Thunder Soul: The True Story of Conrad Johnson & The Kashmere Stage Band (2010)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room


Em Houston, no Texas, vivia um homem chamado Conrad O. Johnson. Ele era diretor da banda da escola Kashmere, onde ensinava música para os alunos. Só que a Kashmere Stage Band acabou se tornando muito mais que apenas um grupo formado por adolescentes em idade escolar. O talento e a criatividade de Conrad transformaram a banda em um dos principais nomes do funk norte-americano setentista. E é justamente essa trajetória que é retratada no fenomenal documentário
Thunder Soul, dirigido por Mark Landsman.

A filosofia de Conrad Johnson era simples e direta: “
não há limites para a capacidade que uma criança tem de tocar música, você só precisa dizer que eles podem fazer que eles vão lá e fazem”. O documentário traz inúmeras entrevistas com ex-integrantes da Kashmere Stage Band, hoje profissionais estabelecidos em outras áreas – médicos, advogados, arquitetos, engenheiros e até mesmo alguns que levaram a paixão adiante e se transformaram em músicos profissionais. Todos, sem exceção, falam com carinho, admiração e respeito sobre Johnson, apelidado de “Prof”, e de como ele lhes mostrou não apenas a música, mas sim um modo de ver a vida.

A Kashmere Stage Band era formada exclusivamente por jovens estudantes negros. Uma geração nascida de pais que sobreviveram à luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, e que dava os primeiros passos em uma sociedade que, na teoria - mas não na prática, como percebe-se até hoje -, estava livre de todo e qualquer preconceito racial. Conrad Johnson ensinou-lhes valores através da música, deu-lhes objetivo e definiu seus caráteres através dos sons. Aqueles jovens aprenderam a ter orgulho de quem eram e de suas raízes, e fizeram isso através da paixão e do amor pela música transmitidos por Johnson.


O filme mostra Conrad Johnson aos 92 anos, ainda apaixonado pelos discos de Duke Ellington e James Brown, tocando seu saxofone diariamente. Seus antigos alunos, para homenageá-lo, decidem se reunir para um último show da Kashmere. Muitos não tocam seus instrumentos há mais de trinta anos, mas querem estar presentes para demonstrar ao velho mestre a incrível influência que ele teve sobre suas vidas.

Thunder Soul é, muito mais do que um documentário musical, um documento sobre a vida de um homem extraordinário que, com sua paixão, mudou – e, em alguns casos, salvou - a vida de inúmeras pessoas.

A direção precisa de Landsman é fundamental para o filme. A forma como ele montou o documentário torna ainda mais impressionante a trajetória de Johnson e da Kashmere Stage Band. O resultado final é uma obra-prima que deveria estar na mão de toda e qualquer pessoa que trabalha com a educação de jovens e crianças, de pais a professores, de tios a avós.

Um filme sensacional, obrigatório para pessoas como eu e você, que têm a música como a maior paixão de suas vidas.

Comentários