Discos Esquecidos: Pluto - Pluto (1971)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room


O Pluto foi um grupo londrino de hard rock formado pelo guitarrista Paul Gardner em 1970. Gardner encontrou o parceiro ideal no também guitarrista Alan Warner. Completavam a banda o baixista Mick Worth e o batera Derek Jervis (ex-Mighty Joe Young). O nome do grupo foi inspirado no simpático cão companheiro de Mickey Mouse.

Paul Gardner e Alan Warner eram as figuras centrais e usinas criativas do Pluto. Ambos tinham larga experiência na cena musical inglesa dos anos sessenta. Gardner era um bem cotado músico de estúdio, e teve passagens por grupos como Dry Ice, Cochise, Skin Alley, High Tide e Tress. Já Warner, além de ter construído uma excelente reputação como session man, tocou com bandas como The Foundations, The Trekkers, The Dwellers, Leesiders Sect e The Ramong.


O primeiro e único disco do grupo, lançado em 1971, ganhou status de cult com o passar dos anos. Executando um hard rock focado nas guitarras, com grandes melodias, criativas passagens instrumentais e interessantes linhas vocais, o som do Pluto cativa quase que instantaneamente. Influências de Pete Townshend são sentidas nas bases e riffs de Gardner e Warner, enquanto a competente cozinha de Worth e Jervis forma uma base sólida e segura. Entre as faixas, destaques para a abertura com "Grossfire", a excelente "Down and Out", "Road to Glory", "Stealing My Thunder", "Mister Westwood", "Rag a Bone Joe" e o encerramento com "I Really Want It".

A versão lançada pela gravadora japonesa Strange Days em 2007 (Cat# POCE 1052), em uma linda embalagem paper sleeve (conhecido no Brasil como mini LP), traz duas faixas extras: "Something That You Loved", b-side do single "I Really Want It", e uma versão alternativa para "Rag a Bone Joe".


Há também uma versão do disco chamada
Pluto Plus, lançada em 1989 em vinil pela gravadora inglesa See for Miles (Cat# SEE 265). Esse versão tem uma capa diferente e inclui duas faixas bônus, “I Really Want It” e “Something that You Loved”.

Além desse único álbum, a discografia do Pluto é completada por três singles: "Rag a Bone Joe / Stealing My Thunder" (Dawn, Cat# DNS 1017), lançado em 1971; "I Really Want It / Something that You Loved" (Dawn, Cat# DNS 1026), de 1972; e "Mockingbird Hill / Pluto´s Theme" (Warner, Cat# K 16311), de 1973. Tanto o álbum quanto os singles são extremamente difíceis de serem encontrados em suas versões originais, principalmente o terceiro compacto, que traz duas faixas que não constam no disco e nem nos relançamentos em CD.

Para quem quiser mais informações sobre a banda, vale uma visita ao
site oficial dos caras.


Faixas:
1. Grossfire – 3:15
2. And My Old Rocking Horse – 3:52
3. Down And Out – 3:09
4. She’s Innocent – 3:34
5. Road To Glory – 4:24
6. Stealing My Thunder – 3:29
7. Beauty Queen – 3:34
8. Mister Westwood – 4:39
9. Rag a Bone Joe – 2:52
10. Bare Lady – 4:07
11. I Really Want It – 2:53

Comentários

  1. Leandro, esse disco vale muito a pena mesmo. Recomendo a todos que busquem pelo álbum e o escutem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Editores,

    Tenho um CD esquecido do John Fogerty fundador do Creedence Clearwater Revival, lançado em 1976 o CD Hoodoo, não mencionado na discografia oficial, ele existe e eu tenho.

    Abraços

    Valter Gaia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.