lá tem muita informação sobre a banda, isso sem falar que o Simas é gente boa pra caramba.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Cadão, assim que der vou atrás

    ResponderExcluir
  4. Então, aconselho começar pelo CD Before These Crowded Streets. É o mais progressivo, épico, "dark" e com os melhores desempenhos individuais dos músicos. É o meu CD preferido de todos os tempos, inclusive.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.