Afrociberdelia, clássico de Chico Science e Nação Zumbi, será relançado em vinil!


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Um dos discos mais originais e interessantes da história do pop e do rock brasileiro será relançado em vinil de 180 gramas! Afrociberdelia, segundo álbum de Chico Science e Nação Zumbi, lançado originalmente em 1996, volta às lojas em LP dentro da coleção Clássicos em Vinil, da Polysom. Um lançamento pra lá de elogiável, uma vez que, além da qualidade do álbum, sempre foi muito difícil encontrar a versão original de Afrociberdelia em LP.

A nova versão teve o áudio remasterizado a partir dos tapes originais, e o projeto gráfico da capa e encarte seguem o layout original. O disco chega ao mercado até o final desse ano.

Na minha opinião, Chico Science foi o último grande artista da música brasileira. Sua obra era genial, unindo o pop e o rock à música pernambucana com precisão cirúrgica. Afrociberdelia foi além do que Chico havia mostrado em seu primeiro álbum, o também clássico Da Lama ao Caos (1994), adicionando generosas doses de psicodelia no caldeirão sonoro que formava a sua música única. Sua morte, em 2 de fevereiro de 1997 em um acidente de carro, encerrou prematuramente uma carreira que tinha tudo para render muitos discos fundamentais, mas que, mesmo chegando ao fim de forma precoce, marcou definitivamente a música pop do nosso país.

A série Clássicos em Vinil também colocou outras bolachas na praça, com destaque para A Tábua de Esmeralda (1974) e África Brasil (1976), dois dos melhores discos de Jorge Ben. Os LPs estão sendo vendidos, em média, a 80 reais nas lojas.

Comentários

  1. Boa noticia ainda mais agora que estou planejando(finalmente),
    comprar um som decente que toque vinil. Com certeza esta será uma das minhas 1ªs compras. Acho este dsico fenomenal. De cabo a rabo é perfeito e é uma pena que ele tenha morrido cedo e deixado um legado tão curto. Mas mesmo assim indispensável para a música brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Tiago, Afrociberdelia é o meu disco preferido do Chico. Ouço até hoje, regularmente, e acho um álbum genial.

    ResponderExcluir
  3. Chico Science era gênio, ótimo músico e letrista! Mas eu acho que prefiro o Da Lama ao Caos. Mas é muito difícil decidir por um.. Duas obras primas!

    ResponderExcluir
  4. Quando esses discos baixarem pra 50 reais (preço mais justo) comprarei

    ResponderExcluir
  5. è dificl mesmo decidir entre as duas, mas ainda acho que o afrociberdelia leva um pouco de vantagem pela produção, que é infinitamente melhor. Mas o maior clássico de Chico eu acho que é "Da Lama Ao Caos" do 1º.

    ResponderExcluir
  6. Eu nasci dois anos após o lançamento de Da Lama Ao Caos e no ano de Afrociberdelia. O que eu mais ouvia quando pequeno era esses dois discos.
    Nunca vi ninguem aqui em Recife que não goste de Chico Science, todo recifense que se preze tem algum cd, pelo menos pirata. Tenho os dois primeiros discos em cd que foram passados do meu pai,e tenho muito apego por eles.


    Esse ano a nação zumbi fez um show gratuito no marco zero em que tocou, na íntegra, o da lama ao caos e uma parte do afrociberdelia. Fiquei impressionando como o público sabia todas as letras e pulava nos riffs e refrões de todas as músicas. Foi sensacional

    Ah, também teve a participação de Herbert Vianna!

    A um tempo atrás, vi numa carrocinha de cd´s e dvd´s piratas um DVD da Nação com Chico à venda. Achei estranho porque ouvi dizer que nunca saiu nenhum DVD de Chico. Aí me falaram que a MTV tem uma gravação de um show mas nunca o lançou. Alguém sabe dessa história ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.