Moonspell - Night Eternal (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****

O grupo português Moonspell é, indubitavelmente, um dos nomes mais criativos e interessantes do heavy metal há quase duas décadas. Formada em Lisboa em 1992, a banda liderada pelo vocalista Fernando Ribeiro possui discos marcantes em sua carreira, como Wolfheart (1995), Irreligious (1996), Sin / Pecado (1998) e The Butterfly Effect (1999), obras que tiveram um impacto considerável não só na cena black metal, mas também foram fundamentais para o surgimento e consolidação do chamado gothic/dark metal.

O quinteto – além de Ribeiro, o grupo conta com Ricardo Amorim (guitarra), Pedro Paixão (teclado e guitarra), Don Aires Pereira (baixo) e Mike Gaspar (bateria) – mantém uma produtividade constante, e, acima de tudo, a qualidade de seus trabalhos é tradicionalmente alta, fazendo a banda não só manter a sua popularidade, mas também aumentar progressivamente a sua base de fãs.

Night Eternal, lançado originalmente em 19 de maio de 2008, não foge à escrita. Pesado e maligno, reafirma a capacidade do Moonspell em construir obras que mexem com os sentimentos mais primais do ser humano. O disco foi gravado na Dinamarca, no AntFarm Studio, e conta com a produção de Tue Madsen, que já havia trabalhado com os caras em Under Satanae, álbum lançado em 2007 apenas com regravações de faixas do início da carreira do grupo.

A banda manteve as características de seus últimos discos, como a dramaticidade, a beleza de arrepiantes melodias sombrias e a agressividade, que faz o som bater como um chute no peito. Entre as faixas, destaque para “At Tragic Heights”, “Scorpion Flower” - excelente composição onde Fernando Ribeiro faz um dueto com Anneke van Giersbergen, ex-The Gathering -, “Moon in Mercury” e para a dobradinha final com “Spring of Rage” e “First Light”, essa última com a participação das vocalistas Carmen Simões, Sofia Vieira e Patrícia Andrade.

Um excelente disco, Night Eternal foi lançado no Brasil em uma versão dupla, contendo o álbum e um DVD bônus pra lá de atraente. Nele estão presentes duas versões de “Scorpion Flower” e mais três faixas - “Age of Mothers”, “Earth of Mine” e “Unhearted”. Além disso, o DVD traz três músicas gravadas ao vivo no Wacken de 2007 - “Finisterra”, “Memento Mori” e “Blood Tells” -, o clipe de “Finisterra” e o making of dos vídeos promocionais de “Finisterra” e “Luna”.

Night Eternal mantém o Moonspell como um dos grupos mais originais e influentes da música pesada, e aponta para um futuro que promete muitas alegrias para os fãs do grupo.



Faixas:

CD 1
1.At Tragic Heights – 6:51
2.Night Eternal – 4:09
3.Shadow Sun – 4:24
4.Scorpion Flower – 4:33
5.Moon in Mercury – 4:22
6.Hers in the Twilight – 4:53
7.Dreamless (Lucifer and Lilith) – 5:16
8.Spring of Rage – 4:04
9.First Light – 5:43

DVD Bônus

Músicas:
1.Age of Mothers
2.Earth of Mine
3.Unhearted
4.Scorpion Flower (Dark Lush Cut) by Orchestra Mortua
5.Scorpion Flower (The Feeble Cut) by [F.E.V.E.R.]

Vídeos:
1.Finisterra (Live at Wacken Open Air 2007)
2.Memento Mori (Live at Wacken Open Air 2007)
3.Blood Tells (Live at Wacken Open Air 2007)
4.Finisterra (vídeoclipe)
5.Finisterra (making of)
6.Luna (making of)

Comentários