Dorsal Atlântica - Terrorism Alive (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room


Cotação: ****


Uma das bandas mais importantes e influentes do heavy metal brasileiro, peça fundamental no desenvolvimento e na consolidação da música pesada no Brasil, o Dorsal Atlântica retorna às lojas com o relançamento do álbum ao vivo Terrorism Alive, lançado originalmente em 1999. O disco foi relançado pela Shinigami Records em um elogiável trabalho de resgate de um registro histórico do metal nacional, já que Terrorism Alive é o único álbum ao vivo lançado pelo Dorsal em toda a sua carreira.

Terrorism Alive foi gravado em Fortaleza em 18 de setembro de 1998 durante a turnê do disco Straight (1997). Na época a banda era formada por Carlos Lopes (vocal e guitarra), Alexandre Farias (baixo) e Guga (bateria). A qualidade de gravação é muito boa, e realça o poderio que o trio sempre teve no palco.

Contando com vinte faixas – sendo que as duas últimas, “Extreme Conditions” e “Carniceria”, são bonus tracks -, Terrorism Alive atesta o quanto o Dorsal faz falta para a cena metálica brasileira atual. Extremamente inovador e inquieto, o grupo liderado pelo outrora Carlos Vândalo foi peça essencial para o heavy metal nacional. Sua discografia está repleta de álbuns antológicos e que ainda soam atuais, como é o caso de Dividir e Conquistar (1988), Searching for the Light (1990), Musical Guide from Stellium (1992) e Alea Jacta Est (1994), isso sem falar nos históricos e obrigatórios Antes do Fim (1986) – regravado e relançado em 2005 com o título Antes do Fim, Depois do Fim (2005) – e Ultimatum (1985), split gravado ao lado do Metalmorphose.

Terrorism Alive traz músicas de toda a carreira da banda, em um apanhado geral que mostra o quanto o Dorsal transitou com absoluta naturalidade pela riqueza musical natural do heavy metal. O tracklist varia entre faixas cantadas em inglês e outras em português, todas executadas com enormes doses de energia e tesão pelo grupo.

Essa nova versão traz uma característica importante em relação ao disco original: a capa do relançamento da Shinigami é diferente da versão de 1999, tornando o item ainda mais atrativo aos colecionadores. Merece destaque também o emocionante texto do encarte, escrito por Sebastião de Oliveira, narrando tudo o que aconteceu na data do show.

Seja você um simples apreciador ou um grande colecionador de heavy metal, aproveite esse relançamento de Terrorism Alive e adquira agora mesmo, neste instante, uma cópia do disco. Você não vai se arrepender, e poderá mostrar para seus filhos e netos como soava, em seu território natural e de forma bruta, uma das bandas responsáveis por jogar ao solo as sementes que floresceram fortes, férteis e donas de uma beleza ofuscante, tornando o Brasil não só um dos maiores mercados para a música pesada no mundo, mas também um dos maiores celeiros de bandas do gênero em todo o planeta.


Faixas:
1.Sign of the Times
2.God´s Complex
3.Rapist
4.Who the Fuck Do You Think You Are
5.Dor
6.All the Women (I´ve Loved)
7.Black Mud
8.Velhice
9.Vitória
10.The Ones Left Screaming
11.H.I.V.
12.Madness
13.Blood Pact
14.Caçador da Noite
15.Thy Kingdom Come
16.Take Time
17.Tortura
18.Guerrilha

Bonus tracks:
19.Extreme Conditions
20.Carniceria

Comentários

  1. Este disco é demais mesmo. A gravação é um pouco ruim, mas este é o espirito do Dorsal!!!!!!!! Podreira clássica. Pela lista de músicas apresentadas, sai na vantagem, pois tenho a versão original que vem com o debut "Ultimatum" de bônus.

    ResponderExcluir
  2. Em Cd Ricardo. Comprei na época do lançamento mesmo. Inclusive vem a capa do split na parte de trás do CD. Quando vi esta versão p vender esta foi a 1ª coisa que notei. Alias, vc conheçe o Straitgh? Este é o último disco de inéditas do Dorsal e é maravilhoso! Se não conheçe, compre! Simples assim :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.