Kamelot - Ghost Opera: The Second Coming (2010)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****

Confesso que quando escutei o então novo álbum do Kamelot, Ghost Opera, em 2007, fiquei um pouco decepcionado. A razão era bem simples: o disco era o sucessor do fenomenal The Black Halo, de 2005, para mim um dos melhores trabalhos de heavy metal gravados nos anos 2000.

Pois bem. Como diz aquele velho ditado, nada como dar tempo ao tempo. Voltei a escutar o CD em sua nova versão, batizada como Ghost Opera: The Second Coming, e revi meus conceitos. Agora que a sombra de The Black Halo já não está tão presente, fica claro o quanto Ghost Opera é consistente e, acima de tudo, possui grandes músicas.

A identidade sonora encontrada pelo Kamelot desde que o vocalista norueguês Roy Khan, ex-Conception, entrou na banda, prima pelo bom gosto. Linhas vocais repletas de emoção, melodias cativantes, guitarras extremamente técnicas e criativas, refrões marcantes e uma cozinha sólida e ousada tornam as composições ainda mais fortes, e mostram que o Kamelot caminha a passos largos para o primeiro escalão do heavy metal mundial. Como informação adicional, vale citar que o tecladista Oliver Palotai fez a sua estreia nesse disco e integrou-se perfeitamente ao grupo.

Essa nova edição de Ghost Opera, lançada lá fora no final de 2007 e que ganha sua versão nacional agora em 2010, vem temperada com diversos atrativos que irão fazer a alegria dos fãs. Pra começar, a arte da capa é outra, e, ainda que explore o mesmo conceito da anterior, o faz sob um ponto de vista diferente.

Mas é no recheio que estão os principais motivos para os fãs adquirirem Ghost Opera: The Second Coming. O álbum é duplo, e o segundo disco traz nada mais nada menos que dez faixas gravadas ao vivo em Belgrado, na Sérvia, durante a tour que promoveu Ghost Opera, em 2007, incluindo canções emblemáticas na carreira do conjunto como “When the Lights Are Down”, “The Haunting” - com participação de Simone Simons, do Epica –, “Memento Mori” e “March of Mephisto”. Além disso, mais quatro faixas bônus: “Seasons End”, “Pendulous Fall” (que já havia saído na primeira versão do álbum lançada aqui no Brasil), “Epilogue” e um remix de “Rule the World”.

Em um tempo em que pipocam edições especiais nas lojas, muitas delas praticamente iguais aos lançamentos originais, Ghost Opera: The Second Coming é um exemplo de como fazer um item atrativo para os fãs.

Mais um trabalho que mostra a qualidade indiscutível do Kamelot, uma das bandas mais criativas e inovadoras da música pesada atual.


Faixas:

CD 1

1.Solitaire – 1:00
2.Rule the World – 3:41
3.Ghost Opera (Feat. Amanda Sommerville) – 4:06
4.The Human Stain – 4:01
5.Blücher (Feat. Simone Simons) – 4:04
6.Love You to Death (Feat. Amanda Sommerville) – 5:13
7.Up Through the Ashes – 4:59
8.Mourning Star (Feat. Amanda Sommerville) – 4:38
9.Silence of the Darkness – 3:43
10.Anthem – 4:25
11.Edenecho – 4:13

CD 2: Live From Belgrade

1.Solitaire – 1:10
2.Ghost Opera – 4:06
3.The Human Stain – 4:15
4.Mourning Star – 4:31
5.When the Lights Are Down – 4:03
6.Abandoned – 4:16
7.The Haunting (Somewhere in Time) (Feat. Simone Simons) – 4:34
8.Memento Mori – 9:08
9.Epilogue – 2:28
10.March of Mephisto – 4:50
11.Seasons End (Bonus Studio Cut) – 3:33
12.Pendulous Fall (Bonus Studio Cut) – 3:58
13.Epilogue (Bonus Studio Cut) – 2:46
14.Rule the World (Remix) – 3:30


Comentários

  1. GRande banda, grande album. Comprei mês passado e não parei de ouvir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.