Marcos De Ros e Éder Bergozza – Peças de Bravura (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room


Cotação: ***1/2


Marcos De Ros é um dos melhores guitarristas do Brasil. Basta ouvir seus discos solo ou os álbuns que gravou ao lado do Akashic para perceber, facilmente, isso.

Peças de Bravura torna a classe e o talento de De Ros ainda mais evidentes. Acompanhado pelo pianista Éder Bergozza, o guitarrista concebeu um álbum totalmente diferente de tudo o que já gravou anteriormente. A ideia de De Ros era gravar um disco de choro, e o que se ouve em Peças de Bravura, ainda que passe realmente pelo choro, não se limita somente a ele, inserindo elementos de música clássica e jazz na mistura.

A interação e o diálogo entre a guitarra de Marcos De Ros e o piano de Éder Bergozza é o principal destaque do trabalho. Equilibrando-se em momentos onde cada um dos instrumentos é protagonista, os dois músicos, donos de grande técnica, se alternam no primeiro plano. Por ser o idealizador de todo o projeto De Ros acaba tendo mais momentos de brilho solo, mas Bergozza não fica atrás, como fica claro no improviso que faz em “Ponteio Marciano”

Há grandes faixas em Peças de Bravura. “A Vingança do Seu Madruga”, a arrepiante “Inverno de 2009”, “The Little Tramp”, “Milonga de Fúria”, “Marcha Turca Brasileira”, “Paganiniana” e a já citada “Ponteio Marciano” se destacam em um projeto belo por natureza e que irá cair como uma luva em quem gosta de música bem tocada, independente de estilo.

O pacote vem com CD e DVD. A diferença entre ambos é que o CD conta, além da guitarra de Marcos de Ros e do piano de Éder Bergozza, com a inclusão de uma bem-vinda percussão, que preenche melhor as faixas e dá um certo tempero latino para as composições. Em relação ao DVD, a edição é muito ruim, passando a impressão de que o editor que fez o trabalho pegou todos os efeitos disponíveis e jogou no vídeo. O resultado é uma edição que muitas vezes fica sem sentido, com efeitos batidos e ultrapassados, além do que, no caso de um DVD que prima pela técnica dos músicos, seria interessante que quem o assistisse pudesse ver com uma maior riqueza de detalhes a execução dos instrumentos.

Independente disso, Peças de Bravura é um trabalho diferenciado, que irá cativar de imediato quem gosta de boa música.

Faixas:
1. A Vinganca do Seu Madruga
2. Que Venga el Toro
3. Corrida de Calango
4. Inverno de 2009
5. Capricho Infernal
6. Danca da Lagartixa
7. O Vento Encanado
8. The Little Tramp
9. Milonga de Fúria
10. Dona Rú (Chorinho de Maira)
11. Os Cacadores de Saci
12. Marcha Turca Brasileira
13. Paganiniana
14. Portobello
15. Senta a Pua
16. Palhacada tem Hora (E a Hora é Essa)
17. Ponteio Marciano

Comentários

  1. Parece ser muito bom, vou correr atrás. E convenhamos que "A Vingança do Seu Madruga" é um título sensacional,ehehe.

    ResponderExcluir
  2. Lucas, o disco é muito bom, vale a audição. Sem dúvida, um trabalho diferenciado na música brasileira.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.