A curiosa história da capa de Born Again, do Black Sabbath


Por Jean Campagner
Com revisão e edição de Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

O álbum Born Again do Black Sabbath, com a estreia de Ian Gillan nos vocais, foi considerado pela mídia como um verdadeiro encontro de titãs. Born Again é um disco interessante, pois mesmo a banda não gostando muito dele em alguns lugares do mundo acabou se tornando cult, inclusive aqui no Brasil.

Em 1983, após a saída de Ronnie James Dio do Black Sabbath levando a tiracolo o baterista Vinnie Appice, havia uma grande interrogação sobre o futuro da banda, e esta não foi a primeira, nem a última vez, que isso aconteceu. Quem teria o cacife para substituir Dio ou Ozzy Osbourne como frontman da banda mãe do heavy metal?


A solução foi encontrada em grande estilo: Ian Gillan! O resultado foi um álbum sombrio, que manteve a reputação do grupo intacta, além de providenciar uma mistura de estilos interessante entre dois dos maiores nomes da música pesada, o Black Sabbath e o Deep Purple.

Ainda sobre o disco, vale dizer que ele pode ter agradado a vários fãs dos dois grupos, mas não agradou ao seu principal personagem: Ian Gillan. Gillan se considera o pior vocalista do Black Sabbath, além de ser totalmente incompatível com o estilo dos outros membros (principalmente Tony Iommi e Geezer Butller). Só para melhor exemplificar, as gravações foram feitas em separado - Gillan gravava de manhã e Iommi, Butler e Bill Ward utilizavam a noite e a madrugada para gravar.


Vamos então à capa. Inicialmente se supôs que ela era baseada na capa do single "New Life" do Depeche Mode (1981), mas a história é outra. Criada por Steve Joule, ela (segundo o próprio) apareceu em circunstâncias nada habituais.

Basicamente o que houve foi que Sharon Osbourne e Ozzy haviam brigado com a sua gravadora, que era dirigida por Don Arden, pai de Sharon. Em uma rixa tipicamente familiar, Don resolveu se vingar decidindo fazer o Black Sabbath reconquistar a posição de melhor banda de heavy metal do mundo. Naquele tempo o grupo não exibia a mesma forma dos anos setenta, e após recrutar Ian Gillan e trazer Bill Ward de volta para o álbum, Arden resolveu roubar o máximo do time que trabalhava para Ozzy e Sharon. Steve Joule fazia as capas dos álbuns de Ozzy e foi convidado para criar esboços para Born Again. Como Steve não queria perder seu trabalho e se indispor com Ozzy, resolveu criar um esboço óbvio e ridículo, e mostrar para os membros da banda, que o rejeitariam, mas ...

Quatro idéias foram enviadas e uma delas era baseada no bebê da capa de uma revista médica chamada Mind Alive, que circulou entre 1968 e 1977. Steve fez fotocópia em preto e branco da capa, criou os chifres, unhas, dentes e utilizou a mais estranha combinação de cores que achava possível. A história segue com uma reunião onde Tony Iommi e Geezer Butler estavam presentes, mas Gillan e Ward não participaram. Tony adorou a capa e Geezer olhou para ela e disse: “É uma merda, mas é boa para caralho!

Don Arden não somente adorou mas também decidiu fazer uma fantasia do bebê para um anão utilizar na turnê. De repente Steve foi forçado a fazer uma capa que detestava e por uma grande quantia de dinheiro (mais do que o dobro do que era pago por Ozzy) se a entregasse na data marcada. Após enrolar durante algum tempo, pois não queria fazer a capa, Joule juntou-se ao seu vizinho e a uma garrafa de Jack Daniels, e em uma noite rapidamente finalizou a arte, incluindo os títulos e o encarte com as letras (praticamente ilegível), para receber o combinado.

Quando Ian Gillan finalmente resolveu ver a capa do disco, detestou tremendamente e afirmou ter jogado uma caixa com 25 cópias do álbum pela janela, de tanta raiva. Gillan pode ter detestado, mas Max Cavalera a considera a sua capa favorita ...

Finalizando: a edição da revista Mind Alive com a capa do bebê é de aproximadamente 1977, o single “New Life” do Depeche Mode foi lançado em 13 de junho de 1981 e o álbum Born Again chegou às lojas em 07 de agosto de 1983.

Comentários

  1. Ótima capa e ótimo disco um clássico, quem tem coleção de disco tem que adquirir um.

    ResponderExcluir
  2. Essa fase do Sabbath ficou conhecida popularmente como "Black Purple" por Ian Gillan ser a marca do Deep Purple.

    ResponderExcluir
  3. Disco mais maldito ever... tenebrosamente bom

    ResponderExcluir
  4. Sou muito fã da banda, mas para mim Black Sabbath de verdade foi até o SBS, com Dio e o 13. Infelizmente os demais não conseguiram me encantar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, experimente ouvir — com bastante atenção — os álbuns:
      Seventh Star e Eternal Idol. Fora das esferas denominadas "Fases de Ouro",
      são espetaculares. Outrossim...
      Pode parecer estranho, se achar melhor: heresia,
      mas eu prefiro mais a fase Dio a Ozzy.

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.