Hypnosia - Extreme Hatred (2000)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****

O Hypnosia foi um grupo sueco formado na cidade de Växlö em 1995. A banda ficou na ativa até 2002, e nesse período lançou apenas um EP (Violent Intensity, 1999) e um álbum full-lenght. Extreme Hatred, o tal disco, é apontado em diversos sites e revistas como uma jóia perdida do thrash metal, e, para alegria dos bangers brasileiros, acaba de ganhar uma edição nacional recheada de faixas bônus a cargo da sempre competente Kill Again Records.

O culto ao álbum se justifica. Suas faixas apresentam um thrash metal bastante agressivo, que dosa na medida certa influências tanto das cenas norte-americana quanto da européia (notadamente o Kreator). Além disso, o som dos caras apresenta um certo tempero black metal, um pouco pelo timbre do vocalista e guitarrista Mikael “Cab” Castervall mas, principalmente, pela adição muito bem vinda daqueles riffs típicos do black metal norueguês do início da década de noventa.


A faixa-título abre o play com ótimas mudanças de andamento. “Circle of the Flesh” vem a seguir com um clima meio Slayer e boas melodias – uma grande faixa, uma das melhores do disco. A qualidade se mantém lá em cima com “The Last Remains”, “Operation Clean-Sweep” (com uma abertura que é puro Metallica dos primeiros anos) e a mais cadenciada e excelente “Comatose”.

“Act of Lunacy” transita com absoluta maestria por trechos ora mais rápidos, ora mais lentos. Já a instrumental “Gates of Cirith Ungol” tem um começo cadenciado que evolui para intrincadas passagens mais aceleradas, e o resultado final é não menos que empolgante!

A influência do black metal norueguês aparece com força total em “Hang 'em High”, que alterna riffs de guitarra puramente thrash com outros na melhores escola norueguesa. O vocal dessa faixa reforça esse aspecto, soando bem na linha dos pioneiros do metal extremo escandinavo.

A edição lançada no Brasil pela Kill Again tem sete faixas bônus. Seis delas foram lançadas anteriormente no EP Violent Intensity e seguem a linha das presentes do álbum principal, porém são composições um pouco mais agressivas, característica essa que fica ainda mais evidente devida à produção do EP, que é mais crua, na cara. Completando o pacote foi incluído também o cover de “My Belief”, do Possessed.

Extreme Hatred é um álbum sólido e consistente. Suas faixas empolgam com facilidade qualquer fã de thrash metal. Enfim, um item classudo para qualquer coleção de heavy metal que se preze. Ouça e comprove!

Para comprar esse e outros itens da Kill Again Records, acesse o site da gravadora.


Faixas:
1.Extreme Hatred
2.Circle of the Flesh
3.The Last Remains
4.Operation Clean-Sweep
5.Comatose
6.Act of Lunacy
7.Gates of Cirith Ungol
8.My Belief
9.Hang 'Em High
10.Traumatic Suffering
11.Funeral Cross
12.Haunting Death
13.Undead
14.Perpetual Dormancy
15.Mental Terror
16.The Storms

Comentários