Collector´s Room: dois anos de histórias e muitas conquistas


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Hoje, dia 12 de outubro, o site da
Collector´s Room comemora dois anos. Se contarmos desde o surgimento da coluna no Whiplash, em setembro de 2005, já são cinco. Mas como o surgimento do site próprio da Collector´s marcou uma nova fase, independente e muito mais profissional, comemoramos nosso aniversário em pleno Dia das Crianças mesmo – o que não deixe de ser irônico, afinal é exatamente assim que nos sentimos, como crianças, ao entrar em uma loja repleta de discos.

Com muito trabalho, paixão e dedicação, construímos um site que hoje possui um conteúdo abrangente e de ótima qualidade. Tijolinho por tijolinho, texto por texto, a
Collector´s foi conquistando mais e mais leitores, solidificando a sua reputação como um dos melhores blogs de música do Brasil.

Pessoalmente, me sinto muito satisfeito ao ver que o trabalho que iniciei ganhou tanta força e repercussão. Quando decidi criar a
Collector´s Room, o motivo para isso foi que queria ler matérias com colecionadores de discos, e como não as encontrava disponíveis resolvi eu mesmo produzi-las. Para minha surpresa, muitas pessoas se identificaram com a coluna, e isso só fez a Collector´s crescer mais e mais, até o surgimento do nosso site próprio.

Além disso, a
Collector´s surgiu em uma época em que as gravadoras começaram a perceber que o consumidor de música havia mudado. O mercado hoje é muito diferente do que era antigamente. Hoje, o consumidor casual de música não compra mais discos – ele vai lá e baixa o que quer gratuitamente, e, quando cansa ou enjoa do que ouviu, simplesmente apaga o arquivo.

Quem ainda compra discos hoje em dia são os colecionadores, e as gravadoras finalmente começaram a perceber isso. Quem ainda compra discos hoje em dia quer um produto diferenciado, quer ser tratado com respeito, quer ter itens únicos em suas estantes. E, pouco a pouco, mais e mais selos estão percebendo essa nova realidade e trabalhando para lançar LPs, CDs e DVDs que conquistem os colecionadores não só pela música, mas pelo pacote completo. Hoje é comum chegar em uma loja e encontrar edições especiais repletas de faixas bônus e acabamento gráfico diferenciado, e a tendência é que isso se torne cada vez mais forte.

Hoje, a
Collector´s Room é um blog cooperativo, feito por várias cabeças pensantes. Ao meu lado, Ricardo Seelig, estão caras que entendem muito de música e são apaixonados por seus discos como Fernando Bueno, Maurício Rigotto, Marcos Garcia, Marco Antonio Gonçalves, Ronaldo Rodrigues, Tiago Rolim, Ugo Medeiros, Ale Cubas, Vitor Bemvindo, Rubens Leme da Costa, Bento Araújo, Ricardo Batalha e muitos outros.

A
Collector´s não só está se transformando em uma referência quando o assunto é música, como está sendo reconhecida por leitores, colecionadores, jornalistas e gravadoras como um site sério, inovador, criativo e competente, e tudo isso só foi possível pelo trabalho duro das pessoas citadas acima, pelos outros colaboradores que marcaram presença no site e, principalmente, por você aí do outro lado, que nos dá apoio acessando o blog todos os dias.

Ainda temos muito para melhorar, para crescer, para ir além, mas tudo isso virá na hora certa, devagar, de maneira sólida, como tem sido até aqui.

Nestes dois anos de blog publicamos
177 resenhas de Cds, 40 reviews de DVDs, 24 críticas de livros sobre música e 24 resenhas de shows – sendo que muitos deles de maneira exclusiva. Além disso, foram produzidos 128 textos sobre discos clássicos e fundamentais, e publicamos no site todas as edições da coluna Discoteca Básica da extinta revista Bizz, totalizando 215 resenhas.

As colunas fixas da
Collector´s, escritas por nossos colaboradores, conquistaram os leitores do site. Já foram ao ar 66 edições do Baú do Mairon, 27 do Castiga, 26 do Rigotto´s Room, 18 do Começando a Coleção, 14 do War Room e muitas outras.

Já realizamos
25 entrevistas com personalidades do meio musical, de músicos a críticos, levando a opinião de quem importa até os nossos leitores.

A razão de ser da
Collector´s, as entrevistas com colecionadores de discos na coluna Minha Coleção, motivo pelo qual o site nasceu, já conta com 39 edições desde que o site da Collector´s nasceu. Se contarmos as 55 entrevistas realizadas no tempo em que a Collector´s ia ao ar no Whiplash, já são 94 entrevistas!

Os dez artistas com maior número de matérias publicadas na
Collector´s nestes dois anos foram Iron Maiden (36 matérias), Beatles (27), AC/DC (26), Rolling Stones (22), Deep Purple (19), Miles Davis (18), Black Sabbath (18), Led Zeppelin (14), Eric Clapton (13) e Kiss (12).

Fechando, eu queria dizer que hoje a
Collector´s Room é parte importante do meu dia a dia, da minha vida, assim como espero que ela seja da vida de todos vocês. Muito obrigado pelo apoio, pelas colaborações, pela paciência e pela força que vocês deram ao site durante todo esse tempo, e espero tê-los ao meu lado, e ao lado da Collector´s Room e de todos que fazem o site com muito amor, paixão, dedicação e talento, por muitos e muitos anos.

Obrigado, viva a música e vamos nessa!


Comentários

  1. Grande Cadão! Meus parabéns, para ti e todos que te auxiliam diretamente! Sem dúvida, é um dos principais sites em língua portuguesa sobre música. Quem não entende isso é porque está por fora! Espero poder continuar acessando por mais dois, três, quatro, dez anos, no mínimo.

    ResponderExcluir
  2. Vlw Ricardo e integrantes! Tenho 17 anos e fiquei fascinado por música depois que comecei a acessar a collector's room. Graças a vocês comecei a colecionar cds. Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os envolvidos, em maior ou menor grau, pelo aniversário do site! São os primeiros de muitos que virão...

    Sinto muito orgulho em fazer parte da equipe de colaboradoes do Collector's, mas, mais do que isso, sinto orgulho e prazer em ser leitor assíduo desde os tempos do whiplash... e não irei "largar o osso" tão cedo, podem acreditar!

    E o domínio do mundo não há de tardar!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá camaradas, gostaria de parabenizar e agradecer a todos pelos excelentes momentos de leitura e diversão proporcionados pelo blog.

    Saudações,

    Izaias.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos os responsáveis pelo sucesso do Collector's Room, já se tornou uma referência no tema. Pra mim, um dado curioso a mais: o blog e eu fazemos aniversário no mesmo dia!

    ResponderExcluir
  6. E que venham muitos anos de Collector's pela rente

    Parabens!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Collectors´s Room!
    Minha leitura diária!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Quantas vezes eu já não entrei na internet só para acessar a CR. A gente até briga com os outros pelo blog.

    Essa galera da CR faz parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Cadão e a todos os colaboradores e leitores!

    Sou fã do Collector's Room desde que era uma coluna no Whiplash. O "Collector's" é um dos melhores sites sobre música e rock, não somente em nossa língua nativa, mas a nível mundial; e é feito por quem realmente é apaixonado por música. Acompanho sempre.

    Fico orgulhoso e envaidecido em ter o meu nome em seu rol de colaboradores e possuir a minha própria coluna no Collector's Room.

    Abração amigos! Que venham os próximos anos!

    ResponderExcluir
  10. Desde que eu li pela primeira vez,vi que vocês eram diferenciados,simplesmente apaixonados pela música e já entrou direto nos meus favoritos.È uma referência para mim.Long live Collector's Room!

    ResponderExcluir
  11. Sem sombra de dúvidas, o Collector's Room conseguiu uma credibilidade mais que merecida. Me orgulho de fazer parte desse time. Parabéns a todos, especialmente ao Cadão, um cara apaixonado por música e que soube entender desde o começo que, por mais que ainda se tenha muitos aventureiros, os blogs podem ser uma fonte fantástica de informação e interação quando bem utilizados. Que venham muitos e muitos anos pela frente!

    ResponderExcluir
  12. Parabens ao Seelig e a todos q fazem esse blog maravilhoso!E ja q eh o dia das criancas,nunca eh demais lembrar:rock n'rollers never get old!

    ResponderExcluir
  13. Valeu, people. E vamos em frente, sempre, devagar e com paixão. Muitas novidades vão pintar no blog, acho que você irão curtir.

    E o comentário do João Renato é importante porque mostra que um blog não precisa ser tosco e mal feito porque é um blog, muito pelo contrário. O mesmo vale para as demais mídias sociais: o segredo é saber usá-las.

    Abraço, e vamos nessa!

    ResponderExcluir
  14. Collectors, vc é show!
    Parabéns pra nós, pro Cadão e pra todos os meus colegas colaboradores!
    Abraços!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  15. Para mim é uma honra fazer pate do grupo de colaboradores da Collector's Room. Já era leitor a muito tempo antes disso e sempre achei que o conteúdo excelente.

    ResponderExcluir
  16. Que belo texto Cadão. Fico feliz de fazer parte da historia do CR, mesmo estando um pouco afastado nos ultimos meses. Que o site cresca cada vez, e possamos dominar o mundo conforme planejado, hehe

    forte abraço e parabéns à todos nós!

    ResponderExcluir
  17. E ja ia esquecendo, muitos anos de vida para o blog tb!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Realmente só tem fera na collectors. O whiplash era um site que achava que tinha um bom padrão para tratar sobre Rock And Roll, mas hoje em dia funciona como um jornal cultural de shows e eventos para mim. Quando o assunto é conhecer coisas interessantes venho para cá! Que venham textos e mais textos das novidades e de coisas longínquoas no tempo, pois como disse nosso amigo, que só complemento - nem nós Rock And Rollers como o nosso Rock And Roll never get old!--Luciano

    ResponderExcluir
  20. Diogo Maia de Carvalho13 de outubro de 2010 às 22:15

    Parabéns pelo blog Ricardo! Desde a época do Whiplash eu sou aficionado por ele! Não passo um dia sem acessa-lo!

    Abraços de Belo Horizonte!

    ResponderExcluir
  21. Como disse o Daniel acima, VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!!
    Fico feliz de poder fazer parte desta bela história chamada Collector's Room. Muito feliz mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns para o blog, para os colaboradores, para os leitores, enfim para todas as pessoas envolvidas. As leituras por aqui sempre são agradáveis.
    e Vamos dominar o mundo!!!
    Abraços
    Thiago

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.