Morre Solomon Burke


Por João Renato Alves
Jornalista e Colecionador
Collector´s Room

O soul está de luto. O artista conhecido como The King of Rock ‘N Soul ou Big Soul faleceu neste domingo, informou uma fonte do aeroporto de Amsterdã-Schiphol, onde o avião que o trazia de Los Angeles aterrissou de manhã. O cantor americano Solomon Burke é um dos ídolos de Nick Hornby, autor do livro Alta Fidelidade, que também rendeu um bom filme. Não bastasse o estrelato na ficção, Burke ainda era um dos últimos grandes nomes atuantes da era de ouro do soul.

Sobre sua morte, suspeita-se que ele tenha tido um ataque cardíaco ainda dentro da aeronave. Solomon Burke estava em uma tour pela Europa, e por isso tinha viajado à Holanda para participar de um show, que aconteceria na próxima terça terça-feira.

Nascido em 21 de março de 1940 na Filadélfia (EUA), assim como vários cantores de soul, começou sua carreira no meio gospel. Foi pregador (trabalhando ao lado de Martin Luther King), e em pouco tempo passou a catequizar seu público em uma rádio gospel. Ao assinar com a Atlantic Records no ínicio dos anos 1960 - gravadora especializada em r&B, rock’n roll e jazz - Burke deu o pontapé inícial à sua carreira.

Além de fazer seus próprios álbuns, tornou-se um compositor requisitado - de Otis Reding aos Rolling Stones, muitos artistas revisitaram seus temas. Um dos maiores sucessos de Burke foi "Everybody Needs Somebody to Love", tema que ficou mundialmente conhecido através do filme Os Irmãos Caras-de-Pau (The Blues Brothers, 1980) de John Landis.

Seu maior mérito artístico foi ter sido o cara que introduziu gospel no gênero, ou seja, foi um dos responsáveis pela união promíscua entre a música negra religiosa e a sexualidade do soul.

Comentários