Minha Coleção - Marcus "Negrão" Vinícius: "Se você gosta de uma banda ou alguma outra coisa, vá atrás, dedique-se, que vale a pena!"



Por Jaisson Limeira
Colecionador
Collector´s Room
Editado por Fernando Bueno

Marcus, antes de mais nada muito obrigado por participar da Collector´s Room e queria que voce contasse um pouco sobre você.

Jaisson, em primeiro lugar, obrigado por esta oportunidade. Tenho 43 anos, sou médico veterinário e trabalho no Ministério da Agricultura, em Porto Alegre. Gremista fanático, gosto de surfar e de ouvir um rock também. AC/DC é um caso a parte na minha vida, foi uma identificação direta com o som e, aquilo que começou como uma brincadeira, hoje virou um hobby ( que sai caro! ...rs...), uma coisa que dá prazer.

Como foi seu primeiro contato com o Rock, qual o primeiro álbum que você comprou?

Meu primeiro contato, foi nos EUA, em 1982. Numa loja em NY, topei com o "For Those About to Rock" e com um Compacto ao vivo ( Back in Black / TNT/ Lets Get it up). Comprei por curiosidade, cheguei no Brasil e não parei mais de ouvir.

De quais bandas você possui mais material, e qual o tamanho da sua coleção?

Tenho material tb do Iron Maiden, Motorhead, Ozzy, Judas Priest, Guns, Pearl Jam, Nirvana, Eric Clapton, U2, Midnight Oil, mas nada de especial. E nacionais também: Nando Reis, Titãs, Camisa de Vênus, Marcelo Nova solo, Raul Seixas, Barão Vermelho, Replicantes, TNT, Cássia Eller e etc....

Vários Bootlegs

Qual o item mais raro da sua coleção?

Difícil dizer, acho que o vinil LIVE 76, que consegui de segunda mão , em 1991.

Vinil LIVE 76

Qual o item que você deseja mais ainda não conseguiu?

Item nenhum, o que eu queria era poder assistir um show ali no canto da palco (risos).

Como é divida sua coleção, entre CD, LPs? A quantidade são proporcionais ou você tem um formato preferido? E como você os conserva?

Tenho de tudo, não tenho formato preferido. Tenho até uma fitas cassete com gravações piratas que nem sei se tocam ainda. São 45 discos em vinil, 72 CDs, 20 DVDs, 5 box, 9 vídeos de fita cassete, 9 livros, várias revistas e books tour. Mais alguns posters objetos em geral.Um dia quero ter um espaço em casa onde possa arrumar tudo direitinho e que fique a mostra. Hj tenho uma caixa plástica grande com todos os vinis: caixas com os Cds e os DVDs estão numa prateleira, num armário.


A sua coleção tem um limite? Você acha que algum dia vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Acho que este dia não existe. Já parei de procurar e comprar por muitos anos ( uns 5 ou 6 anos, eu acho). Hoje em dia, com a internet, se eu me dedicar para isto, não faço mais nada, têm muita coisa que prefiro nem ver (risos).

Você possui algum acervo de bootlegs? O que acha disso? Bootlegs são repletos de curiosidades, versões alternativas e raras. Seguindo este raciocínio, quais bootlegs de sua coleção você destacaria?

Tenho vários! Sei que é uma sacanagem com a banda, mas todo colecionador procura este tipo de material. Duplo Ao Vivo em Estocolmo 1988, Bon Scott Last Oui Oui, Highway to L.A.


E como você vê a banalização deles? Antes nos anos 80 para você ter um Bootleg só achando aquelas prensagens limitadíssimas, hoje em dia com a internet você pode achar qualquer lugar e baixar, fazendo com que sejam quase nulas essas prensagens de "bootleg originais", o que você acha disso?

Isto têm muito a ver com o que escrevi antes! Peguei o tempo da carta escrita a mão, onde trocava correspondência com várias lojas ao redor do mundo atrás destes discos. Comprava e pagava via correio. Ficava sentado no muro de casa esperando o carteiro, na maior expectativa. Hoje em dia a disponibilidade de material é infinita, perdeu a graça um pouco, mas respeito quem se liga nestes materiais também.

Você acha que a industria musical tem alguma salvação ?

Acho que sim, o que falta mesmo são bandas boas!

Agora um pouco sobre AC/DC, como foi pra você essa última passagem da banda pelo Brasil, você já tinha ido em outros shows na Europa, sentiu alguma diferença em relação aos shows europeus?

A última passagem pelo Brasil eu achei fraca, considerando que tocaram 3 vezes em Buenos Aires. Mas melhor assim do que não virem para cá! Em 96, foram 2 shows. Acho que poderia ter sido assim de novo. Temos público para isto. Na Europa a organização é total, muito superior a nossa. Infelizmente sem comparação! Tudo certo, no horário, acesso fácil e seguro. No Morumbi, saímos correndo fugindo de um assalto, os taxistas explorando todo mundo. É a nossa triste realidade. Em Paris e Barcelona, saímos direto pro metrô, sem stress. Em 30 minutos a gente estava no hotel, de volta. Quanto ao público, o pessoal lá é fanático também. A produção do show foi a mesma. Achei a qualidade do som aqui inferior, mas talvez pelo local em que eu estava no Morumbi (cadeiras azuis).

Ingressos Paris 2009

Ingressos Barcelona 2009

Você possui muitos item importados, o que você acha da indústria nacional em questão de qualidade, no que você acha que eles mais pecam na hora de fabricar um CD que daria para eles repararem esse defeito?

Não entendo nada disso (risos).

Qual o principal características você destacaria dos dois principais vocalista do AC/DC, e suas diferenças? E claro, tenho que jogar uma pergunta na fogueira, Voce tem algum preferido?

Acho que o Bon Scott devia ser mais louco, levava uma vida mais louca e interagia mais com o público. O Brian têm o carisma dele também, mas é diferente. Acho que ele poderia falar mais com o público. Gosto do vocal dele também. Como o Bon já não está mais aqui a escolha fica difícil...Sem preferências então, cada um com seu estilo.

Qual a principal fase do AC/DC pra você? Qual álbum você destacaria para um novo fã começar a ouvir, que ache indispensável?

A banda teve "diversas principais fases". A do início, culminando com o estouro do Let There be Rock. A fase do Highway to Hell/ Morte do Bon / Back in Black deve ter sido uma viagem. Um novo fã deveria ouvir estes dois discos.

Vinil Duplo de Estolcomo

Quais seriam, pra você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Esta é fácil (risos):High Voltage, Dirt Deeds Done Dirt Cheap, Let There be Rock, Powerage, If You Want Blood, Highway to Hell, Back in Black, For Those About to Rock, Razors Edge, Black Ice. Só AC/Dc (risos).

Rock in Rio 1985

Quais bandas você tem escutado ultimamente que você poderia indicar pra gente? E o que você acha de banda como Airbourne que tem influências visíveis do AC/DC?

Cara, não escuto muita coisa, muito menos estas bandas novas. Não me considero um roqueiro padrão. Por exemplo: nunca ouvi Airbourne!!!!!

Eu gostaria que você fizesse agora um top#5 com os itens do seu acervo que você mais curte.

Vinil duplo ao vivo em Estocolmo 1988
110/220
Bon Scott Last Oui Oui 1979 ( Filme Let There be Rock)
Live at Circus Krone 2003
No Bull
Plug Me In

Muito obrigado por ter participado da Collector´s Room e parabéns pela sua coleção. Deixe seu ultimo recado para todos os colecionadores.

Eu que agradeço a oportunidade deste espaço. Foi o pessoal no orkut que botou uma pilha para eu procurar vocês e postar minha coleção. Ela tá na minha página do orkut. Um recado: se você gosta de uma banda ou alguma outra coisa, vai atrás, se dedica, que vale a pena! O prazer recompensa! Ná decada de 80 eu pensava que nunca veria um show deles ao vivo. Quando vi, lá estava a banda na minha frente, em 1991. De lá para cá, já vi mais 5 vezes. Agora em junho, vou atrás de mais 3 shows.

Comentários

  1. Opa, tem bootleg do AC/DC que eu nunca vi!
    Boa entrevista. O mais importante em uma coleção é o gosto pelo material adquirido e o "espírito bolha" inerente aos malucos por música.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa coleção, mas fotos muito pequenas ...

    ResponderExcluir
  3. Sabe tudo de AC/DC e ainda é um gostoso

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, as fotos da coleção estão todas no orkut.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.