Lançamentos interessantes pra quem gosta de jazz


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Estão chegando nas lojas vários lançamentos bem interessantes para quem gosta de jazz. Tratam-se de registros históricos de momentos marcantes de alguns dos maiores ícones do gênero, sendo que muitos deles nunca haviam sido lançados anteriormente.

Se você é um colecionador do estilo, ou se interessa por música de qualidade, confira abaixo:

Bill Evans – Live in Koblenz 1979

Dois discos com performances totalmente inéditas de uma das últimas apresentações do lendário Bill Evans Trio – Evans no piano, Marc Johnson no baixo e Joe Barbera na bateria. Gravado no período em que Bill Evans já estava afundado em drogas e álcool, vícios que o levariam à morte em 15 de setembro de 1980. O CD duplo inclui um encarte de doze páginas.

Dave Brubeck Quartet – Live in Portland 1959

Show inédito de um dos maiores grupos da história do jazz em seu auge. Com a formação Dave Brubeck (pano), Paul Desmond (sax), Gene Wright (baixo) e Joe Morello (bateria), a apresentação ocorreu em abril de 1959, antes do lançamento do álbum
Time Out (1959), um dos discos mais vendidos da história do jazz. Inclui encarte de oito páginas e a única versão conhecida para “When the Saints Go Marchin In” com esse line-up.

John Coltrane Quartet – The Complete 1962 Copenhagen Concert

Edição limitada com o raro concerto realizado pelo quarteto de John Coltrane em Copenhagen, em 22 de novembro de 1962 – não confundir com os shows de 1961 e 1963, já lançados em CD. Dois discos com o line-up Coltrane (sax), McCoy Tyner (piano), Jimmy Garrison (baixo) e Elvin Jones (baixo), com ótima qualidade sonora e uma excelente versão de “Bye Bye Blackbird”

Eric Dolphy – The Complete Last Recordings in Hilversum & Paris 1964

Edição limitada com os todas as gravações européias realizadas por Dolphy entre maio e junho de 1964. Inclui um livreto com dezesseis páginas repleto de textos, fotos raras e memorabilia sobre o período.

Ornette Coleman Quartet – Reunion 1990

Lançado pela primeira vez oficialmente, traz o encontro do quarteto original de Ornette Coleman, em 1990. O show aconteceu na cidade de Reggio Emilia, na Itália, trinta anos depois da gravação do primeiro álbum que Colem
an, Don Cherry, Charlie Haden e Billu Higgins fizeram juntos, o clássico Shape of Jazz to Come, de 1959.

Comentários

  1. Salve Ricardo!

    Parecem ser ótimos discos, valeu as dicas!

    Muito me agradou o fato de ter variado no estilo musical aqui no blog, espero que muitos outros artigos, principalmente sobre jazz deem o ar da graça nesse seu ótimo blog!

    Aproveito para pedir sua opinião sobre o programa 9 (temático) da rádio Polaina sobre os Heróis do Metal. Uma opinião gabaritada como a sua seria muito bem-vinda.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Ricardo!
    Só lançamentos de primeira. Incrível como alguns registros realmente históricos ficaram todo esse tempo sem serem lançados. Você sabe se haverão edições nacionais dos referidos álbuns?
    No mais, a Collector's está bacana como sempre, e assim como o colega acima, espero sempre ver a diversidade dos bons sons por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Lucas, valeu pelo comentários. E não sei se esses discos saem por aqui não. Torço para que eles ganhem versões nacionais, mas não sei se ganharão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.