Iron Maiden - Live After Death (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****1/2

Finalmente! Passados vinte e três anos de seu lançamento original em 1985, o antológico Live After Death ganhou, em 2008, uma versão em DVD digna de sua importância. É claro que a maioria dos fãs do Iron Maiden já possuía a versão “cachorra” pirata que era encontrada com facilidade nas bancas de revistas de todo país há alguns anos atrás, o que só serve para perceber o quanto foi exemplar o trabalho realizado nessa versão oficial.

O show principal, que está no disco 1, já foi analisado milhares de vezes e está na mente não só dos fãs do grupo, mas de todo e qualquer fã de heavy metal. Registro definitivo da emblemática World Slavery Tour, maior e mais importante turnê da carreira do Maiden, responsável por elevar o grupo ao Olimpo da música pesada (de onde nunca mais saiu, diga-se de passagem), traz todos os elementos que fizeram da Donzela uma banda única: a performance incendiária de um grupo em seu auge; um vocalista performático, carismático e, mesmo que ainda não estando em seu ápice técnico vocal, dando uma aula de interpretação (digo isso porque, se você comparar, por exemplo, a performance de Bruce Dickinson em Live After Death e em Rock in Rio, perceberá como ele aprendeu a usar a sua voz com o tempo, levando-o a cantar melhor hoje do que na década de oitenta, o que não tira, em hipótese alguma, o brilho de sua atuação); uma dupla de guitarristas que elevou o conceito de guitarras gêmeas a outro nível, escrevendo um capítulo à parte na história do heavy metal; e uma cozinha altamente técnica e criativa, que soube usar toda a sua força para criar e definir algumas das passagens mais marcantes da história do som pesado.

Entre as músicas, destaques óbvios para os clássicos “Aces High”, “The Trooper”, “Revelations”, a soberba “Rime of the Ancient Mariner”, “Powerslave” (na minha opinião uma das cinco melhores músicas do grupo), “The Number of the Beast” e o hino “Hallowed Be Thy Name”.

Na parte técnica do DVD, fica claro como o vídeo e, principalmente, o áudio do mesmo, receberam um exemplar tratamento, adequando-se às novas tecnologias. O som 5.1 que sai dos alto-falantes é puro e cristalino, proporcionando um imenso prazer ao ouvinte. Uma curiosidade: quem está acostumando com o CD Live After Death poderá estranhar algumas faixas, já que, ao contrário do que muitos pensam, os shows do CD e do DVD são diferentes.

No disco 2 estão algumas jóias que irão fazer a alegria dos fãs. A primeira, e principal, é a segunda parte do documentário The History of Iron Maiden, que teve seu início no DVD The History of Iron Maiden, Part 1: The Early Days, lançado em 2004. Cobrindo justamente o período mostrado no show principal, ou seja, os anos de 1984 e 1985, época do lançamento dos discos Powerslave e Live After Death, o documentário traz inúmeras histórias e curiosidades, como o hilário causo do baterista Nicko McBrain, que em um show da banda pelo interior dos EUA resolveu dar um pulo na piscina que havia atrás do palco durante a passagem de baixo de “Rime of the Ancient Mariner”, tamanho o calor que fazia naquele dia. Não fosse um roadie o chamar de volta, Nicko perderia o tempo da música …

Pela primeira vez a banda fala do quão difícil e extenuante foi a tour, que, segundo eles próprios, quase levou o grupo ao fim, devido a enorme quantidade de shows e o consequente desgaste, tanto fisico quanto de convivência entre os integrantes e todas as demais pessoas que formam a equipe técnica e administrativa do conjunto.

Mais alguns extras completam o DVD, com destaque para o lendário documentário Behind the Iron Curtain, que mostra a passagem do Iron Maiden pela Polônia em uma época onde a Cortina de Ferro ainda existia, sendo que a Donzela foi um dos primeiros grupos a tocar no fechado leste europeu. O momento em que a banda, completamente bêbada diga-se de passagem, toca em uma festa de casamento (?!) uma versão de “Smoke on the Water”, do Deep Purple, beira o inacreditável ...

Há também o curto vídeo ´Ello Texas, com entrevistas, os clipes de “Aces High” e “Two Minutes to Midnight”, galeria de ilustrações e fotos, as datas da tour e um programa da turnê repleto de detalhes curiosos a respeito da excursão.

Deixei por último o extra que provavelmente mais vai interessar aos fãs brasileiros, que é o vídeo do grupo tocando no Rock in Rio de 1985. Este registro tinha tudo para ser o mais legal do DVD, mas acaba frustrando os telespectadores. A qualidade, tanto de som quando de imagem, é ruim e decepcionante. Tudo bem que a responsável pela captação do material naquela época foi a TV Globo, mas faz uma tremenda falta um acabamento e um tratamento melhores no material, seguindo o que foi feito com o vídeo original. O show é antológico, a banda toca com energia contagiante, há o famoso caso da cabeçada de Bruce na guitarra de Dave Murray, o que fez o vocalista cantar “Revelations” com o rosto coberto de sangue (caso esse que levou os repórteres da Globo na época a concluir que era mais um truque cênico da banda), e, além de tudo, possui um valor altamente histórico e sentimental para nós brasileiros, fatores esses que só aumentam a frustração de assisti-lo com uma qualidade tão irregular.

Fechando, o DVD vem com um longo encarte repleto de fotos e dados sobre a tour, mais ou menos como o encarte que saiu na versão enhanced do CD.

O lançamento de Live After Death em DVD oficial pelo Iron Maiden é uma notícia digna de elogio. O trabalho feito na adequação do vídeo original às novas possibilidades tecnológicas disponíveis atualmente foi muito bom, assim como a segunda parte do documentário que conta a história do grupo. Uma pena que justamente o extra mais aguardado por nós, brasileiros, tenha uma qualidade tão ruim, o que certamente decepcionará e frustrará uma parcela dos fãs. Live After Death é um ótimo DVD, e, não fosse por esse deslize, ganharia nota máxima.


Faixas:
Disc One: Live After Death
1 Churchill Speech / Aces High
2 2 Minutes to Midnight
3 The Trooper
4 Revelations
5 Flight of Icarus
6 Rime of the Ancient Mariner
7 Powerslave
8 Number of the Beast
9 Hallowed Be Thy Name
10 Iron Maiden
11 Run to the Hills
12 Running Free
13 Sanctuary

Disc Two: Documentary / Bonus Concert Footage
History of Iron Maiden, Part 2
Behind the Iron Curtain
Rock in Rio '85
'Ello Texax
Gallery
Promotional Clips

Comentários

  1. Item obrigatório em qualquer coleção. Mas atualmente prefiro o flight 666

    ResponderExcluir
  2. Concordo que é item obrigatório. Mas to esperando baixar o preço, pois achei R$ 69,90 meio salgado. Como colecionador, já percebi que frequentemente é bom ter paciência para encontrar uma promoção.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, prefiro também o Flight 666, mas não dá pra negar que não só o Live After Death, mas no geral todos os DVDs lançados pelo Iron Maiden, são excepcionais. Ah, e quase esqueço do Rock in Rio. Na verdade, o meu show preferido da banda lançado em video continua sendo o do Rock in Rio de 2001. Perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Tem que baixar o preço, mas o DVD é essencial.

    ResponderExcluir
  5. Cadão, concordo que todos são perfeitos, afinal sou fã. Mas o que pega no LAD são os overbuds que depois que vi que MUITA banda faz isso, perdi um pouco a vontade de ver DVDs ao vivo. O LAD tem overdub sim, inclusive confirmado pela banda (veja a Run to the hills e reparem que o dickinson só aparece de costas). Sem contar que o show é gravado em mais de uma noite e a edição entrega se vc prestar atenção. Mas que é obrigatório é. É só eu deixar de ser chato e apenas curtir...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, já há um bom tempo os overdubs, que deveriam ser exceção, viraram regra. Isso é ruim, pois tira a autenticidade dos registros, tornando-os sempre perfeitos. Um exemplo claro, para ficarmos ainda no Iron Maiden, é o DVD oficial do Rock in Rio III do grupo, que para quem se lembra do show original, em 2001, possui várias diferenças.

    Mas esse que você cita como seu favorito Dani, o Flight 666, também deve ter overdubs. Ou não?

    ResponderExcluir
  7. Esse DVD é essencial pra quem curte Maiden, e é considerado por muitos o melhor show ao vivo da banda. E começem a economizar, pois Rod Smallwood havia confirmado que irá lançar o Maiden England depois desse albúm novo, talvez antes do mundo acabar em 2012 hehehe

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca assisti o vídeo do Maiden England, apesar de ter o CD há anos aqui.

    ResponderExcluir
  9. Esse DVD live after death ficou caprichado! Agora, eu tenho a impressão de que eles mixaram a voz do Bruce muito alto comparado aos instrumentos. E eu quando o assisto até diminuo os médios por isso. Será que é impressão só minha? Mas o som ficou muito bom!

    Luciano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.