Cartolas - Sem riscos no segundo disco

Por Cezar “Dudy” Duarte
Roqueiro e English Teacher

Chegou a hora do teste do segundo disco para os gaúchos Cartolas. O primeiro, Original de Fábrica (2007), teve boa aceitação, se for levado em conta o fato de ter sido produzido e distribuído de forma independente. O êxito foi devido ao hit "Cara de Vilão", sucesso radiofônico que ajudou, em muito, a projetar o nome da Banda, com direito à vídeoclip amplamente visto e acessado na internet. Através da gravadora ACIT, de Caxias do Sul, chega agora às lojas Quase Certeza Absoluta, sucessor de Original de Fábrica, no qual o grupo resolve seguir a mesma linha musical do disco de estreia .


Numa análise mais superficial, este recente trabalho se apresenta como uma espécie de volume 2 do anterior. As mesmas influências continuam lá; a simplicidade de um rock básico que se apropria um pouco do que surgiu desde os anos sessenta em diante, chegando aos nossos dias através de referências como os Strokes. Quase Certeza Absoluta conta com 13 faixas, sendo que a sexta, "O Divórcio", traz Izmália Ibias fazendo duo vocal com Luciano Preza. “Onde Anda o Rock em Rol?”, encerra o disco com a participação de Márcio Petracco - pai do baterista Pedro - na guitarra slide. A produção ficou a cargo da banda e do guitarrista Ray Z, que já tocou com Os Ostras e Júpiter Maçã.


A banda Cartolas foi formada em 2003 em Canoas e ganhou o festival “Claro que é Rock” em 2005. Em 2007, o primeiro CD, Original de Fábrica, ganhou o prêmio Açorianos de Música, na categoria Melhor Disco Pop. A banda tem os seguintes integrantes: Luciano Preza (vocal), Dé Silveira (guitarra, violões, vocais), Christiano “Melão” (guitarra), Otávio Silveira (baixo) e Pedro Petracco (bateria).

Os Cartolas não vieram para revolucionar o rock, mesmo porque essa tarefa parece ser cada vez mais difícil, se considerarmos tudo o que já foi produzido desde o surgimento de Chuck Berry e sua geração. É uma banda bem intencionada que leva adiante o espírito das "garage bands", com o refinamento adquirido pela experiência de fazer música nesses quase sete anos de atividade. Há um esforço, por parte dos integrantes, de chegar a uma musicalidade original através de um timbre de guitarra próprio e de uma base rítmica pulsante e bem marcada.


Comentários