Thrudvangar - Durch Blut und Eis (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

Banda black metal com temática viking, o Thrudvangar tem seu quarto disco, Durch Blut Und Eis, lançado no Brasil pela Paranoid Records – aliás, parabéns ao selo, que tem colocado grandes álbuns em nosso mercado. Formada em 1998 na Alemanha, conta atualmente com Matze (vocal), Christian (guitarra), Kanne (guitarra), Andreas (teclado), Günther (baixo) e Torsten (bateria).

Durch Blut Un Eis é um álbum conceitual sobre o lendário viking norueguês Erik “The Red” Thorvaldson, fundador do primeiro assentamento europeu na gélida Groenlândia. A alcunha “The Red” surgiu devivo à cor de seu cabelo, ruivo como o entardecer. No ano 982 Erik foi exilado por assassinar dois homens, e por três anos navegou pelos mares, encontrando assim a terra que batizou como Greenland. Em 986, partiu da Islândia comandando uma nau com mais de vinte barcos e 500 tripulantes, desembarcando na Groenlândia e colonizando o lugar. Seu filho, Leif Ericsson, foi um dos primeiros navegantes europeus a chegar no continente que hoje conhecemos como América do Norte.

Uma história tão rica como essa só poderia gerar um ótimo disco, e é exatamente isso que Durch Blut Un Eis é. O álbum mostra uma clara evolução em relação aos trabalhos anteriores, revelando a maturidade da banda. Estilisticamente, o som dos caras pode ser classificado no que se convencionou chamar de pagan metal, mas percebe-se claramente a presença de características de black metal.

As composições são bem construídas, equilibrando com maestria trechos mais agressivos com outros mais calmos, inclusive com a inclusão de instrumentos acústicos. O tracklist é bastante linear, sem destaques individuais, mas com uma força coletiva que faz a audição do álbum uma experiência sensorial única.

Vale o play!


Faixas:
1 Intro 2:02
2 Thorvald's Tod 5:56
3 Thodhild's Gunst 6:30
4 Habichtstal 4:34
5 Leif: Der Gewalten Gabe 5:57
6 Holmgang 4:23
7 Lüge, Verrat und Meineid 5:24
8 Ochseninsel 6:02
9 Der Schwerter Klingen 4:15
10 Thornesthing 5:39
11 Überfahrt 5:42
12 Am Ende eines Fjords 5:35
13 Sein letzter Ritt 3:24

Comentários

  1. Por sangue e gelo...

    Eu simplesmente adoro músicas em outros idiomas. O inglês já e uma coisa batida, a maioria das bandas cantam em inglês, é muito diferente quando se ouve algum som em outras linguas, seja ela espanhol, alemão...eu falo alemão e sempre que tenho oportunidade ( e boas sugestões )ouço, até mesmo para me aprimorar. Ainda não ouvi este cd, mas pelo resumo, vale a pena. Certa vez comprei um cd do Emerald e muita gente disse que eu ia me arrepender, mas não me arrependi não, muito pelo contrário, muito bom, quem não ouviu, deveria, pelo ao menos uma ou duas músicas vai curtir.
    Quem também não ouviu, mas vai curtir é Storm - Nordavind...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.