As 25 melhores lojas de discos dos Estados Unidos


(matéria publicada originalmente na edição norte-americana da Rolling Stone)
(tradução de Ricardo Seelig)

A revista Rolling Stone norte-americana publicou uma interessantíssima lista com as 25 melhores lojas de discos dos Estados Unidos. Um guia muito útil e informativo, de dar água na boca de qualquer colecionador, e que você confere abaixo na íntegra.

Amoeba Music
Hollywood, São Francisco, Berkeley

Mesmo na época áurea das lojas de discos, não existiu nada comparada à Amoeba. Foi, e é, simplesmente o lugar mais profundo e acolhedor que um amante dos discos poderia imaginar para fazer compras. Cada uma de suas três lojas possui mais de 100 mil itens, na sua maioria itens de grande qualidade, além de muitas surpresas e raridades em todos os cantos. Enfim, todo colecionador deveria entrar em uma Amoeba ao menos uma vez na vida.

The Sound Garden
Baltimore

O papel de principal loja de discos novos e usados de Baltimore tem sido ocupado confortavelmente, há mais de duas décadas, pela Sound Garden, no coração de Fells Point. A loja fica aberta até a meia-noite nos finais de semana e tem o maior estoque físico da cidade. É um local muito agradável. As prateleiras estão repletas de lançamentos de todos os gêneros, do indie rock ao rap, e a equipe de vendedores da loja é muito gentil e está sempre pronta para atender o cliente. Além de Lps, Cds, DVDs e Blu-rays, a loja vende também equipamentos para Djs.

Dusty Groove
Chicago

Funk, soul, hip-hop, jazz, disco e música brasileira e africana são as especialidades da Dusty Groove, simplesmente a melhor loja nessa linha em todo o Estados Unidos. Raridades e importados são comuns aqui, seja embalando cuidadosamente compilações japonesas ou prensagens originais de pioneiros da black music como Afrika Bambaataa. Excelente serviço e grande rigos no que é oferecido aos clientes tem sido as marcas registradas da Dusty Groove, e mesmo que o seu site seja uma benção para os aficionados ao redor do mundo, não há nada como visitar a loja pessoalmente.

Ear X-tacy
Louisville

Um espaço grande e confortável localizado em uma cidade média, a Louisville é, sem dúvida, a segunda maior atração turística de Louisville, no Kentucky, depois do Kentucky Derby. De uma agenda lotada de espetáculos no interior da loja a uma generosa seleção de artistas locais – isso sem falar nos nacionais e internacionais -, esta é uma clássica loja de discos com quantidades generosas de itens relacionados à música – não apenas Cds e vinis. Sabe aquele item que está fora de catálogo há um tempão e você sempre sonhou em encontrar pela frente? Há uma grande chance de que você o encontre aqui na Ear X-tacy, e por um preço bem barato.

Easy Street
Seattle

O caminho do centro até a região oeste de Seattle, onde fica a Easy Street, é sempre agradável e vale a pena, graças ao grande acervo da loja e a um saboroso café que fica ao lado. Além do paredão de DVDs, da seção de livros e revistas, do grande estoque de box sets e de uma completíssima ala dedicada ao heavy metal, a arma secreta da loja é uma assustadoramente profunda seção de vinis onde é possível encontrar desde raridades da disco music até o último compacto de 7 polegadas do Beck.

Electric Fetus
Minneapolis, Duluth e St Cloud

A atmosfera sem pressa, corredores repletos de discos e incensos dando o clima tornam a visita a Electric Fetus uma verdadeira experiência musical. Jazz, hip-hop, blues e world music são os fortes da casa – nenhuma surpresa, já que a Fetus é, além de loja, um distribuidor regional de discos. A maioria dos funcionários está na loja há décadas, localizando-se facilmente entre as paredes repletos de discos raros e novos lançamentos.

Encore Recordings
Ann Arbor

A Encore causa uma impressão impactante nos compradores só de passar pela loja, graças as suas pilhas aparentemente intermináveis de vinis e Cds usados, assim como a abundância de novos itens, principalmente de artistas locais e regionais (o seminal Stooges, banda da região, tem uma quantidade imensa de itens na loja). O apelo da loja não se limita aos discos. Há também uma impressionante seção de fanzines e memorabília, que pede um dia exclusivo para ser totalmente apreciada.

Goner Records
Memphis

O garage rock marca presença constante nas lojas independentes, mas no caso da Goner Records as coisas vão além, já que a loja tem o seu próprio selo, responsável pelo lançamento de discos de artistas como Jay Reatard, Ty Seagall e Eddy Current Suppresion Ring. Mas seria um erro classificar a Goner apenas como uma loja especializada em garage rock. Memphis é uma cidade com forte tradição musical, e o blues, jazz, soul, funk, country e metal tem seu próprio espaço nos corredores da loja.

Jackpot Records
Portland

A Jackpot possui duas lojas em Portland, ambas os locais favoritos da grande maioria dos colecionadores de discos do noroeste dos Estados Unidos. A maioria dos seus clientes é apaixonada por vinil, e por isso todos os novos lançamentos estão disponíveis também em LP. Há uma quantidade obscena de vinis de 12 polegadas expostas pelas paredes da Jackpot. Há muito coisa para escolher, além de ambas as lojas estarem localizadas em uma das cidades mais acolhedoras da América.

Jerry´s Records
Pittsburgh

Cds, vídeos, revistas e livros antigos sobre música e até mesmo fitas de oito pistas estão disponíveis nessa incrível loja de Pittsburgh. Mas é o vinil que realmente importa aqui: são quase um milhão de Lps de 12 polegadas, e mais ou menos a mesma quantidade de compactos de 45 rotações! Um espaço enorme, com a nata do jazz, r&b, rock psicodélico, bem como lançamentos recentes. Como bônus, a loja possui uma seção que cuida da restauração de toca-discos, e também vende pick-ups usadas.

Laurie´s Planet of Sound
Chicago

Chicago definitivamente não tem escassez de lojas de discos excelentes, como demonstra essa lista. Mas pergunte para os colecionadores locais qual o seu lugar favorito na cidade, e há uma grande chance de a resposta ser esse clássico localizado na Lincoln Square. Laurie é conhecido pela quantidade estelar de itens novos e usados. Quando você não encontra aquele disco que procura em nenhum lugar, há uma grande probabilidade de achá-lo aqui.

Newbury Comics
Boston

Não há como ignorar essa nova rede , que ainda mantém várias outras lojas por todo o país – 21 delas só em Massachusetts! A Newsbury de Boston, no entanto, continua sendo a Meca dos amantes da música. Há uma grande quantidade de itens novos e usados, é claro, mas também muitos brinquedos, camisetas e, especialmente, uma das maiores coleções de posteres de shows atuais.

Other Music
Nova York

Essa loja incrível recebeu o nome de “other” porque a famosa Tower Records ficava do outro lado da rua. Agora, a Other Music já tem a sua própria reputação, já que a Tower fechou as portas. No entanto, a loja soube ganhar o seu espaço, graças ao atendimento pra lá de atencioso e uma forte ação com artistas, indo de ícones do free jazz a novas bandas indies, somadas a uma excelente seção de Lps de techo de 12 polegadas e uma grande quantidade de itens de música africana. Uma seção maneira com Cds usados e com grandes descontos, com discos de catálogo das grandes gravadoras, também ajuda a atrair os órfãos da Tower.

Princeton Record Exchange
Princeton

A PREX tem muitos itens novos, mas é a grande quantidade de Cds usados (vendidos em média a US$ 9) e vinis (geralmente por menos de US$ 5) que valem a pena. Aqui você encontra raridades e itens desejados por colecionadores, além de uma enorme quantidade de DVDs, mas a loja ganha o comprador por ter preços extremanente acessíveis e um atendimento sempre disponível.

Shake It Records
Cincinnati

Essa robusta loja de Concinnati impressiona pela sua seleção musical: cerca de 40 mil títulos em CD (aproximadamente ¾ do estoque da loja) e vinil. Mas são os extras que tornam a loja imperdível. A Shake It tem uma quantidade absurda de livros sobre música, DVDs e revistas, isso sem falar de uma fantástica seção de brinquedos japoneses e figurinos de vinil.

Sonic Boom
Seattle

Ballard é o Brooklin de Seattle, portanto é óbvio que uma das melhores record shops da cidade tem a maior de suas lojas, bem próxima a Sunset Tavern. A Sonic Boom é grande o suficiente para abrigar apresentações de bandas ao vivo dentro da loja e milhares de discos. Há também uma ampla seção de vinis e livros, incluindo inclusive mixtapes caseiras produzidas por Calvin Johnson, da K Records.

The True Vine
Baltimore

Uma loja, dirigida pelos experientes Jason Willett e Mostofsky Stewart, com estoque grande e com o giro de discos mais frequente da cidade. Jess Harvel, editor do
Onetime Baltimore City Paper, refere-se à True Vine como uma loja com uma seleção quase espiritual de discos, onde as pessoas vão para comprar coleções inteiras de uma única vez. No estoque estão desde velhos bolações de 78 RPMs até os mais recentes lançamentos em vinil, tudo vendido de uma maneira bem rápida para uma clientela pra lá de exigente. Discos especialmente escolhidos e títulos experimentais indies, com ênfase especial aos selos locais, fazem da True Vine uma verdadeira instituição de Baltimore.

Vinyl Fever
Tampa

O nome desta loja é um pouco enganador. Perto de comemorar trinta anos, a Vinyl Fever vende Cds, DVDs e outros itens, inclusive a boa e velha bolacha preta. A seção de vinil é bastante grande, e caiu no gosto dos mais exigentes colecionadores da Flórida. O estoque de discos antigos é tão abrangente quanto o de novos lançamentos, e a equipe da loja conhece como poucos aquilo que vende.

Waterloo Records
Austin

O público de fora de Austin que vem à cidade para assistir o
South by Southwest Festival gosta de ficar um dia a mais para fazer compras com tranquilidade na Waterloo. Além dos visitantes, a loja conquistou um público fiel entre os moradores locais. Há uma boa razão para tudo isso: ela tem tudo que você pode imaginar, entre itens novos e usados, em seu estoque, tudo aliado a um espaço pra lá de amplo e agradável.

Wuxtry Records
Decatur e Athens

Famosa por seus ex-funcionários – entre eles Peter Buck, guitarrista do R.E.M. - a Wuxtry continua a ganhar novos fãs todos os dias. O ferrenho compromisso da loja com o rock antigo e atual – debatido e ouvido com igual atenção pelos seus corredores – provocou uma ligação profunda com os seus clientes. Como bônus, há uma espetacular loja de HQs no andar de cima.

Jive Time Records
Seattle

Localizada no encantador distrito de Fremont, em Seattle, a Jive Time parece uma loja modesta, mas uma exploração pelo estoque desmente o seu tamanho. Há estabelecimentos especialistas em vinil maiores na cidade, mas poucos oferecem o tipo de negócio que você vai encontrar aqui – os balaios com discos a US$ 3 (quatro por US$ 10) estão cheios de coisas boas, e as seções destinadas aos colecionadores possuem pilhas de clássicos vintage de r&b, incluindo uma coleção invejável de títulos de funk. Há também uma seção de Cds, mas o vinil é o forte aqui. Em bons dias é possível encontrar edições clássicas de revistas de rock (incluindo os primeiros números da
Rolling Stone), reforçando ainda mais a vibe old school.

Academy Records
Brooklyn

A confortável e vastamente abastecida Academy de Manhattan é um local confiável para quem quer encontrar bons negócios em Cds, em especial itens de jazz e música clássica. A loja possui também o mais abrangente estoque de vinil do Brooklyn, todos cuidadosamente selecionados e contemplando os mais variados gêneros. Um lugar para curtir e se divertir sem pressa.

Bananas Music
St Petersburg

Um incrível armazém de dois andares em St Petersburg, Flórida, com quase 3 milhões de discos de vinil em estoque. Abundam histórias de colecionadores fanáticos que passam suas férias mergulhados nas catacumbas repletas de Lps e compactos de 7 polegadas. E frequentemente se encontram itens de qualidade na loja, em todos os gêneros, desde clássicos do blues e do rock até comédia. Um cliente nos contou que encontrou uma quantidade absurda de raridades da música brasileira dos anos setenta, e que só esses discos estouraram o seu orçamento!

Dave´s Records
Chicago

“Records” significa discos, e Dave não tem sequer um CD à venda, nem mesmo itens promocionais das gravadoras – só vinil, por todas as partes! Respeitadíssima, a Dave´s Records é um dos empórios musicais mais amados de Chicago, cheio de tudo – de Lps de disco music a clássicos do rock. Pra fechar, Dave é uma figuraça, um veterano que mantém a loja na ativa há 25 anos e conhece seu estoque e o que vende como ninguém!

Hymie´s Vintage Records
Minneapolis

Um clássico, um verdadeiro paraíso repleto de vinis usados, a Hymie está na ativa desde os anos oitenta, e ainda é um local invejável para encontrar discos. Mas ao invés de os discos estarem acondicionados nas tradicionais pilhas fora de ordem, aqui tudo está meticulosamente organizado e cheio de itens incríveis – como uma cópia do álbum
False Start, lançado pelo Love em 1970. E, quando você cansar, pode recarregar as energias com um vigoroso café na loja ao lado.

Comentários

  1. Acho que os melhores sonhos de um colecionador se passariam em uma loja dessas. Um dia, quem sabe, terei a honra de visitar uma delas.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente sensacional, já viajei só de ler a matéria, valeu mesmo Ricardo.

    Um adendo: a Galeria do Rock do começo até o meio dos anos noventa fazia frente a essas lojas! A cada porta era uma loja de CDs e vinis diferente e cheia de coisas boas, tanto é que os artistas que vinham de fora deliravam no lugar, Jello Biafra que o diga. Bons tempos que não voltam mais, hoje em dia a Galeria é pouco mais do que uma feirinha de roupas, apesar de ainda ter uma loja aqui e outra ali que realmente valem a pena.

    ResponderExcluir
  3. Sim...sobre a Galeria é verdade...perdeu muita força mesmo... ainda há grandes lojas...mas não como antes.... a melhor é a BARATOs e AFINS...que deveria mudar o nome pra CARISSIMOS e AFINS porque os preços praticados são absurdos

    ResponderExcluir
  4. É de pirar qualquer colecionador! 100.000 títulos! Uma coisa é uma loja virtual oferecer 1.000.000 de títulos numa página de internet, outra coisa é vc de frente para 100.000 cds e vinis e DVDs e sei lá mais o que...Mas deve ser a maior tortura entrar duro numa loja dessas...kkkkk---Luciano

    ResponderExcluir
  5. Essa matéria é espatacular! Queria fazer uma tour por essas lojas, seria inesquecível.

    Agora, duas perguntas:

    - alguém aqui já foi em alguma das lojas citadas no texto?

    - quais são, pra vocês, as melhores lojas de discos das suas cidades e do Brasil? Me ajudem nisso, vamos mapear as lojas interessantes que temos Brasil afora!

    Conto com a ajuda de todo mundo!

    ResponderExcluir
  6. Bom
    Minha cidade é Jundiaí...então não tem nenhuma loja muito boa não...algumas especializadas em Metal e Hard como a New Som... mas nada demais...
    Em São Paulo tem a Galeria e lojas como a Baratos e Afins, Aqualung , Zeigst e outras que devagar eu vou lembrando o nome que são muito boas....porem carissimas...vc nunca vera nestas lojas promoções como as da matéria...

    ResponderExcluir
  7. Bem, aqui em Hellcife, no centro, temos Vinyl Alternativo, Blackout Records, Flower Records e Abbey Road.

    São as maiores, mas seus dias de glória já se passaram. Infelizmente.

    Faz muito tempo que fui nestas lojas.

    Vou reservar um sábado para me atualizar.

    A Disco de Ouro ainda existe, mas praticamente só vende roupa e skate.

    Saudações,

    Izaias.

    ResponderExcluir
  8. Caramba para quem está começando a coleção de discos, que nem eu, essa lojas seriam o novo Valhalla.

    Aqui no Rio, sinceramente, conheço poucas boas lojas, mas tem a Darklands, a Headbanger e a Schareazea na Tijuca (Rua Conde de Bonfim). Todas são lojas razoáveis, mas muito caras, já que quase todos os produtos são importados do exterior. Além da Tijuca conheço a Moder Sound and Music em Ipanema (Rua Barata Ribeiro).

    Abraço para todos os colecionadores!

    ResponderExcluir
  9. Não quero morrer sem antes visitar algumas destas lojas. Simplesmente a Disneylândia de todos os colecionadores! Boa sacada de colocar esta matéria aqui. Massa demais.

    ResponderExcluir
  10. Aqui em BH tem a galeria do Rock, que hoje não fica atrás da galeria de Sampa pelo que eu vi dela quando a visitei no show do AC/DC em SP. Mas até o final da década de 90 existiam muitas lojas gigantes nas grandes capitais. Aqui em BH tinha a Hi-FI, Planet Music, infelizmente sumiram todas. A minha loja dos desejos hoje é a virtual cd point do Rio. Já enchi muito o bolso desses caras. Acredito que devam estar bastante ricos, parece que vendem muito Brasil afora!--Luciano

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha ver essas lojas. Chega a dar até uma dor no coração de não conhecer nenhuma dessas lojas, mas um dia, quem sabe né.
    Bom gente, eu sou de Campinas, 90km de São Paulo. As lojas de rock aqui já foram melhores e vêm perdendo força nos últimos anos. Ainda assim, tem algumas famosas pro pessoal aqui. Tem a Riva Rock Discos, Metal Mania, além de alguns sebos bem legais, onde sempre encontro e compro um material bacana, como o Sebo Casarão (o senhor que é dono desse sebo saca muito de música, o Giba, e o pessoal todo é muito gente boa) e o Sebo Iluminações.

    ResponderExcluir
  12. Interessante demais a matéria, todo mundo q coleciona certamente tem vontade de "garimpar" em alguma dessas da matéria.
    Gostaria de poder enviar o link da matéria por e-mail p/ alguns amigos, mas nao visualizei essa possibilidade.
    É possível e eu não vi??? ]
    Se ainda nao é possível, vai aí a sugestão, enviar links de posts em específico. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Master, basta clicar com o botão direito no título do post pra pegar o link.

    Tá aqui ele:

    http://collectorsroom.blogspot.com/2010/09/as-25-melhores-lojas-de-discos-dos.html

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  14. Bueno, lojas de discos tem varias q conheço, boas e ruins. Como minha especialidade é o vinil, vou focar mais nesa area, mas sempre q der falo sobre cds. Vamos por partes entao, começando pelo Brasil:

    Pelotas - a melhor disparada é a Woodstock. O Marquinho, vendedor, é um grande conhecedor de musica, principalmente jazz e progressivo "diferente". Otimos preços e vinis de otima qualidade. Organizada por estilos. CDs são poucos, mas com bons preços. Ele faz gravações de vinis raros para cd, com otima qualidade. Tem a Zé Carioca, mas dai é muito vinil para pouca organização. Preços variam bastane, mas vai muito no estilo "se é beatles ou stones, é caro, os demais são baratos".

    Porto Alegre - muitas opções. O melhor é na galeria chaves. Duas boas lojas (Tamba e Classic Rock), com bons atendentes e preços acessíveis e tambem organizadas por estilos, porem em ordem alfabetica dentro de cada estilo, o q ajuda bastante. Dependendo do dia sempre pinta uma raridade. A melhor mesmo é a Boca do Disco, do Getulio, localizada na Floriano. Organizada por estilo, em ordem alfabetica e um tanto quanto sujo. Só q muita gente nao curte a forma de atender do Getulio. Eu acho muito simples lidar com ele, mas enfim. Ainda tem o Ivan (na Floriano tb), as lojinhas da Borges e mais 3 ou 4 sebos pelo Bonfim, q sempre aparece raridade, mas q sao muito desorganizados.

    Florianopolis - O Sebo Ivete eu sempre tive sorte em achar raridades, mas tem q catar. A melhor é a Roots, mas nao curto os preços de la. Atendimento muito bom. Tem uma lojinha perto da figueira q achei umas coisas, mas nao sei se ainda existe

    Curitiba - muitas lojas, muitos preços, pouca organização. Nao gostei de nada por la, mas tb vi muito rapido.

    São Paulo - A galeria do rock tem varias lojas, mas acho o atendimento pessimo, com excessão das duas lojas do nei (seundo e terceiro andar, nao lembro o nome), onde eles atendem muito bem e tem bons preços. Organizada por estilo, sem uma ordem a seguir. A Baratos é um Paraiso, mas uma facada ao mesmo tempo. Vi discos la q custavam 100 reais, mas tu davas 5 passos e achava o mesmo por 5 na loja do lado. A galeria nova barao ta crescendo, e tem duas boas lojas no segundo andar q eu curti (nao lembro o nome, infelizmente). Tem uma loja no terceiro andar q a atendente eh um espetaculo, pena q ta sempre com cara de cu. Se acha uns vinis bons a preço de 20 reais mais ou menos, mas só pra ir ver a atendente ja vale a pena. No centro da Mooca tem um sebo gigantesco, com mais de 500 mil discos (segundo o funcionario), mas q eh muito mal organizada. Quem quiser se arriscar, da de ir la e ver se acha algo.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Seguindo depois da janta

    Rio de Janeiro - meu paraiso. Otimas lojas, otimos precos, atendimento impecavel. A melhor é a Tropicalia, do Marcio. Separada por estilos, em ordem alfabtica, atendimento de primeira, vc fica um dia inteiro ouvindo musica e compra muita coisa de vinil por preços q variam entre 5 e 100 reais dependendo da raridade. Sempre é um preço justo. Em copacabana tem a Baratos da Ribeiro, do Mauricio. Preços pouco mais caros, mas vinis impecaveis. O atendimento e muito om, e dependendo, vc leva um livro junto. Na Galeria da Siqueira Campos tem um sebao onde me encharco. Vinis com preços entre 1 e 10 reais, muito sujos, orgnizados por estilos e em ordem alfabetica, mas q fico nas duas lojas uma tarde e gasto uns 100 reais, saindo cheio de material q nao tenho. Antigamente tinha uma guria q atendia na loja principal q era um espetaculo (e uma anta ao mesmo tempo). Hj ela nao trabalha mais la. Na segunda loja, a atendente da um bom caldo e joga um charme q levanta ateh defunto. Ainda tem a Modern Sound, com preos altissimos, mas bem organizada, por estilos e em ordem alfabetica. Na Cinelandia tem a loja do Claudio, q agora nao sei como esta, mas antes dava pra achar umas raridades bem boas, e tem as feirinhas do lado da biblioteca municipal q sao um achado para MPB e Jazz. Para quem quiser pegar uma ceva ao mesmo tempo q ouve um som e bate um papo legal com o atendente, vai ou em Ipanema ou no Catete e ve a loja Sempre Musica. Organizada por estilos, em ordem alfabetica, e muito limpa. Da gosto de ir la. Preços entre 10 e 50 reais, mas vale a pena.

    Agora no estrangeiro

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas, Mairon.

    Deixa eu falar um pouco sobre as lojas de Floripa:

    - tem a Roots, que acho a melhor da cidade. Não acho os preços tão caros, mas não servem pra baratos. Tem muito material, predominantemente CDs, mas tem também uma boa quantidade de vinis, tanto usados quanto zerados. Na parte de vinis novos, tem vários lacrados e importados, a maioria picture e 180, de deixar qualquer um com água na boca. A parte de CDs é bem abrangente, com muito material de qualidade e edições especiais. Os preços variam de 20 a 100 reais geralmente nos CDs, sendo que os mais caros tem esse preço por serem edições especiais. Muitas camisetas e bastante bottons e outras coisas do gênero. O dono é muito gente boa, o Gota, assim com sua mulher, a Lilian. Vou direto lá, e sábado sempre bato ponto, geralmente com o Matias junto. Estando em Floripa e gostando de discos, a visita é obrigatória. Ah, fica na galeria ARS, na Felipe Schmitt, bem perto do Mercado Público - é bem fácil de achar;

    - perto da Praça da Figueira, que é um ponto turístico bem no centro de Floripa, existem vários sebos legais. O Sebo da Ivete que o Mairon falou deve ter umas três lojas ali, mas acho meio sujo. Tem o Seu Lira, que é um senhor que arma uma banca na praça e tem muitos vinis legais, principalmente jazz, geralmente importados e na faixa dos 20-30 reais. Nas ruas paralelas da praça, que são umas ruas estreitas e onde geralmente não passam carros, existem vários sebos, então recomendo uma caminhada por ali com tempo;

    - e, pra quem gosta de action figures, em uma dessas ruas estreitas ao lado da Praça da Figueira tem uma loja chamada Universo Colecionáveis só com action figures e quadrinhos, que é simplesmente sensacional! A grande maioria dos bonecos são de filmes e HQs, mas tem também alguns de música lá de babar.

    Era isso, abraço!

    ResponderExcluir
  18. Argentina - Buenos Aires - O paraiso dos bolhas esta na Corrientes. Muitas loas com preços variados. Prefiro a Galeria del Optico, onde tem 3 lojas com raridades em ordem alfabetica (todos os generos, a menos dos tangos e argentinos), otimo atendimento e com pagamento possivel de ser feito em peso, uma raridade nas demais lojas. A loja do Castro (a primeira na direita de quementra na galeria) tem uma porta repleta de vinis, e eh excelente. O atendimento eh muito bom. A ultima loja da galeria, a esquerda, tem muita rarida, com preços que variam entre 15 e 200 reais, dependendo da raridade, organizada por estilos em ordem aleatoria. No mercado de San Telmo tem duas lojinhas q vendem vinis muito baratos, mas sao sujos e em ordem aleatoria. Com paciencia eh possivel arrecadar um la maquina de hacer pajaros ou algo do genero por 10 pesos (5 reais)

    Chile - Santiago - sem sombra de duvidas as duas lojas da Funtracks são as melhores. Somente vinis novos, 180 gramas, com preços entre 30 e 80 reais. Excelente. Atendimento otimo (principalmente na loja do norte) e sempre tem desconto. Organizada por estilos e em ordem aleatoria. Na volta do Funicular tem varios sebos, mas com organizacao precaria e qualidade muita ruim, alem dos precos fracos

    Chile - Vina del Mar - tem somente uma loja, q nao lembro o nome, mas localizada na divisa da zona norte e da zona sul. Atendimento bom, apesar do dono insistir em falar ingles tosco, mas passa. Discos separados em estilo, em ordem aleatoria, condições regulares, nao muito boas, nao muito ruins.

    ResponderExcluir
  19. França - Paris - muito bom para achar material raro dos anos 80. Depeche Mode, New Order, Joy Division, entre outros, eh uma fartura, e muito barato. Rock frances tb eh facil de achar (apesar de nao ser algo q eu curta). Para quem estiver na catedral de Notre Dame, vire-se de costas para a entrada principal e atravesse o Sena à esquerda na segunda rua, ou seja, entre no continente onde esta a Torre Eiffel. Tem varios sebos nas primeiras ruas que vc ve, e principalmente na avenida principal q vai na direção torre eiffel - notre dame. Eh incrivel. Vc ve de tudo. Cds raros, livros e muito, mas muito vinil. Dependendo da loja, o vinil eh muito sujo, e a organizacao pessima (assim como o atendimento). Geralmente organizadas por ordem alfabetica do sobrenome (tipo Dylan, Doobie Brothers, Doors, Donovan estao todos no mesmo lugar, ou Bowie, Black Sabbath, Bad Company, ...). A Crocodile foi a mais interessante. Vinis novos e usados, com otima qualidade, organizadas em ordem alfabetica inicial e por estilo, com um bom atendimento e preços modesto(entre 5 e 50 euros). Se quiser tb da pra procurar nos sebos em volta da Sacre le Croeur, perto da Mouly Rouge, mas tem q ter cuidado, pois a regiao alem de perigosa, tem vendedores metidos a espertos. Se ratear, paga soh pela informacao, entao, pay attention

    ResponderExcluir
  20. Mairon, cidadão do mundo! Muito massa as dicas!!!

    ResponderExcluir
  21. Itália - Roma - Bom. As melhores lojas são as modernas. Tem 3 lojas Feltrinelli (pelo menos as q eu encontrei): uma na praca da republica, uma na Vittorio Emmanuele em frente a Praca Argentina e uma na galeria da Via del Corso. Essa Feltrinelli eh tipo uma saraiva. Uma caralhada de livros e cds q nao para mais, com um detalhe, atendimento pessimo. Nao tem ninguem para te ajudar e tao pouco para informar sobre determinada banda. Porem, os precos de cds "velhos" sao bons (5 - 10 euros) enquanto lancamentos vai a 20 euros (comparado com o lancamento no Brasil q eh de 50 reais, para quem recebe em euro eh barato). vale a pena olhar as promoções dos cds q eles fazem, pois sempre cai coisa boa, tipo Purple, Bowie, ... Tradicionalmente tem o DISCO DA SEMANA, onde colocam um cd em preço a 3.99. Nas duas semanas q fiquei em Roma vi o Paranoid e o Lock Up The Wolves, algo q nao se encontra. Cds separados por genero (dificl de compreender no inicio, mas depois passa) e por bandas dentro do genero. LPs somente 180 gr lacrados, com precos sempre em 20 euros (40 para duplo eassim por diante), organizados em ordem alfabetica de sobrenome (como explicado antes). Ainda tem as lojas Ricordi da Via del Corso e da Piazza Venezia. Muito parecida com a Feltrinelli, mas com um atendimento um pouco melhor. Ah, na Feltrinelli da Via del Corso da pra ouvir um jazz tomando cafe q eh muito bom (jazz de banda mesmo, nao o CD). Essa Feltrinelli tb tem na estacao de Napoli. Tem dois sebos que encontrei em Roma q sao meia boca. Um eh na Vittorio Emmanuele, proximo ao Vaticano, que tem muito livro e fotos antigas. Discos em estado regular, com precos entre 3 e 30 euros. Se vc pegar o dono (um gordao) nao tem desconto, e o cara eh um cavalo, falando ingles parco. Se pegar a esposa dele (uma linda italiana q faz suar soh de olhar) pega um bom deconto, mas ela soh fala italiano. Vale a pena o acervo de compactos, espetacular. Raridades q nao se acaba mais, perdi horas olhando eles, mas com preco bem salgado (20 - 30 euros). Os discos sao sujos, mas da de achar raridades com bootlegs dos beatles e do floyd por 20 euros. Na Tiburiana, um km do termini, tem outro sebao meia boca, com muito vinil e livro, com um atendimento ateh q carinhoso do senhor da loja, mas nao tem muita coisa boa de forma geral. Discos limpos, precos entre 1e 50 euros, mas com bastante material q se encontra no brasil.

    ResponderExcluir
  22. Encerrando, tenho q ressaltar q perdi horas olhando para a italiana esposa do marido da loja, hehehe.

    Grecia - Atenas. Demorei, demorei muito, mas encontrei a melhor loja de todas as q eu conheço. Chama-se Zacarias, e localiza-se no mercado das pulgas, bem proço a estacao monastiraki. Um espetaculo. Dividida em dois ambientes, um eh dedicado ao vinil e ao compacto. Ambos sao separados por bandas. Entao, se vc quer A/DC, va na prateleira AC/DC. Se quer Deep Purple, va na prateleira Deep Purple. E assim por diante. Detalhe: dentro da prateleira Deep Purple vai ter Whitesnake, Trapeze, Tommy Bolin, ... O legal eh que na prateleira James Gang tb vai ter Tommy Bolin, ou seja, vc vai sempre ver a banda principal q o instrumentista tocou e alguns albuns ligados a ele. Vi muito material q jamais pensei encontrar, como Esperanto, o original do 666, e varias raridades q somente quem vai la encontra. Compactos pra cacete. Tem coisa q nem sabia q existia. Zappa ocupa tres prateleiras por exemplo. Rock gego eh farto, uma sessao somente para issoo, asim como punk e jazz rego. Eles difundem bem o som deles. Segue no proximo

    ResponderExcluir
  23. Sao tres atendentes, um falando um ingels parco e dois falando apenas grego. Mas muito prestativos. Se vc se vira no grego, sai tranquilo (como foi meu caso) e ainda pega um baita desconto. Foi a unica loja na europa q aceitou cartao de credito (ha menos das gandes da Italia). Vc ouve o q vc quiser, e nao paa por isso. Passa o dia la (apesar de eu ter passado menos de uma hora) e ja fica amigo da gurizada. A movimentacao dentro da loja eh intensa. Gente saindo e entrando a todo momento com um vinil debaixo do braco. Preco variando entre 1 e 400 euros (o 666 original estava 280 euros para ter uma ideia). Isso apenas no ambiente vinilico

    ResponderExcluir
  24. No ambiente do cd, a variedade eh enorme. Desde musica classica grega ateh lancamentos. Precos otimos, entre 1 e 30 euros. Existe uma pequena sessao de dvds, que variam de 10 centavos de euros a 20 euros o lancamento. Um espetaculo. Sao apenas dois atendentes, q falam um bom ingles, dai vc nao sofre tanto. O atendimento ainda eh excelente, e a divisao eh por bandas, como antes. OTIMO!! cds limpos (assim como os vinis), vasto repertorio e principalmente, a vontade nao sair da loja (o q eh dificil, ja q atenas eh um espetaculo por si soh). Quem estiver em atenas, procure esas lojas. Avancando dentro do mercado das pulgas vc vai encontrar muito ambulante vendendo vinil, em estado horroroso e com precos entre 5 e 40 euros. Nao vale a pena, pois se encontra muita porcaria e os discos sao muito sujos, mas, se quiser arriscar, tente. Livros e dvds sao fartos tb. Se encontra originais gregos de shakeaspeare por 10 euros (!!!!). eu arrebatei muita coisa na zacarias, e aguei 80 euros no final, sendo q o total original era 102 euros. Um espetaculo!!!


    Espero ter colaborado, e talvesz tenha esquecido alguma loja, mas enfim, agora, voltando ao Brasil, espero ter tempo para retornar a leitura diaria do blog

    Abracos

    ResponderExcluir
  25. Mairon, e a Stoned Discos em Porto Alegre, não vale a pena? E aqueles sebos embaixo do viaduto da Borges, como andam?

    Ótimas dicas, valeu.

    ResponderExcluir
  26. Entao cadao, a stoned eh a do ivan q eu citei. Precos modicos, com algumas coisas estranhas, como cds e dds piratas custando o preco de um original. As lojas da bborges as vezes pinta raro, mas eu enchi o saco de catar coisas por la. O q eu queria nao tava la e sim no ebay, infelizmente eh uma constatacao q eu fiz. Das diversas multisom q existiam no centro, varias fecharam e restou apenas uma. Essas lojas da borges tem q ter paciencia e boa vontade, pois eh muito mal organizado e sujo. Na frente da rodoviara tem um seo gigantesco q tem muita coisa, alem de uma atendentente mais q gostosa. Com paciencia se acha algo tb. Esqueci o muse do disco, uma paulada com atendimento pessimo, emfrente a rodoviaria tb,. Discos absurdamente caros, nao vale a pena. Na rua Garibaldi tem a loja do Rogerio (esqueci o nome, acho q eh toca do disco), onde da de achar material a preoco razoavel, mas q se catar um pouco ou esperar, baixa o preco
    Era isso. Em poa, o ideal eh mesmo a galeria chaves (tamba - Edson, Classic Rock - Luis) ou a boca do disco do Getulio

    ResponderExcluir
  27. tem q se ressaçtar q todo ultimo fim de seman do mes tem a feira do vinil no mercado publico de porto alegre, onde se acha muita coisa boa a precos modicos

    no rio, a feira de sao cristovao (o chapelao nordestino) tbo oferece vinis a precos modicos, mas com qualidade aixa (sujos e arranhados)

    ResponderExcluir
  28. Mairon, a loja do Rogério na Garibaldi é a Toca do Disco sim, já fui lá algumas vezes, mas faz séculos que não vou a Porto Alegre. Tenho que ir aí visitar o meu irmão.

    ResponderExcluir
  29. E o povo de São Paulo, não vai dar umas dicas aqui?

    ResponderExcluir
  30. Eu adoraria ajudar mais...mas como disse a minha cidade (Jundiaí) não é muito rica nestas coisas...muito pelo contrario...os poucos sebos que tem estão fechando um atras do outro...também...uma cidade que tem apenas uma livraria vc vai esperar oque !!!!?????? Pra Grande São Paulo eu quase não vou...então quando vou até lá acabo indo pra Galeria do Rock e garimpando praticamente em todas as lojas... que já não são tantas... eu tenho o nome de algumas nas sacolinhas que vem juntos com os CDs.... mas como fico em Barão Geraldo durante a semana (Campinas)não vou ter o nome delas agora...então semana que vem eu ponho...uma loja muito boa que lembrei agora...mas é bem cara é a LONDON CALLING...esta tem página na internet que vale a pena ser visitada...

    Abraços
    Fábio

    ResponderExcluir
  31. Segue o link

    http://www.londoncalling.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Uma loja que frequento na area de Dallas, TX, nao apareceu nessa lista, chama-se Forever Young, eh gigantona, tem de tudo, so acho os CDs com preco meio salgados.

    http://www.foreveryoungrecords.com/index.php

    Aqui tem uma foto do interior da mesma

    http://media.dallasobserver.com/1666426.28.jpg

    ResponderExcluir
  33. Zeca, valeu pelo comentário. Talvez o fato de o preço não ser muito amigável tenha pesado na hora do pessoal da Rolling Stone decidir entre deixar a Forever Young dentro ou fora da lista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. olá, pra quem pretende dar uma passada em BH e se interessa por música rock em vinil, pode procurar: música rara, rua são paulo, centro, fone 31 3222 1164; digitraxx, galeria mix shopping, rua são paulo, centro, fone 31 3224 5280; mandrágorah, av andradas, centro, fone 31 3224 3208; all wave, galeria do rock, pç sete, centro, fone 31 3212 5295; point rock, galeria do rock, pç sete, centro, fone 31 3201 9847. o restante, infelizmente ficou guardado na memória: pop rock (década de 70), câmbio negro (década de 80), cogumelo (heavy metal)... abs, hermes - bh

    ResponderExcluir
  35. ehehehe
    Lembrando desta matéria e dos comentários...pelo jeito um dos piores lugares do mundo pra se comprar discos e CDS é o Brasil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.