Sandália de Prata - Samba Pesado (2010)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****1/2

Uma das principais características de um colecionador é a curiosidade. Quem realmente ama a música está sempre atrás de novidades e não se contenta em ouvir apenas um gênero musical. É claro que cada pessoa tem as suas preferências – que, no meu caso, variam de tempos em tempos -, mas estar com a cabeça atenta ao que acontece na música de um modo geral é fundamental para entender como ela funciona e se tornar um ouvinte cada vez mais completo.

O parágrafo acima foi motivado pelo ótimo disco Samba Pesado, do grupo paulista Sandália de Prata, formado por Ully Costa (vocal), Sandro Lima (violão e guitarra), Dado Tristão (teclado), Marcelo Fernandes (saxofone), João Lenhari (trompete), Jorge Neto (trombone), Carlinhos “Creck” (baixo), Tito Amorim (percussão) e Paulinho Sorriso (bateria).

A sonoridade do Sandália de Prata vai do samba rock ao partido alto, do funk à gafieira. Capitaneadas pela bela voz da cantora Ully Costa, as composições apresentam uma sonoridade rica e arranjos de muito bom gosto, mostrando uma maturidade surpreendente para uma banda com tão pouco tempo de estrada.

A excelente “Reza Forte”, um samba pop com letra esperta e ótimas linhas vocais, abre o play com o pé direito. O partido alto “O Pescador” vem na sequência, mostrando toda a classe e malandragem do grupo, enquanto ótimos metais dão um colorido especial ao samba rock “Gildete”.

“Dida” vem repleta de um balanço maroto e vocais celestiais de Ully, além de um piano Rhodes muito bem encaixado por Dado Tristão. Os metais retomam o comando em “Samba Pesado”, que une samba e funk de maneira exemplar, bebendo direto da fonte dos melhores momentos de Maria Fumaça, clássico lançado pela Banda Black Rio em 1977. O clima de gafieira toma conta de “Sou do Samba”, enquanto a bela “Letícia” une amores platônicos desse e de outros mundos.

O álbum encerra com duas de suas melhores faixas. “Malandragem” joga em um mesmo caldeirão um samba de roda e vocais que beiram o rap, a cargo de Lino Krizz, que divide os holofotes com Ully. O encerramento, com a ótima “Sapato de Ouro”, é espetacular – tire as crianças da sala, afaste os móveis e caia no balanço!

Samba Pesado é um discaço e mostra uma banda com enorme talento, pronta – com todas as letras – para tocar, estourar e conquistar o Brasil de norte a sul.


Faixas:
1.Reza Forte
2.O Pescador
3.Gildete
4.Dida
5.Samba Pesado
6.Zumbi
7.Vou Mandar Pastar
8.Sou do Samba
9.Despertar
10.Letícia
11.Malandragem
12.Sapato de Ouro


Comentários