Obscuridades da Jovem Guarda lançadas em coletânea


Por Jorginho Manilo

Com a explosão do Tropicalismo, não sobrou muita opção para a Jovem Guarda a não ser abandonar a ingenuidade e radicalizar. Entretanto, o final dos anos 60 e início dos 70 marcaram o fim desse movimento. Com isso, muito das peças mais significativas produzidas pelas bandas e artistas desse estilo acabaram não sendo conhecidas pelo grande público.

Agora, uma coletânea em vinil pretende resgatar os compactos obscuros mais selvagens dessa fase final: Jovem Guarda: Golpe Final – Beatfreak & Soul Psych Brasileiro. Além de trazer faixas desconhecidas de grandes nomes como Roberto Carlos, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Os Fevers, Os Incríveis, o disco também contém preciosidades garimpadas de artistas menos conhecidos, como José Roberto.

O lançamento é editado pelo selo Maluco Beleza (ao que tudo indica, de procedência internacional). O som é remasterizado e o texto da contracapa em português. O verso traz boas fotos, como a da capa - sensacional! A proposta do título é provar que a Jovem Guarda teve uma faceta — pouco conhecida— tão rica musicalmente quanto a Tropicália.

Jovem Guarda: Golpe Final – Beatfreak & Soul Psych Brasileiro só pode ser adquirido por encomenda com vendedores especializados. O lançamento tem um número limitado de cópias, custa aproximandamente R$ 95 e se encontra em pré-venda na loja virtual Record Collector.

Confira o tracklist:

Lado A
1 – Jerry Adriani: Se pensamento falasse (1970)
2 – Wanderley Cardoso: Não posso controlar meu pensamento (1967)
3 – Roberto Carlos: Não vou ficar (1969)
4 – José Roberto: Garotinha (1970)
5 – Jerry Adriani: Devo tudo a você (1966)
6 – The Fevers: Superman (1973)
7 – Roberto Carlos: Todos estão surdos (1971)

Lado B
1 – Roberto Carlos: Você não serve prá mim (1967)
2 – José Roberto: Já desliguei (1970)
3 – Wanderley Cardoso: Luzes da Avenida (1971)
4 – Os Incríveis: Vendedor de Bananas (1969)
5 – Jerry Adriani: Preciso de você agora (1970)
6 – Os Incríveis: Eu te amo, meu Brasil (1970)


Comentários

  1. Não está caro o disquinho. R$ 95 por um álbum como esse, resultado de um garimpo e uma pesquisa imensa, é justo.

    Compraria se tivesse dinheiro sobrando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.