Bomba: Judas Priest anuncia última tour da sua longa carreira!


Por João Renato Alves
Jornalista e Colecionador
Collector´s Room

Após 40 anos, o Judas Priest, uma das bandas mais influentes de todos os tempos, anuncia sua turnê final!

A Epitaph Tour chegará às maiores cidades do mundo mostrando as músicas que ajudaram a banda a se transformar em sinônimo de heavy metal. Os fãs terão sua última chance de testemunhar a experiência definitiva do metal que é o Judas Priest!

A excursão começará na Europa. As seguintes datas estão confirmadas:

Jun 09 - Sweden Rock Festival, Sölvesborg, Sweden
Jun 11 - Sauna Open Air, Finland
Jun 17 - Copenhell Festival, Copenhagen, Denmark
Jun 19 - Hellfest, Nantes, France
Jun 22 - Gods of Metal Festival, Milan, Italy
Jun 25 - Graspop Metal Meeting, Dessel, Belgium
Jul 23 - High Voltage Festival, London, UK
Aug 05 - Wacken Open Air, Wacken, Germany

Comentários

  1. Começou o Final Countdown dos dias de ouro do Heavy Metal. Nossos idolos maiores estao envelhencendo, aqueles que colocaram o estilo no topo e que sao lembrados quando se fala em Heavy Metal.

    Em breve, outros pioneiros serao perdidos, como Dio, ou pendurarao as guitarras. Em seguida, os primeiros seguidores, como o Iron Maiden, que elevaram ainda mais o nome do estilo. E entao, a ultima leva que realmente surgiu do underground e atingiu o mainstream, as bandas de Hard Rock e Thrash Metal dos anos 80. Metallica, Slayer, Megadeth, Motley Crue, Poison, Def Leppard. Todos com idade, no minimo, entre 50 e 60 anos.

    E daqui a 10 anos, quem representará o estilo na grande mídia. Quem serão os headliners dos futuros festivais? Nenhuma das bandas surgidas nos anos 90 e 2000 conseguiu chegar ao nivel das surgidas nos 70 e 80. Muitas alcaram o sucesso, como Hammerfall, Dimmu Borgir, etc. Mas nenhuma na escala do Priest, Maiden, Metallica ou Megadeth.

    Quem vai carregar a tocha? Ou o metal vai voltar para o underground definitivamente?

    ResponderExcluir
  2. Esse discurso de que um estilo não tem representantes nos dias atuais é furado. É claro que temos mais afininidade com as bandas que estão em nosso formação musical como ouvintes, mas falar que o heavy metal não tem grupos atuais que "honrem" o seu passado é exagero.

    Rotting Christ, Nevermore, Mastodon, Kamelot e mais um bocado de bandas estão aí a mil por hora lançando ótimos discos.

    E o que está acontecendo com o metal já aconteceu com praticamente todos os outros gêneros musicais, e nenhum deles acabou.

    Então, devagar com o andor que não estamos próximos do fim de nada ...

    E se era para o Judas Priest ficar na ativa e lançar outro álbum como o chatíssimo e pretencioso Nostradamus, era melhor acabar mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    Nao falei que o estilo vai acabar, mas que num futuro proximo, vai perder muito da sua representatividade por perder as bandas que praticamente apresentaram o heavy metal a 90% dos fãs do estilo. Voce conhece alguem que comecou a ouvir metal por causa do Nevermore, ou do Rotting Christ?

    Boas bandas no underground sempre vao existir. Mas quem vai representar o heavy metal no Rock In Rio? Qual show vai lotar o Morumbi?

    Eu acho que num futuro proximo o heavy metal vai ser muito mais underground do que hoje por causa disso, porque nenhuma banda explodiu na grande midia como o Metallica, o Megadeth... Ja achei que bandas como o Iced Earth e o Blind Guardian, no fim dos anos 90, poderiam ter chegado lá. Mas nao aconteceu.

    O Mastodon gerou um interesse maior do que o normal, principalmente com o ultimo disco, tendo materias em revistas que nem de música sao. Mas será que eles conseguirao chegar ao nivel que o Priest e o Maiden tiveram nos anos 80, e que o Metallica tem hoje em dia? Temos que esperar para ver, mas eu acho bastante improvavel...

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, não acho que o metal vai ficar mais ou menos underground. Acho que as coisas vão mudando e evoluindo e se transformando, e naturalmente vão sendo substituídas por outras referências.

    É claro que os monstros sagrados, os ícones de cada gênero, permanecem e nunca se apagam, mas a vida e o estilo que eles representam seguem sem eles.

    Miles Davis no jazz, Beatles no rock, Led Zeppelin no hard rock, Muddy Waters no blues. Só para citar alguns ícones que já não estão na ativa há décadas, mas os gêneros dos quais são referência seguiram - e continuarão seguindo - em frente. E, naturalmente, novas referências surgirão.

    A vida, e as coisas, funcionam assim.

    ResponderExcluir
  5. Só acho uma coisa chata o Judas acabar porque a banda, apesar da idade, teve muito mais pontos altos que baixos, e não vive de seu glorioso passado, sempre lançando bons CDs.
    Fico triste porque Maiden, Ozzy e Metallica é que deveriam fazer isso, pois estes acabaram faz tempo...

    ResponderExcluir
  6. Marcos, acho o Nostradamus um disco terível. Aliás, pra mim o último disco do Judas que vale a pena é o Painkiller, ao contrário de Iron Maiden, Metallica e Ozzy, que lançaram respectivamente The Final Frontier, Death Magnetic e Scream, discos que olham para a frente e mostram inovação, motivos que, provavelmente, fazem você não curtir esses discos, já que não tem nada a ver com os LPs da fase "clássica" dessas bandas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Marcos

    "Iron Maiden está mal das pernas"
    Eu acho que todas as bandas de heavy metal gostariam de estar mal das pernas como eles então. Não gostar do direcionamento musical atual deles é uma coisa, agora negar que essa nova fase vêm conseguindo renovar seus fãs é cegueira. E não só renovar como manter a base de fãs de longa data.
    è muito interessante como algumas "verdades" são determinadas no mundo do metal que é extremamente cheia de pré-conceitos. Existem aqueles que falam que o Iron MAiden faz a mesma coisa, existe outros que falam que eles mudaram e não honram as raízes...Cacete!!! será que cada um escuta uma música diferente daquela mesma que eu escuto? Só pode ser isso. Para alguns o vermelho deve ser verde, mas se convencionou a chamar de vermelho...
    Repito...pode-se gostar ou não dos últimos discos...Isso é de cada um, mas não podemos negar que o Iron Maiden é ainda a banda mais importante do heavy metal mundial...

    ResponderExcluir
  8. Duas coisas:

    1) Considerando setlists de turnês recentes, nota-se que o Judas Priest vive muito mais de passado que o Iron Maiden, por exemplo. Enquanto Steve Harris e companhia montam repertórios baseados nos discos atuais com um punhado de clássicos, o Priest na tour de Nostradamus colocou apenas duas músicas novas e no mais, só antigas. Depois, fez nova excursão tocando o British Steel na íntegra. Não vive do passado? E não estou criticando, porque eu acho muito legal ir num show deles e escutar a velharia.

    2) Assim como Iron, Ozzy e Metallica, o Priest mudou substancialmente sua sonoridade em vários momentos da carreira. Basta ouvir na seqüência o Rocka Rolla, Sin After Sin, Screaming For Vengeance, Turbo, Painkiller, Jugulator e Nostradamus, citando apenas pontos cruciais. São discos com várias diferenças entre si.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.