Deep Purple ganha documentário sobre a fase com Tommy Bolin


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

O Deep Purple é uma das bandas mais importantes, influentes e idolatradas da história da música pesada. Ao lado do Black Sabbath e do Led Zeppelin, o grupo foi fundamental para o surgimento do heavy metal, e gravou em sua carreira discos clássicos do gênero, como In Rock (1971), Machine Head (1972), Burn (1974) e Stormbringer (1974), isso sem falar no antológico duplo ao vivo Made in Japan (1972), considerado por muitos como o melhor álbum ao vivo da história.


Mas algo que vem crescendo bastante nos últimos anos é o culto ao derradeiro capítulo da primeira fase da carreira do Purple, a chamada MK IV. Após a saída de Ritchie Blackmore depois do lançamento de
Stormbringer, a banda chamou o jovem e talentoso Tommy Bolin para assumir o posto. O resultado foi o álbum Come Taste the Band, lançado em 10 de outubro de 1975. Esse disco apresentou um novo Deep Purple para o público e, apesar de enfrentar uma certa resistência dos fãs mais tradicionais no início, hoje ostenta o status de cult.

Particularmente, gosto muito de Come Taste the Band, pois na minha opinião Tommy Bolin deu uma nova cara para o som do Purple, adicionando ainda mais groove na música do grupo. São deste disco duas das minhas faixas favoritas da banda: “You Keep on Moving” e “Gettin´ Tighter”.


Mas o que tinha tudo para ser um novo capítulo na história do conjunto revelou-se um pesadelo. Bolin e Glenn Hughes, turbinados por doses cavalares de drogas, se aproximaram e formaram uma divisão própria dentro da banda, minando a sua relação com os demais integrantes – David Coverdale, Jon Lord e Ian Paice. O ápice desse processo ocorreu em 15 de março de 1976, após um show do Purple em Liverpool. Depois da apresentação, Coverdale chamou Lord e confidenciou que não havia mais clima para ele continuar na banda. Lord respondeu que não havia mais uma banda, e que não havia porque continuar. Era o fim do Deep Purple, que só voltaria a se reunir oito anos depois, com a clássica formação que gravou
Machine Head, para o lançamento do álbum Perfect Strangers, em 1984, mas isso é assunto para outro dia.

Toda essa conturbada fase irá ganhar um documentário que promete ser muito interessante. Previsto para sair em dezembro de 2010,
Gettin´ Tighter: The Story of MK IV terá 70 minutos de duração e trará entrevistas com os integrantes gravadas na época e nos dias atuais, além da inclusão do vídeo Deep Purple Rises Over Japan, com a performance da banda em Tóquio em 1975 e que já havia ganhado uma versão em VHS alguns anos atrás.

Gettin´ Tighter: The Story of MK IV ganhara versões em DVD e blu-ray, e é uma ótima pedida para quem quer conhecer mais sobre um dos capítulos mais nebulosos de uma das maiores bandas de todos os tempos.

Para matar a curiosidade, assistam abaixo o trailer do filme:


Comentários

  1. Muito legal. Como foi comentado em uma resenha de um DVD do Purple, a banda merece um documentário bem feito...

    ResponderExcluir
  2. Espero que essa onda de documentários com qualidade venha cada vez com mais força para tornar obsoletas as muitas patacoadas já lançadas por aí, cheias de informações desencontradas, de fontes duvidosas e com as mesmas imagens de sempre...

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Mal posso esperar. Esse é um daqueles momentos que passa rápido mas deixa uma curiosidade imensa em quem não viveu a época. Pena que, aparentemente, David Coverdale não deve se manifestar, exceto em entrevistas antigas.

    Aliás, só eu que acho o Eddie Van Halen dos primórdios parecido fisicamente com o Bolin?

    ResponderExcluir
  4. bah, com certeza será um documento indispensável na estante daqueles que gostam de conhecer mais à fundo a História do Rock.

    Realmente a faze com Tommy Bolin é pouco documentada, e há muitas informações falsas por aí...


    figurinhasdorock.blogspot

    abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.