Perpetual Dreams - The Eternal Riddle (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

Terceiro álbum do Perpetual Dreams, The Eternal Riddle mostra a banda catarinense trilhando caminhos até então inéditos em sua carreira. Ao contrário do trabalho anterior, Arena (2005), que apresentava uma sonoridade bastante influenciada pelo Rainbow, o novo disco tem um revigorante acento hard rock que caiu como uma luva na música do grupo.

Liderado pelo ótimo guitarrista Deny Bonfante, o Perpetual Dreams mostra maturidade de sobra em seu novo álbum.“Hotter Than Fire” abre os trabalhos com um muito bem-vindo tempero setentista. A excelente “Broken Mirros” é um hard rock numa linha mais AOR, e trilha com maestria um caminho que pouquíssimas bandas brasileiras já se aventuraram.

“Strong Like a Storm” tem um riff inspirado e ótimo refrão, enquanto “Devil Woman” é outro momento alto do disco, um hardão bem oitentista com uma exemplar performance do vocalista Eduardo D´Ávila.

O clima AOR volta à ordem do dia em “Blood Diamond”, com solos de guitarra e passagens criativas do tecladista Jan Findeiss. O peso e o andamento quebrado chamam a atenção em “Under”, enquanto “Hold On” é uma balada tropical e refrescante, onde o guitarrista Deny Bonfante mais uma vez se destaca.

O álbum fecha com as duas partes de “Shine Your Pride”. A primeira, instrumental, introduz a segunda, com excelentes e pesadas guitarras que, turbinadas pelas ótimas linhas vocais e o arranjo bem elaborado - que apresenta uma indisfarçável influência prog - fecham o disco no mais alto nível.

Como ponto negativo, devo dizer que a produção, a cargo do próprio Deny Bonfante, ficou devendo um pouco e poderia ser melhor. Outro ponto discutível recai sobre o timbre dos teclados, ultrapassados e plastificados em certos momentos. Mas esses dois aspectos não comprometem a qualidade do trabalho.

Inegavelmente, The Eternal Riddle é um álbum muito bom, com algumas faixas excelentes – “Broken Mirrrors” e “Devil Woman” -, que atestam, mais uma vez, o talento do Perpetual Dreams. Sinceramente, tenho convicção de que se a banda estivesse em um grande centro como São Paulo e não escondida em Santa Catarina, o reconhecimento da mídia especializada em relação ao trabalho dos caras seria infinitamente maior.

Qualidade para isso o Perpetual Dreams já mostrou que tem de sobra!


Faixas:
1 Hotter Than Fire
2 Broken Mirrors
3 Strong Like a Storm
4 Between Lies and Truth
5 Devil Woman
6 Blood Diamond
7 Under
8 Hold On
9 Shine Your Pride - Part 1
10 Shine Your Pride - Part 2

Comentários