Korn - See You on the Other Side (2005)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***1/2

See You on the Other Side é um disco diferente. Diferente de tudo o que o Korn já fez em seus seis álbuns anteriores. Diferente do que os fãs estavam esperando. E diferente de tudo o que os seus ouvidos estão acostumados a escutar. A banda, que sempre apontou a sua música - e por extensão todo o chamado new metal - para a busca de novos caminhos sonoros, em See You on the Other Side soa mais inovador do que nunca.

A faixa de abertura (e primeiro single), “Twisted Transistor”, une guitarras repletas de distorção à uma batida dançante, e o resultado é ótimo. A pesada “Politics” traz um Jonathan Davis cantando um refrão que soa como os primeiros discos de Max Cavalera com o Soulfly.

O grupo, que perdeu um guitarrista e trocou de gravadora, aproveitou a turbulência e elevou à milésima potência a vontade de experimentar. Andamentos estranhos, elementos eletrônicos, instrumentos não tão comuns ao rock (gaitas de fole e violinos podem ser ouvidos em várias faixas), estão presentes em abundância. Tudo isso deu ainda mais poder de fogo para faixas como “Hypocrites” e “Souvenir”.

Em See You on the Other Side o Korn parte de onde parou em Untouchables (2002), e coloca guitarras distorcidas, vocais guturais e elementos eletrônicos unidos para formar verdadeiras pauladas musicais. Ainda que as linhas vocais de Jonathan Davis soem mais harmônicas e melodiosas em alguns momentos, o que torna a audição do álbun agradável é o peso presente em todas as faixas.

A influência industrial, que anteriormente marcava presença de forma tímida nas composições do grupo, aqui está escancarada. Isso deu uma cara ainda mais gélida e mórbida ao trabalho, tornando o resultado final interessantíssmo.

Merece menção também a bela e fantasmagórica arte da capa, que dá uma prévia do que iremos ouvir nas quatroze faixas do disco.

Não vou indicar esta ou aquela canção como destaque porque See You on the Other Side é daqueles álbuns que funcionam realmente como obras com início, meio e fim, com suas faixas soando extremamente coesas, em um resultado final que é uma verdadeira manifestação artística sonora.

Um CD viciante, excelente, e, mais do isso, um grande e incontestável argumento para a enorme quantidade de fãs brasileiros de música pesada que ainda pensam que o Korn não faz música. Uma pena, já que deixarão de ouvir um dos melhores álbuns dos anos 2000.



Faixas:
1 Twisted Transistor 4:12
2 Politics 3:17
3 Hypocrites 3:50
4 Souvenir 3:50
5 10 or a 2-Way 4:42
6 Throw Me Away 4:41
7 Love Song 4:19
8 Open Up 6:15
9 Coming Undone 3:20
10 Getting Off 3:25
11 Liar 4:15
12 For No One 3:37
13 Seen It All 6:19
14 Tearjerker 5:05

Comentários