Rigotto´s Room: O show do Led Zeppelin na O2 Arena


Por Maurício Rigotto
Colecionador
Collector´s Room

Neste ano se encerra a primeira década do novo milênio. Logo brotarão aos borbotões listas de melhores discos, filmes, livros, fatos e uma infinidade de outros tópicos acerca da primeira década do século XXI. Sem dúvida, quando lançado o rol dos mais importantes shows, encabeçará a lista o retorno do Led Zeppelin, mesmo que por apenas uma noite, na London’s 02 Arena, no dia 10 de dezembro de 2007.

Tendo iniciado as suas atividades em 1968, o Led Zeppelin logo conquistou milhares (ou seriam milhões?) de fãs por todo o mundo e atingiu o status de uma das melhores e mais importantes bandas de rock de todo o planeta, no mesmo patamar de Beatles, Rolling Stones e The Who. O grupo, formado por Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (vocal), John Paul Jones (contrabaixo e teclados) e John Bonham (bateria), lançou oito álbuns de estúdio – mais o duplo ao vivo The Song Remains the Same e o póstumo Coda – até que uma trágica fatalidade tirou a vida de um de seus integrantes: no dia 24 de setembro de 1980, aos 32 anos, o baterista John Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito após ingerir cerca de quarenta doses de vodca depois de um ensaio da banda. Alguns dias depois, Page, Plant e Jones anunciaram que não tinham a intenção de substituir o baterista, que o grupo não seria o mesmo sem um dos membros originais, e que, portanto, o Led Zeppelin estava dissolvido. O último show da banda havia acontecido em julho daquele ano, em Berlin.

Cinco anos mais tarde, o grupo se juntou para uma aparição no mega evento Live Aid, com o baterista do Chic, Tony Thompson, e o do Genesis, Phil Collins, nas baquetas. Em 1988, os três remanescentes se apresentaram no 40° aniversário da Atlantic Records, com Jason Bonham, filho de John, no lugar que outrora pertencera a seu pai. Foi a última aparição do Led Zeppelin, embora a banda tenha tocado também na festa de casamento de Jason e no 21° aniversário de sua irmã Zoe.

Jimmy Page e Robert Plant voltaram a se reunir em 1994, quando lançaram um álbum e realizaram uma excursão mundial. John Paul Jones, que após alguns desentendimentos estava com suas relações estremecidas com seus ex-companheiros (principalmente com Plant, que havia dado declarações depreciativas quanto ao talento do colega), não foi convidado para essa reunião. O estresse se agravou quando, em uma entrevista coletiva, um repórter perguntou por que John Paul Jones não estava presente e Plant respondeu que ele estava estacionando o carro. Page e Plant voltaram a lançar um álbum juntos em 1998. Com o passar do tempo, nas palavras de John Paul Jones, “voltamos a trocar cartões de Natal”.


Surpreendentemente, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres no dia 12 de setembro de 2007 para anunciar que fariam um único show em homenagem a Ahmet Ertegun, dono da Atlantic Records e grande amigo do Led Zeppelin, dos Rolling Stones e de outros astros do rock, que havia falecido no ano anterior. O show seria no London’s 02 Arena no dia 26 de novembro – depois adiado para o dia 10 de dezembro em virtude de Jimmy Page ter fraturado um dedo.

Mais de um milhão de pessoas no mundo todo se inscreveram pela internet para pleitear o direito, via sorteio, de adquirir um dos apenas dezoito mil lugares postos a venda. Muitas pessoas pagaram bem mais do que as 125 libras cobradas oficialmente. No site de leilões virtuais eBay, era possível encontrar ingressos sendo ofertados por mais de 2.000 libras! Quem pagou mais caro (ao menos pelo que se sabe) foi o fã Kenneth Donnell, ouvinte da rádio BBC em Glasgow, na Escócia. Ele desembolsou 83 mil libras por dois ingressos (com direito a acompanhar um ensaio da banda) em um leilão beneficente da BBC.

Para nós, o restante da população mundial que não foi contemplada pelo sorteio, restou ver a banda em vídeos de qualidade duvidosa postados no site YouTube logo após a apresentação do grupo, enquanto esperávamos pelo lançamento de um DVD do concerto ou que outras datas fossem anunciadas. Nos dias que se seguiram, Robert Plant declarou que não tinha a intenção de fazer outros shows ao lado dos companheiros, aquele teria sido realmente o único, mesmo com Jimmy Page, John Paul Jones e Jason Bonham dispostos a continuarem juntos por mais um tempo. Jimmy Page por sua vez anunciou que não seria lançado CD ou DVD do show. Quem viu, viu ...


Felizmente, hoje em dia, tudo que não é lançado oficialmente acaba aparecendo no mercado negro, o universo paralelo dos bootlegs. Sendo assim, consegui adquirir o DVD não lançado com a íntegra do concerto. E que show memorável!

Com as luzes do palco apagadas, uma antiga televisão aparece no telão atrás do palco, onde a notícia de que o Led Zeppelin havia batido o recorde de público dos Beatles em 1973, em um show na Califórnia, é anunciada. As luzes se acendem e o grupo está no palco, abrindo a noite com "Good Times, Bad Times". Jimmy Page aparece com sua cabeleira totalmente branca; Robert Plant mantém suas longas e encaracoladas madeixas e exibe boa forma física; John Paul Jones abandonou a cabeludagem; enquanto Jason, o mais jovem dos quatro, nem mesmo manteve os seus cabelos, exibindo uma avançada calvície.

Na seqüência, "Ramble On" e "Black Dog" surgiram em versões emocionantes para qualquer pessoa que tenha um mínimo de afinidade com o rock. Em "In My Time of Dying", Jimmy Page trocou pela primeira vez sua Gibson Les Paul por uma guitarra semi-acústica, dando um timbre diferenciado à sonoridade da canção.

Após a relativamente obscura (se é que se pode dizer isso de uma canção do Led Zeppelin) "For Your Life", John Paul Jones largou o contrabaixo pela primeira vez e sentou-se ao piano para "Trampled Underfoot", que Robert Plant disse ser a "Terraplane Blues" do Led Zeppelin, em referência a canção feita em 1936 pelo bluseiro Robert Johnson. Seguiram-se "Custard Pie", "Nobody’s Fauth But Mine" e "No Quarter", quando Page tocou a sua guitarra com o arco de um violino, como costumava fazer desde os anos setenta.

Os blues "Since I’ve Been Loving You" e "Dazed and Confuzed" foram recebidos com entusiasmo pela plateia. Quando Jimmy Page pegou sua guitarra de dois braços, todos sabiam que "Stairway to Heaven" estava por começar. Com a mesma guitarra, executaram em seguida "The Song Remains the Same".

Após uma ótima interpretação de "Misty Mountain Hop", o show se encerra com a épica "Kashmir". Depois das despedidas e de deixar o palco, a banda retorna para um bis apoteótico com "Whole Lotta Love" e "Rock’n’Roll", encerrando em definitivo um concerto que entrou para a história do rock.

Comenta-se que horas antes do show, na passagem de som, a banda teria tocado "Communication Breakdown", que acabou não entrando no repertório do concerto.

O DVD é esplêndido e a qualidade é excelente, ainda mais se tratando de um produto não-oficial. Pena que não possa ser encontrado nas lojas.

Comentários

  1. É lamentável o fato desse disco / DVD ainda não ter siddo lançado oficialmente. Mas acredito que, quando o "bolso" pedir, ainda teremos acesso à essa maravilha!

    Vou tentar conseguir esse DVD pirata mesmo, o qual não sabia existir. O áudio eu consegui na rede poucos dias depois do show, mas a qualidade não estava lá essas coisas, não...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o DVD bootleg desse show. Legal pra cacete!

    ResponderExcluir
  3. É um DVD bootleg. Você tem que pesquisar entre colecionadores ou em sites como Mercado Livre e eBay para encontrá-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.