Devian - Ninewinged Serpent (2007)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

A banda sueca Devian já nasceu cercada de expectativas. A razão para isso é muito simples: o grupo foi formado em 2006 pelo vocalista Erik Hagstedt – conhecido mundialmente como Legion – e pelo baterista Emil Dragutinovic após ambos se desligarem do Marduk, um dos maiores ícones do black metal contemporâneo.

Legion e Emil juntaram-se aos guitarristas Jonas “Joinus” Mattson (ex-Nominon) e ao baixista Tomas Nilsson (ex-Suicidal Seduction), e rapidamente conseguiram um contrato com a Century Media. O primeiro álbum dos caras,
Ninewinged Serpent, chegou às lojas em 2007, e agora está ganhando uma versão nacional lançada pela Hellion Records.

O som do Devian é diferente daquele que Legion e Emil faziam em seus tempos de Marduk. As letras e títulos provocantes e blasfemos, uma das marcas registradas de Legion, continuam presentes, mas a música do Devian vai além do black metal, adicionando influências de thrash, death e heavy metal tradicional. Essas características fazem com que a sonoridade do Devian, mesmo sendo estupidamente brutal, seja mais acessível que a do Marduk. Estão lá o peso, a velocidade e a atmosfera maligna que se espera de um trabalho encabeçado por um cara como Legion, mas a banda vai além e mostra, além do talento conhecido dos músicos envolvidos, muita personalidade.

Um aspecto digno de elogio é o fato de a banda optar por uma produção atual e moderna, deixando de lado a sonoridade propositalmente tosca característica das bandas black do início dos anos noventa. O que se ouve em
Ninewinged Serpent é um som pesadíssimo, repleto de agressividade e groove. Méritos do produtor Rickard Kottelin e da mixagem de Fredrik Nordström (At the Gates, Arch Enemy, Dimmu Borgir), que souberam fazer o grupo soar atual sem abrir mão de suas características.

O resultado final é um álbum bastante homogêneo, com dez faixas de grande qualidade. Uma atmosfera malévola ronda as canções, que ficam ainda mais fortes devido à ótima performance dos músicos, principalmente Legion.

Só pra constar, o Devian lançou em 2008 seu segundo disco,
God to the Illfated, que alcançou bastante repercussão devido ao clipe da faixa “Assailant”, no qual Legion é capturado e torturado por um grupo de fanáticos religiosos.

Ninewinged Serpent é um álbum muito bom, um início promissor para esse novo capítulo na carreira de dois dos mais importantes músicos do metal extremo. O som, uma mistura de death e black metal, irá agradar em cheio os fãs de ambos os estilos. Se você é um deles, encare sem medo!


Faixas:

1 Serenade for the Fallen 1:27
2 Dressed in Blood 5:07
3 Heresy 5:05
4 Scarred 3:50
5 Suffer the Fools 4:37
6 Fatalist 4:03
7 Gemini Is the Snake 6:35
8 Instigator 5:11
9 Remnant Song 4:13
10 Ninewinged Serpent 5:07



Comentários