Rigotto's Room: Paul McCartney, um Wing entre nós


Maurício Rigotto

Colecionador
Collector´s Room

Finalmente no próximo domingo irei assistir a um dos shows mais esperados de toda a minha vida: Paul McCartney. Em minha juventude, não consegui ingressos e desperdicei as oportunidades em 1990 e 1993, quando o ex-líder dos Wings se apresentou na América do Sul. Meus cabelos ficaram brancos enquanto eu aguardava por uma nova chance.


Eis que há dois meses, mais precisamente na manhã do dia oito de setembro, estava em Buenos Aires e após o café matinal oferecido pelo hotel, fui ler o matutino La Nacion e lá estava a estupefante notícia: “Paul McCartney fará shows na Argentina em novembro.” A euforia imediatamente tomou conta de mim, embora logo a seguir passei a raciocinar como São Tomé, aquele que precisou ver para crer, calejado devido a várias experiências anteriores em que me empolguei com concertos que acabaram por não se concretizar, pois não passavam de boatos infundados plantados na imprensa. A razão principal de minha desconfiança foi o fato de que um show dessa magnitude usualmente é programado com meses de antecedência, portanto causou-me estranheza que o jornal anunciasse que Paul estaria se apresentando em nosso continente dentro de apenas dois meses.

Felizmente nos próximos dias a notícia se confirmou. Datas foram anunciadas oficialmente no site do artista e eu realmente iria ver para crer. A notícia não poderia ser melhor, pois além de São Paulo, Porto Alegre seria a única outra cidade brasileira a receber o espetáculo. Restava agora conseguir um dos disputadíssimos ingressos, que se esgotaram poucas horas após serem disponibilizados para a venda. Com o ingresso na mão, resta apenas controlar a ansiedade e aguardar pacientemente pelo tão esperado dia.

A vinda de Paul McCartney provocou uma verdadeira comoção entre os fãs da maior banda de rock que já existiu. Milhares de pessoas aguardam, tão ansiosos quanto eu, o momento de assistir ao show do ex-Beatle. Acredito que uma considerável parcela desse público apenas conheça a obra dos Beatles. Muitos não possuem sequer um disco solo de Paul McCartney, e outros jamais ouviram falar nos Wings, a banda que Paul liderou nos anos setenta.

Entretanto, a carreira pós-Beatles de Paul McCartney já persiste por quarenta anos. Vamos imaginar que os Beatles nunca tivessem existido e que a trajetória de Paul tenha se iniciado com seu primeiro álbum solo. Será que Paul McCartney seria hoje ovacionado como um dos maiores músicos que o rock já produziu? Será que a grandiosidade de sua obra não torna o termo “ex-Beatle” pequeno, mesmo se tratando dos Beatles, a melhor banda que já houve?


Vamos ao exercício imaginativo: Paul McCartney, um desconhecido músico inglês, lança em 1970 o seu primeiro álbum, o qual gravou sozinho, sem o auxílio de banda, técnicos ou engenheiros, todos os instrumentos. Paul compôs todas as canções e tocou violão, guitarra, contrabaixo, piano, bateria, percussão, órgãos Hammond e Moog, maracas, bongôs, xilofone e mellotron. Entre as canções, figuram obras-primas como “Maybe I’m Amazed” e “Teddy Boy”, essa última recusada por sua antiga banda, que estamos agora a imaginar que nunca tenha existido. O álbum recebeu o singelo título McCartney.


No ano seguinte, Paul lança o excelente Ram, desta vez com uma banda de acompanhamento. Em 1972, com a entrada do ex-guitarrista do Moody Blues, Denny Laine, Paul cria a banda Wings, grava rapidamente o álbum Wild Life e pela primeira vez cai na estrada para uma maratona de shows.


O ano de 1973 consolida os Wings como uma das maiores bandas do mundo. Em um curto espaço de tempo, o grupo lança os álbuns Red Rose Speedway e Band on the Run, um dos melhores discos de toda a trajetória de Paul McCartney; além do single de grande sucesso “Live and Let Die”, incluído na trilha sonora de um filme do espião James Bond.


Mesmo com mudanças na formação, os Wings seguiram lançando grandes discos como Venus and Mars (1975); Wings at the Speed of Sound (1976); Wings Over America (triplo ao vivo, 1976) e London Town (1978).


O canto do cisne dos Wings acontece em 1979 com o álbum Back to the Egg, que traz canções marcantes como “Getting Closer” e duas músicas interpretadas por uma “rockestra” formada por membros das maiores bandas do mundo na época. No final daquele fatídico ano, quando os Wings chegavam ao Japão para uma série de dez shows, Paul McCartney foi preso no aeroporto portando 219 gramas de maconha e haxixe em sua bagagem. Os shows foram cancelados e a banda se dissolveu após o episódio.


Os anos oitenta iniciaram com Paul McCartney retornando a carreira solo. Exatamente uma década após o lançamento do álbum McCartney, Paul volta a gravar um disco sozinho, em que toca todos os instrumentos. O álbum McCartney II não agrada tanto quanto o de dez anos atrás, devido ao excesso de experimentalismo. A de se levar em conta que o disco a princípio nem tinha a pretensão de ser lançado. Mesmo assim, a faixa “Coming Up” se tornou um de seus maiores sucessos até hoje.


Nos próximos anos Paul McCartney lançou álbuns íntegros, mas não tão inspirados. Em Tug of War (1982) fez duetos com Carl Perkins e Stevie Wonder. Pipes of Piece (1983) marca as parcerias de Paul com o rei do pop Michael Jackson. Give My Regards to Broad Street (1984) é a trilha de seu filme homônimo, onde Paul apresenta novas músicas e revisita clássicos de sua carreira. O pop experimental de Press to Play (1986) também não foi bem digerido pelo público, e Paul somente reencontraria os louros de outrora três anos depois, com o ótimo Flowers in the Dirt. O sucesso das músicas “This One”, “My Brave Face” e “Figure Of Eight” impulsionou a turnê mundial Get Back World Tour, a primeira de Paul desde a separação dos Wings.


Em 1993 lança Off the Ground. O grande sucesso do disco é a faixa “Hope of Deliverance”, curiosamente uma canção que foge aos padrões “McCartianos”, onde ritmos latinos e violões flamenco se unem a uma letra inspirada em Bob Marley. A turnê New World Tour lotou estádios pelo mundo todo e foi registrada no álbum duplo Paul is Live (1994).



Paul McCartney surpreende o mundo em 1997 com o lançamento de Flaming Pie, um dos discos mais geniais e inspirados de toda a sua carreira. Dois anos depois, Paul dá uma guinada e volta às raízes. Monta uma banda com David Gilmour (Pink Floyd), Mick Green (Johnny Kidd & The Pirates) e Ian Paice (Deep Purple) e grava Run Devil Run, um álbum composto por clássicos do rock’n’roll e quatro composições inéditas. Com essa formação, Paul toca no lendário Cavern Club em Liverpool, sua terra natal.



Na última década Paul McCartney seguiu lançando grandes álbuns como Driving Rain (2001), Chaos and Creation in the Backyard (2005) e Memory Almost Full (2007); formou um duo eletrônico chamado The Firemen e lançou vários DVDs registrando suas bem sucedidas turnês mundiais e shows específicos, como na Praça Vermelha na Rússia ou em New York City.

Portanto, concluo que Paul McCartney é hoje o maior músico criador de harmonias e melodias que o rock já produziu, independente de ter sido integrante nos anos sessenta da maior banda da história, mesmo que esse período tenha sido o mais importante e criativo de sua extensa carreira.

A sua nova turnê, chamada Up and Coming Tour, está a todo vapor. Que chegue logo o domingo.


Comentários

  1. Que post fantástico. Aliás, parabéns pelo trabalho em geral aqui no blog.

    Eu sou o Eduardo, admin do blog Minuto HM (www.minutohm.com). Curto muito o blog de vocês, devidamente "linkado" no Minuto HM em "blood brothers do Minuto HM".

    Também embarco para Porto Alegre no domingo para o show. Verei os 3 shows brasileiros, somando-se a minha primeira oportunidade, em 1993. Será demais, tenho certeza!! E, por lá, tentarei postar ao-vivo todo o clima pré-show...

    Novamente, parabéns.

    [ ] ' s,

    Eduardo.
    Minuto HM
    www.minutohm,com
    www.twitter.com/minutohm

    ResponderExcluir
  2. Demais as considerações. Mesmo se não houvesse sido um beatle, Macca continuaria sendo o cara!
    Desafortunadamente não poderei ir aos shows... argh! Mas espero aquela cobertura esperta da Collector's.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.