Ozzy Osbourne - Scream (2010)


Por Ben Ami Scopinho
Colecionador
Whiplash! Rock e Heavy Metal

Cotação: ***1/2

Depois dos constrangedores Down to Earth (2001) e Black Rain (2007), eis que o simpático velhinho Ozzy está de volta com um (sempre) tão aguardado novo álbum de estúdio, que, aliás, já deu muito o que falar pelo fato de não contar com o guitarrista Zakk Wylde, afastado por excessos alcoólicos. O substituto foi, naturalmente, foi muito bem escolhido e não há como depreciar o trabalho de Gus G (Firewind, Nightrage, Dream Evil), seja lá por qual banda ou projeto tenha passado ao longo dos anos. O cara é uma fera.

Infelizmente, não será com
Scream que poderemos conferir a real versatilidade deste guitarrista, pois novamente o produtor Kevin Churko assumiu a co-autoria das composições. Muita coisa já estava definida antes da entrada de Gus e fica complicado saber até onde o grego teve liberdade para influenciar em algo por aqui.

De qualquer forma, fica claro que o novo disco possui uma evidente preocupação em exibir vários elementos que remetam diretamente ao que Ozzy já ofereceu em sua fase mais prolífica, aliado aos experimentos modernóides à la Rob Zombie dos últimos tempos. E, mesmo com a ausência daquelas melodias tão bonitas que um dia o mundo teve o privilégio de conhecer, mesmo com os vários arranjos reciclados ou o irritante processamento vocal, ainda assim há algo em
Scream que o torna atraente.

Toda esta fusão de estilos deu certo pela disposição e equilíbrio encontrado, já bem exibidos na diversidade da pesadíssima trinca inicial, “Let It Die”, “Let Me Hear You Scream” e “Soul Sucker”. Mas a composição que terá as maiores chances de se tornar a preferida pelos saudosistas é a lamacenta "Diggin 'Me Down", com arranjos tão ricos que, guardadas as devidas proporções, poderiam ter saído do álbum
Diary of a Madman (1981).

Lá pela segunda metade do disco o dinamismo até pode cair um pouco, mas nunca o suficiente para tornar a audição entediante. O próprio Ozzy já afirmou seu desejo em, futuramente, gravar com uma efetiva parceria com Gus G. E esse escriba confessa que também gostaria muito de escutar aqueles versáteis riffs e solos tipicamente europeus!

Por ora, Scream proporciona entretenimento, mas é forte a sensação de que seja apenas um mero aperitivo do que pode estar por vir.


Faixas:
1. Let It Die
2. Let Me Hear You Scream
3. Soul Sucker
4. Life Won't Wait
5. Diggin’ Me Down
6. Crucify
7. Fearless
8. Time
9. I Want It More
10. Latimer’s Mercy
11. I Love You All

Comentários

  1. Eu gosto do Black Rain, acho um bom disco.

    ResponderExcluir
  2. "Por ora, Scream proporciona entretenimento, mas é forte a sensação de que seja apenas um mero aperitivo do que pode estar por vir"

    Para falar a verdade eu sempre acho que qualquer album gravado pelo Ozzy vai ser o último. Também não vejo a necessidade dele gravar algum album "introdutorio". Isso é normal no inicio de carreira das bandas, quendo eles tem que soltar alguma coisa logo. Mas no caso do Ozzy isso já não é necessário. Se alguma coisa melhor tivesse para vir acho que ele esperaria o momento chegar e não lançaria alguma coisa que ele não estivesse totalmente satisfeito.

    Não sei se consegui ser claro...

    ResponderExcluir
  3. Não ouvi o Scream.

    Estou me deliciando com a autobiografia do Madman, Eu Sou Ozzy. Leitura recomendada!

    ResponderExcluir
  4. Down to Earth é uma porcaria mas o Black Rain é ótimo. Tão bom quanto o Scream.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.