Discos Fundamentais: Wolfmother - Wolfmother (2005)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Vivemos em tempos estranhos. Ao contrário do que houve em décadas passadas, os anos 90 e 00 não nos deram um grande grupo que pudesse ser chamado de “o maior do mundo”. A década de sessenta foi dos Beatles. Nos anos setenta o Led Zeppelin reinou absoluto, e nos oitenta este trono foi dividido entre o U2 e o Guns N' Roses. Ou seja, há vinte anos não vemos um gigante dando passos fortes e decididos por aí.


O que isso gera? Gera um vácuo, um vazio, e que, na maioria das vezes, é preenchido momentaneamente por novos nomes superestimados. De Pearl Jam a Strokes, de White Stripes aos atuais Arcade Fire, o que não falta são grupos adorados pelos críticos, que não economizam elogios na hora de apontá-los como “the next big thing”. O problema é que, na quase totalidade das vezes, estas bandas se revelam capengas e aquém do que se espera. Seja por escolhas mercadológicas (Pearl Jam), seja por uma expectativa desmedida (Strokes), ou seja por excesso de exposição mesmo (White Stripes), o fato é que ninguém vem conseguindo esquentar o banco há um bom tempo.

Mas eis que, de uma hora para a outra, em 2005 publicações tão díspares como Rolling Stone e Kerrang começaram a encher a bola de três jovens australianos que atendem pelo nome de Wolfmother. Sem medo de errar, digo com todas as letras: Andrew Stockdale, Chris Ross e Myles Heskett formaram, naquela época, a banda em que eu depositei todas as minhas fichas, ilusões e esperanças de fã do bom e velho rock and roll. Com uma sonoridade que é a união da santíssima trindade do rock pesado (Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple), o Wolfmother lançou naquele ano esquisito um álbum que soa como se estivesse chegado ao mercado na primeira metade dos anos setenta. A estreia dos caras é marcado por riffs hipnóticos que se alternam pelas escolas de Tony Iommi e Jimmy Page, intercalados por momentos instrumentais onde a influência dos dois grupos, somados ao Deep Purple, tornam o som contagiante.


Longe de apenas ficar pagando tributo ao passado, o Wolfmother juntou estas influências na construção de um som único. A abertura do play, com Stockdale soltando a voz seguido por um riff que é puro Led Zeppelin II, já deixa o ouvinte com uma pulga atrás da orelha. Na sequência somos brindados com canções como “White Unicorn” e “Woman”, que nos apresentam o modo Wolfmother de encarar o rock. A parede sonora construída pelo grupo surpreende, na melhor tradição de power trios lendários como o Cream.

Quando os ouvidos já estão acostumados, somos levados de volta à época de Led Zeppelin II com “Where Eagles Have Been”, maravilhosa balada com direito até a órgão Hammond. Ainda que mantenha uma unidade, cada música revela pequenas surpresas, como o peso “sabbathico” de “Apple Tree”, o hard rock pra lá de clássico de “Colossal”, a jam que dá início a “Pyramid”, a sombra do Zeppelin em “Witchcraft” e “Tales”, a percusão que introduz “Love Train”.


Mas, no meio deste mar de ótimas composições, duas conseguem se sobressair mais que as outras. A primeira é a paulada “Joker & The Thief”. Se você nunca ouviu o som do Wolfmother, comece por esta. Todas as características que marcam a banda estão presentes aqui, mais evidentes do que nunca. Os riffs hipnóticos de guitarra, a bateria que soa como uma fusão entre os estilos de John Bonham e Bill Ward, o vocal gritado que ora parece Ozzy ora soa como Plant, as intervenções discretas de teclado que dão ainda mais brilho à música, a cozinha matadora. Tudo isso conspirando em favor da composição, como acontecia na época de ouro do hard rock, em grupos como os citados lá no início do texto e em outros como Grand Funk, Mountain, Rainbow e todas estas bandas clássicas que estão vindo a sua mente neste exato momento.


A outra é a linda balada “Mind´s Eyes”. Candidata fortíssima a melhor música dos últimos tempos, irá fazer um fã de rock, de hard rock, de classic rock (ou seja lá como você chama o estilo que a maioria das pessoas classifica singelamente como “sonzeira”) chegar as lágrimas. O sentimento, o lirismo, a emoção, são palpáveis em “Mind´s Eyes”. Com uma interpretação excelente, principalmente de Andrew Stockdale, é daquelas canções que surgem apenas quando todo o universo conspira a favor de alguma coisa. Duvida? Então vá direto para a faixa oito.

Resumindo, Wolfmother traz música de melhor qualidade do início ao fim. De todos aqueles aspirantes ao trono de maior banda do mundo surgidos na última década e meia, o Wolfmother foi o único que possuiu reais possibilidades de se transformar em um novo gigante. Pena que a banda tenha rachado em 2008 com a saída do baixista e tecladista Chris Ross e do baterista Myles Heskett. Andrew Stockdale reformulou o grupo com Ian Peres no baixo e teclado, Dave Atkins na bateria e Aidan Nemeth na segunda guitarra e lançou em 27 de outubro de 2009 o bom Cosmic Egg, mas daí o trem já tinha partido e os caras, até segunda ordem, perderam o bonde da história.

Se vivêssemos em um mundo justo o Wolfmother seria conhecido por qualquer pessoa. Como passamos nossos dias em uma realidade dominada por Simple Plans e Restarts, isso provavelmente não irá ocorrer.



Faixas:
1 Dimension 4:21
2 White Unicorn 5:04
3 Woman 2:56
4 Where Eagles Have Been 5:33
5 Apple Tree 3:30
6 Joker & the Thief 4:40
7 Colossal 5:04
8 Mind's Eye 4:54
9 Pyramid 4:28
10 Witchcraft 3:25
11 Tales 3:39
12 Love Train 3:03
13 Vagabond 3:50

Comentários

  1. Sem sombra de dúvidas, o melhor disco do século XXI. E vai ser difícil ser superado...

    Além das duas músicas citadas, tenho de destacar "Dimension", que me apresentou à banda e ao seu maravilhoso som. "Cosmig Egg" pode até ser bom, mas não chega nem perto desse discaço.

    Parabéns por mais um belo texto, Cadão!

    ResponderExcluir
  2. A nova geração esperta está percebendo que a década de 70 é insuperável e que não vale a pena tentar inventar algo novo ou seguir tendências, pois já esta tudo feito, e por isso estão voltando no tempo; e para fãs do bom e velho Rock And Roll não há idéia melhor que essa!

    --

    Luciano

    ResponderExcluir
  3. A nova geração esperta está percebendo que a década de 70 é insuperável e que não vale a pena tentar inventar algo novo ou seguir tendências, pois já esta tudo feito, e por isso estão voltando no tempo; para fãs do bom e velho Rock And Roll não há idéia melhor que essa!

    --

    Luciano

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe onde posso comprar esse cd, sem contar na Amazon?
    Estou a procura desse álbum já há um tempo e não consigo encontrá-lo.
    Por favor ajudem!!!

    ResponderExcluir
  5. Se alguém souber dizer alguma boa loja de cds no Rio de Janeiro também ajudaria.

    ResponderExcluir
  6. Alguem aqui já ouviu o The Raconteurs? Acho muito melhor e criativo que o Wolfmother.

    ResponderExcluir
  7. Christiano, gosto de Racounters também, acho uma banda muito boa, mas esse primeiro disco do Wolfmother é superior a tudo o que eles já gravaram.

    ResponderExcluir
  8. Ok, gosto é gosto mesmo..rsrsrs
    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Vitor, tem a Halley (Flamengo), Renaissance (Cinelândia) e a Tracks (Gávea), com material relacionado a isso, mas muito mais focado em antigueira. Agora, neles vc consegue encomendar fácil esse material.
    Esse é um disco que ainda vou ter na minha prateleira, não quero nem ouvir antes só pra ter o impacto da primeira audição!
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  10. Vou dar uma baixada pra dar uma conferida, mas discordo da resenha no tocante ao "reinado absoluto" do Led. Tenho muito respeito aos caras e é uma das minhas bandas de cabeceira, mas daí dizer que são os maiores da sua época é outra conversa... o que cai no meu conceito o Led são as inúmeras composições surrupiadas e q não dão os devidos créditos...Nesse sentido dou mais importância ao Sabbath

    ResponderExcluir
  11. É um álbum incrível, quando eu o ouvi quase caí de costas! Um som arrepiante. Sem dúvidas foi a banda mais incrível do novo século e, dificilmente alguém fará melhor que isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.