Morre Peter Quaife, dos Kinks

Ray e Dave Davies com Pete Quaife empunhando seu contrabaixo Rickenbaker em 1966.

Por Lester Benga
Os Armênios


Faleceu nessa quarta-feira (23), Peter Quaife, baixista original e membro fundador do The Kinks, umas das melhores e mais importantes bandas inglesas da década de 1960. Quaife morreu de insuficiência renal em um hospital da Dinamarca, onde se encontrava em coma há alguns dias. O artista morava no Canadá desde os anos 80, quando foi diagnosticada sua doença e, desde então, produzia cartuns sobre o cotidiano de quem precisa fazer hemodiálise.

Peter Quaife tocou em todos os principais álbuns, EPs e singles da fase lendária dos Kinks. Ele esteve no grupo desde o início, por ser amigo e colega do líder Ray Davies. Ambos se conheceram nas aulas de música na William Grimshaw Secondary Modern School, em Muswell Hill, na Inglaterra. Os Kinks logo despontariam como uma importante banda dentro do movimento mod (ao lado do The Who e, em seguida, Small Faces), até adotar um estilo musical próprio e muito inglês (inspirado principalmente no music-hall e canções de tavernas/pubs com alguma pitada barroca), em canções que ficaram conhecidas por retratarem o cotidiano da juventude britânica na época.

O baixista abandonou a banda em 1969, sendo substituído por John Dalton. Logo formou o grupo country Maple Oak, mas iria se aposentar da música em seguida.

Comentários

  1. R.I.P.! E quem curte um power-riff de hard/metal, seria bom se ligar que foram os Kinks que deram o pontapé inicial nessa história!

    ResponderExcluir
  2. Vai com Deus meu irmao!Apenas fazendo um ressalva,acho o Lola o melhor disco do Kinks,disco gravado ja com o Dalton,mas o Quaife gravou outra obra prima com eles,o Village Green.Peter Quaife RIP.

    ResponderExcluir
  3. Uma das maravilhosas bandas da famosa "invasão britânica" que assolou os EUA.A música dos Kinks foi muito influente no rock.R.I.P!

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando o assunto,o Quaife fez parte do line up original,o de maior valor historico e q gravou discos muito bons,mas na minha opiniao o melhor line up do Kinks foi com o Dalton e o Gosling,q gravou o melhor disco deles,o Lola,e pelo menos 2 serios candidatos a segundo melhor,o Arthur e o Schoolboys In Disgrace.Depois do Schoolboys acho q eles deram uma queda no potencial de fazer bons discos.Pra encerrar,o Dave Davies tambem nao anda com a saude muito boa,no comeco desse ano cancelou uma serie de shows por problemas de pressao alta,vamos torcer para q se recupere e continue na estrada,pelo menos o velho Ray continua firme fazendo shows solo belissimos.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma grande perda nessa ano. E os Kinks são uma banda que eu preciso me aprofundar mais. Dicas, please.

    ResponderExcluir
  6. Cadão, sou muito fã dos Kinks. Estão entre as cinco melhores bandas da minha preferência, talvez atrás apenas de Beatles, Rolling Stones e The Who (opinião pessoal, é claro).

    Eu recomendo toda a discografia da banda lançada nos anos sessenta, até Musweell Hillbillies (1971). Os discos dos anos setenta em diante não são ruins, longe disso, mas não me empolgam como esses primeiros, são apenas medianos. Nos anos oitenta, tem uns discos que chegam a ser chatos, mas também tem coisa boa.

    Os Kinks não ficaram tão populares quanto outras bandas da invasão britânica por focar mais na própria Inglaterra e não se interessar muito pelo mercado americano. Suas letras tem temáticas bem típicas de ingleses, falando de "casas no campo" e coisas assim, que os estrangeiros não têm muita identificação. O mesmo aconteceu com o Blur nos anos noventa.

    Recomendo os seguintes álbuns:

    Kinks (1964)
    Kinda Kinks (1965)
    The Kink Kontroversy (1965)
    Face to Face (1966)
    Something Else by The Kinks (1967)
    Live at Kelvin Hall (1968-ao vivo)
    The Village Green Preservation Society (1968)
    Arthur (Or the Decline and Fall of the British Empire) (1969)
    Lola versus Powerman and the Moneygoround, Part One (1970)
    Percy (1971)
    Muswell Hillbillies (1971)
    The Singles Collection (1997-com os singles dos anos 60)
    BBC Sessions: 1964-1977 (2001-duplo)

    A maioria dos CDs são recheados de bonus-tracks. Não vivo sem eles.

    ResponderExcluir
  7. O Kinks estah entre as minhas maiores paixoes no rock,junto com o The Who,Beatles,Rory Gallagher,Robin Trower,Humble Pie,Wishbone Ash,Allman Brothers Band e Grand funk Railroad(sei q esqueci de mais alguem).Considero o Village Green,o Arthur e o Lola como obras primas,pra mim o melhor eh o Lola.Tem uma coletanea muito boa q nao foi citada pelo Rigotto q eh o Kinks Kronikles,eh um cd duplo q vale muito a pena.Outras duas coletaneas muito boas sao o Great Lost Kinks Album(so com musicas nao lancadas ou singles)e o Second Time Around.Concordo com o Rigotto a respeito dos 70's,mas o disco de 76,o Schoolboys In Disgrace,tambem eh um discasso!A popularidade do Kinks foi duramente afetada pq eles foram banidos de fazer shows nos EUA por 4 anos,entre 65 e 69,justamente num periodo em q as bandas da British Invasion estavam galgando popularidade nos EUA.Ate hoje nao se sabe ao certo o motivo do banimento,acredita-se q foi pelas letras do Ray Davies,mas a desculpa foi uma briga em cima do palco,em pleno show,entre o Dave Davies e o batera Mick Avory,onde o Dave saiu do palco desmaiado.Os irmaos Davies fizeram karate e de vez em quando o Ray e o Dave saiam no tapa em cima do palco,ja q o Ray comandava a banda com mao de ferro e o Dave nao aceitava isso numa boa,inclusive esse autoritarismo do Ray foi um dos motivos da saida do Peter Quaife.Nesse periodo do banimento a banda tomou um rumo semelhante ao dos Beatles,se tornou uma banda apenas de estudio e deu um tempo de fazer shows.A minha musica favorita deles eh "God's Children",do Percy.Falou.

    ResponderExcluir
  8. Fazendo uma ressalva no q postei,eles se tornaram uma banda de estudio mais no final dos 60's,entre o fim de 67 ate o inicio dos 70's.

    ResponderExcluir
  9. Bem lembrado Old School, Kinks Kronikles e as outras coletâneas que você citou são ótimas. Eu optei em citar apenas os álbuns oficiais. O Schoolboys In Disgrace é realmente o melhor álbum dos anos setenta.

    Recomendo também os solos de Ray Davies, como Other People's Lives (2006) e Working Man's Cafe (2007).

    ResponderExcluir
  10. Vai ai um top 20 do Kinks pra quem quiser pesquisar e conhecer mais um pouco dessa banda tao maravilhosa e tao desvalorizada,sem ordem de preferencia(eh dificil demais tirar so 20 num imenso oceano de coisas maravilhosas):
    1-This Time Tomorrow - http://www.youtube.com/watch?v=AtNP5U_Khd0
    2-Rats - http://www.youtube.com/watch?v=-LAkd0hS1LE&NR=1
    3-Powerman - http://www.youtube.com/watch?v=EI6On0nGrxk
    4-Get Back In The Line - http://www.youtube.com/watch?v=yHXtfT7D1uI&feature=related
    5-Big Sky - http://www.youtube.com/watch?v=wiyrFSSG5_g
    6-Animal Farm - http://www.youtube.com/watch?v=o9sY3NKP7is&feature=related
    7-God's Children - http://www.youtube.com/watch?v=OSciUplVZrA
    8-Mindless Child Of Motherhood - http://www.youtube.com/watch?v=Dzbk-BPTHpE&feature=related
    9-Celluloid Heroes - http://www.youtube.com/watch?v=rTJVclgwS5g&feature=related
    10-Yes Sir,No Sir - http://www.youtube.com/watch?v=WyyQaDK738Q
    11-Days - http://www.youtube.com/watch?v=MzpShIhvrjU
    12-No More Looking Back - http://www.youtube.com/watch?v=5oteuNaL-4Q
    13-This Is Where I Belong - http://www.youtube.com/watch?v=ZHGaIAm22Rw
    14-Starstruck - http://www.youtube.com/watch?v=3d8moA2Iksg
    15-Brainwashed - http://www.youtube.com/watch?v=AiDcIUjMRn4
    16-Two Sisters - http://www.youtube.com/watch?v=eMHtQciJG-k
    17-Headmaster - http://www.youtube.com/watch?v=P7oYQlPm8Zg
    18-Groovy Movies - http://www.youtube.com/watch?v=itKAPzjSnNg
    19-This Man He Weeps Tonight - http://www.youtube.com/watch?v=kt79EjKAKg0
    20-A Face In The Crowd - http://www.youtube.com/watch?v=jJXl1RHrYh4

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.