Coleção Grande Discoteca Brasileira do Estadão e Zero Hora


Por Tiago Rolim

Colecionador
Collector´s Room

Finalmente! Depois de anos sendo bombardeados com livros de receitas, DVD’s de filmes a muito já gastos pelo tempo, de filmes clássicos, ruins e de coleções de CD’s de música clássica repetidos de tempos em tempos, parece que os jornais e as gravadoras acordaram para o óbvio: música boa sempre vende, então porque não colocá-la a um preço justo e com bom acabamento gráfico e vender em bancas de revistas?


Depois de abrir as porteiras com a maravilhosa coleção de Chico Buarque lançada pela Editora Abril, eis que chega às bancas mais uma coleção de CD’s imperdível para os amantes da boa música, independente de rótulos ou preconceitos, a Grande Discoteca Brasileira lançada pelos jornais Estadão e Zero Hora.

São CDs semanais seguindo os mesmos moldes da coleção dedicada a Chico Buarque, só que, em vez de abordar um artista em particular, esta abre o leque e coloca na mesma fornada Novos Baianos, Zé Ramalho, Gilberto Gil, Alceu Valença, Cazuza, Paulinho da Viola e Blitz!

À primeira vista pode parecer que estão atirando em todas as direções para vender o máximo possível para diferentes públicos, mas se olharmos com mais afinco poderemos notar que ela segue uma linha evolutiva da música jovem no Brasil durante as décadas de 1960, 1970 e 1980. Aqui já pode ser feita a primeira crítica: porque excluir a década de 1990? Clássicos existem e em abundância. Talvez seja abordada em uma segunda fornada - assim espero.

Como disse, a série aborda as décadas onde a efervescência cultura jovem no Brasil estava em alta, motivada por questões políticas decorrentes da ditadura e de seus problemas correlatos. E já começa bem com o disco manifesto Trópicalia ou Panis et Circences (1968), um marco do novo jeito de se fazer música jovem no Brasil, deturpando a Jovem Guarda e a fazendo copular com ritmos tipicamente nacionais, como o forró e a seresta, além de tudo mais que surgisse na cabeça do maestro Rogério Duprat, o verdadeiro arquiteto sonora desta molecada que tinha como cabeças Gilberto Gil e Caetano Veloso.

E por aí vai a coleção, que tem ainda discos solo dos citados Gilberto Gil e Caetano Veloso como destaques, assim como o inigualável Clube da Esquina, Selvagem d'Os Paralamas do Sucesso e a maravilhosa estreia de Zé Ramalho, de 1978.

Mas seria injustiça não salientar que entre estes discos estão pelo menos três que são obras-primas que devem ser adquiridas a todo custo. São elas: Acabou Chorare (1972) dos Novos Baianos,
Fruto Proibido (1975) de Rita Lee e seu grupo pós Mutantes Tutti Frutti, e Secos & Molhados, de 1973.

Bem, toda iniciativa que privilegie a cultura nacional deve ser louvada, mas isso não a isenta de críticas. A forma como isso foi feito deve ser criticada sim, para que em futuros lançamentos se
sanem os mínimos detalhes negativos. Como, por exemplo, a embalagem do disco vir separada do livro. Isso dificulta sobremaneira o armazenamento da coleção, que diferentemente da de Chico Buarque não vai ter uma caixa para acomodar os discos. Um outro ponto negativo é o álbum que ilustra a obra de Chico Buarque ter sido lançado duas semanas depois do mesmo título pela coleção do próprio Chico lançada pela Abril. Poderia ter sido lançado outro disco do próprio Chico ou até mesmo de outro artista.

Mesmo com esses pontos negativos, esta é mais uma coleção que desde já se torna imperdível, pois alguns dos itens que estão incluídos nela se encontram fora de catálogo, como o já citado Fruto Proibido, Cavalo de Pau de Alceu Valença e Pérola Negra, a brilhante estreia de Luiz Melodia.

Confira abaixo a lista completa com os 25 títulos da coleção Grande Discoteca Brasileira:

Vários - Tropicália ou Panis et Circenses (1968)
Chico Buarque - Meus Caros Amigos (1976)
Cazuza - Ideologia (1988)
Milton Nascimento & Lô Borges - Clube da Esquina (1972)
Caetano Veloso - Cinema Transcendental (1979)
Os Novos Baianos - Acabou Chorare (1972)
Secos & Molhados - Secos & Molhados (1973)
Titãs - Cabeça Dinossauro (1986)
Jorge Ben - A Tábua de Esmeralda (1974)
Rita Lee & Tutti Frutti - Fruto Proibido (1975)
Gilberto Gil - Expresso 2222 (1972)
Lulu Santos - Tudo Azul (1984)
Os Mutantes - A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970)
Elis Regina - Falso Brilhante (1976)
Luiz Melodia - Pérola Negra (1973)
Djavan - A Voz, O Violão, A Música (1976)
Blitz - As Aventuras da Blitz (1982)
Gonzaguinha - Gonzaguinha da Vida (1979)
Os Paralamas do Sucesso - Selvagem? (1986)
Paulinho da Viola - A Dança da Solidão (1972)
Ivan Lins - Somos Todos Iguais Nesta Noite (1977)
João Bosco - Caça à Raposa (1975)
Alceu Valença - Cavalo de Pau (1982)
Gal Costa - Cantar (1974)
Zé Ramalho - Zé Ramalho (1978)

Comentários

  1. "Aqui já pode ser feita a primeira crítica: porque excluir a década de 1990? Clássicos existem e em abundância."

    Já que existem tantos, cite apenas 5 clássicos dos anos 90, por favor.

    Antônio

    ResponderExcluir
  2. Antônio, pra mim, os dois primeiros do Chico Science, algum do Mundo Livre, algum disco dos Raimundos, algum do Skank e algum da Cássia Eller já resolve, isso sem pensar muito.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    esse coleção dos jornais, assim como a da Abril, também tem uma caixa para acomodar os 25 volumes.

    O problema é que, até esse momento, a tal caixa só vai estar disponível para quem comprar os 25 cds de uma só vez, pelo tefone 0800 (pelo menos é o que diz o anúncio da coleção na ZH).

    Quem, assim como eu, está comprando semanalmente em bancas, lamentavelmente não terá acesso ao box.

    Tomara que mudem isso e diponibilizem o box nas bancas.

    abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Da década de 90 poderiam ter alguns sim e não seria possível deixar o disco dos Mamonas Assassinas de fora, mas dessa primeira década dos anos 2000 acho que poderíamos deixar passar. Se não teríamos que ver discos "clássicos" dos NXZeros e Restars da vida...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Vou aproveitar para pegar ao menos os discos da Rita Lee e dos Mutantes!

    Ótima iniciativa, assim como a da Folha em lançar coisas como os discos do Chico e também os de Jazz. Que venham mais!

    ResponderExcluir
  6. São vários os clássicos da década de 1990. Sem contar os que Ricardo disse, tem tb o 1º de Zeca Baleiro, o maravilhoso "Grande Encontro" ,de 1996, tem a estréia do Planet Hemp, que concordando ou não com a postura dos caras na époce, é um classico. O Rappa Mundi d'O Rappa tb pode ser incluido nessa.
    O problema é este século atual que realmente ta escaço de boa música.

    ResponderExcluir
  7. Tiago, esse aqui é o melhor disco lançado por um artista brasileiro em 2010:

    http://collectorsroom.blogspot.com/2010/10/sandalia-de-prata-samba-pesado-2010.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Realmente Ricardo, este disco é muito bom. vi seu cometário e fui no myspace sacar o som dos caras(como é fácil escutar música hoje em dia!!), e gostei muito, alías, este é um daqueles discos que vc gosta sem fazer força, ele flui fácil. Esta é a minha 1ª impressão. Este é o espirito curtir música sem barreiras, e é pelo seu comentário no inicio da sua resenha sobre este disco que eu insisto: escute os discos que eu te recomendei. Especialmente a estreia de 1979, tenho certeza que vc vai curtir e descobrir um novo mundo sonoro.

    ResponderExcluir
  9. Quem não é de São Paulo pode adquirir os livros por algum site ?E quanto vão custar os discos ? Quero pegar, pelo menos, o Tropicália e o Divina Comédia.

    ResponderExcluir
  10. Rocky; entre neste site: http://www.grandediscotecabrasileira.com.br/

    Lá tem todas as informações necessárias. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  11. Valeu pela ajuda Tiago.

    Quanto o Samba Pesado ser o melhor disco nacional do ano, eu discordo. Gostei mais do Música De Brinquedo, do PatoFu, que também é um disco daqueles que se desce fácil, bem leve e gostoso de se ouvir.

    Alguem aí concorda ?

    ResponderExcluir
  12. Os discos custam 14,90 cada, se não me engano.

    ResponderExcluir
  13. Rocky;
    em gênero, número e grau. Este, talvez, seja o melhor disco nacional do ano. O Samba Pesado é um lançamento, ou seja o 1º disco da banda, que mostrou potencial para lançar discos melhores com o tempo. Mas o Musica de Brinquedo é espetacular.

    ResponderExcluir
  14. Discordo absolutamente de que música boa sempre venda. Põe um Bitches Brew na banca pra ver o que acontece...

    ResponderExcluir
  15. Concordo com os comentários,faltou Chico science,Zeca baleiro,Chico César,nesta proposta e criterio.tropicalia/mutantes/blitz e Chico science ,seriam coerentes nisso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.