Roadie Crew e poeira Zine juntas em novo projeto: Roadie Crew Classic Series!


Por Radamés Junqueira
Colecionador
poeira Zine

Chega às bancas de todo o Brasil agora em dezembro uma edição especial da revista Roadie Crew, lançada dentro da mais nova série criada pela publicação: Classic Series. O intuito é disponibilizar edições especiais abrangendo temas específicos do mundo do classic rock e do heavy metal, num formato ainda inédito no Brasil. Para a missão, a revista, que é a maior e mais conceituada publicação de rock pesado da América Latina contou com a parceria do jornalista Bento Araújo, editor da revista poeira Zine.

Tudo começou quando eu encontrei o Claudio Vicentin, um dos editores da Roadie Crew, na coletiva de imprensa do Queen + Paul Rodgers, no final de 2008. Sou colaborador da Roadie Crew há seis anos e estudei com o Claudio na faculdade, então nos conhecemos há bastante tempo. Montei um projeto de uma edição especial baseada no ano de 1980 e mostrei ao Claudio e ao Airton Diniz, daí começamos a colocar o lance em prática, com calma e com os pés no chão”, conta Bento.

A edição segue o mesmo padrão gráfico de uma edição tradicional da Roadie Crew, mas traz um tema central, o ano de 1980, talvez o mais importante ano do heavy metal, como conta Bento: “Foi nesse ano que o metal, e o rock em geral, voltaram ao topo, com grupos como o Black Sabbath, Judas Priest, Queen, AC/DC, Whitesnake, Saxon, Van Halen e Motörhead lançando alguns de seus trabalhos definitivos, e também com outros tantos lançando suas estreias, como o Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Def Leppard, MSG, Dead Kennedys, etc. Além disso, em 1980 o Led Zeppelin se despediu do mundo do rock após a morte de John Bonham e o Pink Floyd levou seu ambicioso The Wall para a estrada. Tivemos também a morte de Bon Scott, John Lennon e Ian Curtis, entre outros, portanto tem muita história pra relembrar desse ano histórico para a música”.

Os principais discos lançados há trinta anos também mereceram destaque nesse especial, segundo Bento: “Estamos apresentando nada menos do que os 80 melhores álbuns lançados em 1980. Então tem desde gigantes como AC/DC, Rush, Queen e Yes, até Max Webster, Vardis, Blackfoot, Angel Witch, Atomic Rooster e Budgie. Outros destaques são os doze meses de 1980 passados a limpo, mês a mês, com os principais acontecimentos do ano”.

O formato desse especial da Roadie Crew também impressiona: “Além dos textos, cuidei também da arte gráfica dessa edição, então fiz questão de trazer novidades para o mercado editorial brasileiro. Esse formato de edição especial envolvendo um tema central é bastante usado na Europa, mas ainda inédito por aqui. É algo diferente, que tenho certeza que vai causar um impacto no público que adora ler sobre rock. A capa, por exemplo, foi um grande barato de se fazer, e foi baseada em alguns dos grandes álbuns daquele ano”, diz Bento Araújo, empolgado, que encerra: “É uma grande honra realizar esse projeto ao lado da Roadie Crew. Espero que os leitores da poeira Zine também curtam essa minha nova aventura. Como Ozzy diz: let’s go fuckin’ crazy!”

Essa edição especial estará disponível nas bancas de todo o país a partir de 20/12.

Comentários

  1. Estou na expectativa por essa edição, pois tinham prometido para novembro, depois adiaram...

    E, sendo feita pelo Bento Araújo, já é garantia de coisa boa...

    ResponderExcluir
  2. Mica, pode ficar tranquilo, porque ela já saiu. Se não quiser ficar aguardando chegar nas bancas, pode encomendar pelo link que coloquei no post.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Aí sim eu acho que a coisa rola legal. Não por birra com o heavy metal, mas eu andava percebendo a PZ entrando muito nesse terreno e se trombando com a proposta da Roadie Crew e de outras que já existiram. Eu acho que a PZ ocupa um espaço muito específico e preenche uma imensa lacuna no mercado de música brasileiro, ao tratar por exemplo de jazz-rock, de rock psicodélico, de rock progressivo, etc. Coisa que mal nos anos 70 existiu no Brasil, nem em zines. Para o metal, já existe mais espaço editorial até no underground (sem levar a qualidade em conta). Então, ele juntando seu conhecimento e gosto tb pelos anos 80 no metal em uma revista em que essa proposta está inserida, aí fica realmente um prato cheio.
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.