450 discos para entender o heavy metal


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Depois que li o livro Heavy Metal: A História Completa resolvi colocar em prática, finalmente, um antigo projeto, pesquisando, ouvindo e apontando quais seriam, afinal de contas, os melhores e mais importantes discos da história do metal.


É claro que essa lista gerará discussões - e, afinal de contas, é para isso mesmo que serve qualquer lista. Procurei apontar, independentemente de gosto pessoal, os álbuns mais importantes de todos os gêneros do heavy metal. Thrash, black, glam, power, death - está tudo aqui.

Faltam alguns discos? É claro. Alguns não deveriam estar aqui? Também, afinal, apesar de procurar ser imparcial, uma lista feita por mim será diferente de uma lista feita por você, que será diferente de qualquer lista feita por outra pessoa.

Gostaria que os amigos dessem uma conferida e comentassem o que acharam da lista, quem está faltando, quem está sobrando, essas coisas. A ideia é fazer um trabalho que não estará fechado nunca, sempre aberto para mais e mais discos que tiveram impacto e influência na cena metal.

Se tudo der certo, dá até para a Collector´s Room publicar algo como os 1001 Discos de Heavy Metal pra Você Ouvir Antes de Morrer (risos).

Então é isso. Leia, opine, comente, bata palmas e atire as pedras!


Comentários

  1. Muito legal Cadão! Eu sempre pensei em fazer uma lista nesses moldes, mas a preguiça nunca deixou. Parabéns por seu trabalho. Vou tomar como base em futuras compras de discos do estilo. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cadão! A lista está bem diversificada, contemplando todos os estilos. Serve realmente de guia para quem quiser conhecer melhor o heavy metal e fazer novas aquisições.
    Apenas um detalhe: Os discos 120 e 130 (Raven - All For One) estão repetidos. Dê uma checada ok?
    Quantos desses itens você possui? Na minha contagem eu cheguei em 137, portanto, tenho longos anos de aquisições pela frente!!!!!
    Um abraço.
    AntSerra.

    ResponderExcluir
  3. Oh, pobreza... tenho apenas 71 dos citados...

    Mas fiquei meio sem entender, Cadão... escutaste todos os álbuns dessa lista??? Excrusive os Dokken, Bon Jovi, Mötley Crüe e Cinderella???

    ResponderExcluir
  4. to começando a ouvir os discos que não conheço.
    Bom pra ouvir hard. Adoro o estilo, mas só conheço os figurões.
    Muito boa iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. A lista ta boa,mas na minha opiniao faltou logo de cara o Vincebus Eruptum,do Blue Cheer;e acho q poderiam ser incluidos na verdade todos do Blue Cheer,todos do Sabbath na era Ozzy e todos do Purple MK II e MK III e MK IV.

    ResponderExcluir
  6. Bela lista! Gostei especificamente entre os anos 70-80. Acho que ficaria mais enfeitada ainda com um one way or another(71) do Cactus, Smoking(72) do Pie e que tal o debut(75) do Ted Nugent?--Luciano

    ResponderExcluir
  7. A lista está ótima, muito boa mesmo, só faltou um pouco de espaço mais para o doom, stoner e folk. Mesmo assim é uma lista que se assina em baixo.

    Agora, olhando para ela, me pergunto o porque do black metal ter tão pouco espaço (eu disse pouco, não nenhum) aqui no blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Tenho 101 da lista, mas tem muita coisa dai que eu não vou ter jamais na minha vida, por não ser meu estilo. Senti falta de alguns discos, principlamente James Gang, o Sin After Sin (Judas), Triumph, Posssessed (do Venom) entre outros, mas no geral, é um bom apanhado.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  9. Contei 94 presenças na minha coleção, mas fiquei com uma pulga grunge atrás da orelha, realmente pra entender metal tem que ter o TEN do PEARL JAM?

    ResponderExcluir
  10. Valeu galera, deu um trabalhão, mas é muito bom que vocês também curtiram. Pensei que ia ter um monte de gente reclamando da falta ou presença de tal disco ou banda, mas não foi isso que aconteceu.

    Serra, obrigado pelo toque em relação ao All For One do Raven. Vou corrigir isso agora mesmo.

    Diogo, independente de gosto pessoal, essas bandas citadas por você tem ótimos discos, principalmente o Dokken e o Ratt. Sei que já falei o contrário disso, mas a gente aprende com o tempo e corrige nossos erros.

    Old School, peguei como ponto de partida o primeiro disco do Blask Sabbath. Abri apenas algumas pequenas, mas extremamente necessárias exceções a isso, colocando os dois primeiros do Led Zeppelin e o vermelhão do Grand Funk, que saíram antes. Se não fizesse isso, teria que colocar Cream, Hendrix e muitos outros na lista, não concorda? Em relação ao Sabbath da era Ozzy, Technical Ecstasy e Never Say Die, apesar de terem seus admiradores, são discos bastante inferiores aos seis primeiros, e por isso estão fora. E o Deep Purple, apesar de eu adorar o Come Taste the Band, está representado com os seus mais importantes discos na lista.

    Luciano, suas sugestões são muito bem colocadas, especialmente o Cactus e o Ted Nugent. Obrigado pelas dicas.

    Júlio, em relação ao black metal aqui no blog, ele irá ganhar mais espaço gradativamente. Também acho que ele deveria aparecer muito mais por aqui.

    Mairon, não me assuste. O Sin After Sin tá sim na lista, é o número 62. O Possessed do Veneom é uma bela lembrança. Em relação ao Triumph e ao James Gang, o que estaria faltando?

    E Thiago, o Ten é um belo disco, que atualizou e apresentou para toda uma geração a sonoridade de grandes nomes dos anos setenta, especialmente o Led Zeppelin. Basta ouvi-lo para perceber o quanto de Led Zeppelin os caras do Pearl Jam estavam escutando na época. Independente de gosto pessoal, o disco tem uma importância gigantesca.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Que grande trabalho !!!!!!!!1

    Mas por que 450 e não 500 ?????

    Abração
    Fábio

    ResponderExcluir
  12. Fábio, quando eu comecei a fazer a lista não tinha ideias de quantos discos ela teria.

    Obrigado pelo elogio.

    ResponderExcluir
  13. Cadão

    foi só uma brincadeira.... realmente um ótimo guia...agora terei que correr atras de vários discos desta lista...

    Este site realmente presta um grande serviço
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Sim Fábio, entendi, sem problemas. E se você tiver sugestões para enviar, manda bala.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Acrescentei dois novos itens à lista. O primeiro do Ted Nugent, conforme sugerido pelo Luciano, e a estreia da banda norte-americana Watchtower, Energetic Disassembly, de 1985.

    Divulgam a lista entre seus amigos, e mandem mais sugestões.

    Abraço, e vamos nessa!

    ResponderExcluir
  16. Acrescentei dois novos itens à lista. O primeiro do Ted Nugent, conforme sugerido pelo Luciano, e a estreia da banda norte-americana Watchtower, Energetic Disassembly, de 1985.

    Divulgam a lista entre seus amigos, e mandem mais sugestões.

    Abraço, e vamos nessa!

    ResponderExcluir
  17. Não vou tecer maiores comentários, pois senão passaria tardes inteiras escrevendo... mas gostaria de frisar a boa lembrança do primeiro disco do Moxy, que não deve nada para os clássicos da época.

    ResponderExcluir
  18. Acho q o R'n'R Machine e o Just a Game mereceriam lugar nessa lista.

    Perdao a falha com o Sin After Sin, realmente passou pela minha vista, portanto, aumenta para102 os que tenho, hehhe

    Outro que poderia ter entrado facil facil é o soldiers of sunrise (Viper).

    ResponderExcluir
  19. Do Viper entrou o Theater of Fate. O segundo do Moxy também é muito bom. O legal disso tudo é que, com a ajuda de vocês, podemos tornar a lista ainda mais completa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo trabalho Ricardo. É uma puta sacada colocar vários discos dos últimos 20 anos. Muita gente critica os anos de 90 como sendo a década perdida e eu discordo fortemente.

    É legal reconhecer os trabalhos mais recentes em vez de ficar sempre no mesmo velho papo sobre os clássicos.

    Só não entendi porque o Hendrix não apareceu. Não é heavy, mas se é pra entender o estilo, acho que vale mencionar o cara.

    Também senti falta do Children of Bodom e acho que pro lado Power Metal, os discos “Infinity” e “Elements pt. 1” do Stratovarius são dignos de destaque.

    Ah... e por falar em Viper, será que não faltou o Angra? O Iced Earth também poderia aparecer mais (“The Glorious Burden” é um disco tremendo na voz do Ripper Owens).

    ResponderExcluir
  21. Francisco, obrigado pelo comentário.

    O Angra comparece com o Holy Land, e o Iced Earth com o Something Wicked This Way Comes.

    Em relação ao Children of Bodom, acho os álbuns do In Flames e Dark Tranquility mais importantes. No caso do Stratovarius, o Infinite é uma boa lembrança, vou dar uma pensada.

    E em relação ao Hendrix, precisava apontar um ponto inicial pra coisa toda, e fiz isso com o primeiro do Black Sabbath - como já disse, só abri exceções para os dois primeiros do Led Zeppelin e para o vermelhão do Grand Funk. Para colocar Hendrix teria que também colocar Cream, Yardbirds, Steppenwolf e um monte de outras coisas.

    Por isso, decidi iniciar os trabalhos com o Black Sabbath, por ser o primeiro disco que, além de pesado, possuiu a aura demoníaca e soturna que caracteriza o heavy metal.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou isento para falar do Moxy, uma das melhores bandas do Canadá. TODOS são ótimos discos

    da James Gang, acho que o Miami e o Yer' Album seriam ótimas adições

    ResponderExcluir
  23. O Angra eu não tinha visto. No Iced Earth eu pensei que citar mais um álbum cairia bem.

    Acho até que o Grave Digger poderia ter mais um. Excalibur é excelente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Se fosse colocar mais um disco do Iced Earth colocaria o The Dark Saga. E você, qual?

    ResponderExcluir
  25. Eu escolheria o The Glorious Burden por ser mais maduro e bem elaborado.

    Mas tanto o TGB, quanto o TDS são discos temáticos que contam histórias com toda aquela peculiaridade que só o Metal pode oferecer.

    Deu até vontade de ouvir agora.

    ResponderExcluir
  26. Francisco, gosto bastante do The Glorious Burden. Acho que ele é um álbum perfeito pra ser destrinchado na coluna Discos Injustiçados. O que você acha?

    ResponderExcluir
  27. Putz, perfeito! O The Glorious Burden só é injustiçado porque os fãs ficaram órfãos com a saída do Barlow.

    É um disco bem composto com ótimas letras e tudo claramente influenciado pelo que o Iron Maiden já fez de melhor com temas de guerra e musicalidade épica. Sem falar que o Schaffer tenta ser o Steve Harris na guitarra... eheheeh.

    Pode incluir mais esse na lista que vai ficar legal.

    ResponderExcluir
  28. Cadão.... não sei de o pessoal vai concordar comigo....mas acho que o primeiro e talvez o segundo disco do Rage Against the machine caberiam bem na lista......

    Abraços
    Fábio

    ResponderExcluir
  29. Fábio, não sei não. O new metal está bem representado com discos do Korn, Slipknot e Deftones, além de álbuns de nomes como Faith No More, Sepultura e Ministry, que o influenciaram. Mas a sua lembrança do Rage Against the Machine coloca uma pulga atrás da minha orelha ... (risos).

    ResponderExcluir
  30. Sensacioal a lista. Legal ver o Ample Destruction, do Jag Panzer, incluido. Esse disco merecia muito mais reconhecimento do que teve.

    Mudaria algumas coisas, mas aí já entra a questao do gosto pessoal.Incluiria o Noble Savage, do Virgin Steele, e o Horrorscope, do Overkill. As duas bandas ja esta representadas, mas acho esses dois discos irrepreensiveis.

    Mas um disco que eu realmente acho que nao deveria ficar de fora é o Act III, do Death Angel, nao apenas pela qualidade, mas pelas inovacoes que a banda trouxe ao thrash metal com esse disco.

    Mas a lista esta ótima, pode começar a escrever o livro, Cadão!

    ResponderExcluir
  31. Dicas anotadas, Leonardo.

    Obrigado pelo comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.